Spirit Yachts apresenta projeto de barco “voador”

Projeto criado em conjunto com a BAR Technologies terá visual clássico, motor elétrico e navegará por meio de sistema de hidrofoil, reduzindo consumo de energia




Spirit Yachts apresenta projeto de barco “voador”

O estaleiro Spirit Yachts, líder mundial em design e construção de barcos modernos com aparência clássica, e a BAR Technologies, uma consultoria inovadora de engenharia marítima voltada ao desenvolvimento de soluções por meio de simulação computacional, ambos estabelecidos na Inglaterra, firmaram parceria para produzir uma embarcação de 35 pés (10,6 m), com propulsão 100% elétrica, que se deslocará “sobrevoando” a superfície da água por meio de um sistema conhecido como hidrofoil, que combina quilhas e asas submersas.

O projeto pretende demonstrar a eficiência e a sustentabilidade de alta tecnologia da BAR, ao mesmo tempo em que apresenta estética vintage e atraente, e é destinado aos amantes da vida sobre as águas que avaliam, cada vez mais, as possibilidades sustentáveis de suas futuras aquisições, à medida que a tecnologia das baterias elétricas amadurece e os sistemas de propulsão silenciosos e eficientes se tornam mais acessíveis.

Visual clássico é característico dos projetos da Spirit Yachts

O Spirit Yachts será responsável pelo estilo do novo projeto, para garantir um visual distinto e clássico, inspirado nas embarcações de recreio típicas da primeira metade do século passado.

Por sua vez, a BAR trará sua experiência em simulação e de design para fornecer um perfil ideal de casco abaixo da linha d’água, usando a tecnologia de foil, para minimizar o contato do barco com a água e melhorar o conforto a bordo e a eficiência energética.

Projeto da Bar Technologies desenvovido para a America´s Cup

Dessa forma, os avanços da tecnologia hidrofoil do circuito de regatas da Copa América passam a abrir as portas para inovações sustentáveis a outras categorias de embarcações, reduzindo significativamente o consumo de energia dos futuros projetos náuticos.

Capacidade do barco poderá ser convertida rapidamente de seis para dois ocupantes

O modelo do foiler anunciado pela parceria tem seis assentos na configuração de cockpit aberto, podendo ser convertido rapidamente em uma versão de dois lugares para extrair o máximo desempenho.

Modelo decolará a 26 km/h e poderá atingir velocidade superior a 55 km/h

A BAR projetará e gerenciará o sistema de propulsão elétrico da embarcação, que prevê o alcance de até 160 milhas náuticas – cerca de 185 quilômetros – e cinco horas de flutuação, após o carregamento completo das baterias na marina.

A embarcação vai “decolar” a 14 nós (26 km/h) e, uma vez suspensa, terá velocidade de cruzeiro de 22 nós (40,7 km/h), com máxima de 30 nós (55,5 km/h).

Spirit Yachts Bar Electric Foiling Boat

Segundo o estaleiro britânico, reduzir o consumo de energia através de plataformas de embarcações sustentáveis é a chave para as próximas gerações de seus iates atemporais.

Spirit Yachts Bar Electric Foiling Boat

A parceria já recebeu o primeiro pedido para o projeto, que está programado para ser entregue no segundo trimestre deste ano.

O barco está sendo construído no estaleiro da Spirit Yachts localizado em Ipswich, na costa leste do Reino Unido.

Fonte: Spirit Yachts I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1014 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo