Linha Chevrolet Cruze 2022 traz configurações inéditas

Versão hatch passa a ser oferecida somente com roupagem esportiva RS, enquanto sedã adiciona o visual escurecido Midnight. Ambos vêm com motor 1.4 turbo, de 153 cv




Linha Chevrolet Cruze 2022 traz configurações inéditas

O Chevrolet Cruze turbo está ganhando duas novidades simultâneas com a chegada das configurações RS, que passa a ser a única disponível para a versão hatch, e Midnight, para o sedã, que trazem acabamentos e tecnologias inéditas na linha.

A customização de fábrica RS acentua o caráter arrojado do hatch. Outra mudança está na nova calibração do conjunto mecânico, que herda os ajustes de suspensão e de direção da configuração Sport6, resultando na dirigibilidade aprimorada.

Chevrolet Cruze RS

Visto de frente, o veículo apresenta uma sutil mudança de caráter, proporcionada pelo conjunto mais imponente composto pela grade com detalhes em cromo escurecido e o logo “RS” em vermelho, a gravata Chevrolet com fundo preto e os faróis com iluminação por LEDs (Diodo Emissor de Luz) e máscara negra.

Nas laterais, as molduras das áreas envidraçadas, os adesivos de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido para reforçar as proporções atléticas do hatch, assim como a linha de cintura. Já as rodas personalizadas contribuem para deixar o visual do carro ainda mais esportivo.

Chevrolet Cruze RS

Novo também é o conceito de teto preto metálico, que parece ampliar a área do teto-solar e altera a percepção de proporções do modelo, agregando a aparência ainda mais arrojada. Na traseira, o aerofólio funcional também apresenta acabamento escurecido, assim como os emblemas do nome e da marca do modelo aplicados na tampa traseira, próximos às lanternas de LED tridimensionais.

O Cruze RS está disponível nas cores branco summit, cinza satin steel e vermelho chili, exclusivo para este modelo. Caso o cliente prefira um carro estilo monocromático, existe a opção da carroceria completamente coberta em preto ouro negro.

Chevrolet Cruze RS

Internamente, o propósito foi reforçar a sensação de interação com sofisticação, criando um ambiente mais envolvente e exclusivo. Os diferenciais ficam por conta da seleção dos materiais de acabamento além da escolha da cor para os revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos – todos em preto, enquanto as costuras pespontadas dos assentos são confeccionadas com linha vermelha. Fora isso, os tapetes bordados e as soleiras são adornados com o logo “RS”.

O Cruze RS vem com duas chaves eletrônicas e, a partir de agora, também é capaz de identificar qual das duas está sendo usada e ajustar o conteúdo do sistema multimídia para as preferências memorizadas de cada usuário, o que inclui aplicativos, estações de rádio etc.

Chevrolet Cruze RS

Na parte mecânica, o modelo incorpora do extinto Sport6 os amortecedores especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão, que combinado com uma calibração exclusiva da direção elétrica, entrega melhor estabilidade em curvas, além de uma resposta mais rápida e precisa em altas velocidade.

Chevrolet Cruze Midnight

A segunda novidade da linha Cruze é a configuração Midnight, que chega para ampliar o leque de opções do sedã. Apesar de ser mais acessível que as opções de topo de LTZ e Premier, o Cruze Midnight carrega a essência de um veículo premium em relação a estilo e tecnologia.

O conceito Midnight da Chevrolet inclui, além da pintura com o tradicional preto ouro negro, as opções de cores metálicas azul eclipse e o cinza satin steel. No interior da cabine, como sugere o nome da configuração, a forração do teto e os revestimentos macios ao toque presentes nas portas e no painel ganham tons predominantemente escurecidos, também.

Chevrolet Cruze Midnight

Tal como os outros modelos da série Midnight, o Cruze se destaca pelos acabamentos sofisticados e customizados, proporcionando um toque extra de ousadia incomum em sedãs.

Na dianteira, o destaque começa pela gravata “Chevrolet” com fundo preto e pela moldura em cromo escurecido da barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo. A grade tem elementos estéticos próprias do sedã e os faróis com máscara negra e luz de condução diurna (DRL) de LED, aliadas às luzes auxiliares do tipo canhão, formam o conjunto óptico frontal.

Chevrolet Cruze Midnight

Visto de perfil, as rodas com aro de 17 polegadas em dois tons mesclam, pela primeira vez, o preto com o cromado. Um filete metalizado faz a harmonização com as maçanetas. Já o logo “Midnight” fica na parte inferior da porta dianteira, alinhado com os retrovisores externos.

A ausência de frisos é proposital, para que os vincos da carroceria sejam evidenciados, assim como a silhueta do veículo marcada pela caída do teto semelhante à de um cupê.

Chevrolet Cruze Midnight

O Cruze Midnight ainda reúne equipamentos de comodidade valorizados como revestimento premium dos bancos e painel, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e recirculação automática; partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas e da tampa traseira com sensor de aproximação; regulagem de altura dos faróis; controlador de velocidade de cruzeiro; e limitador de velocidade.

Apesar da traseira propositalmente mais curta do que de sedãs tradicionais, o Cruze entrega amplo espaço tanto para cinco passageiros como para bagagens. O entre-eixos mede 2.700 mm e o porta-malas acomoda até 440 l.

Chevrolet Cruze 2022

Em ambas as versões, o Cruze vem equipado com motor 1.4 turbo que desenvolve até 153 cv de potência entre 5.600 rpm e 6.000 rpm, e 24,5 kgfm de torque, com 90% dessa força disponíveis numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Paralelamente, tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas garantem agilidade ao veículo tanto em arrancadas como em ultrapassagens.

A transmissão automática de seis velocidades caracteriza-se pela suavidade e precisão nas trocas de marcha. Dotada de inteligência artificial, ela é capaz de entender as preferências do motorista e se adaptar ao seu modo de condução. O sistema Active Select permite fazer trocas manuais por meio da alavanca no console.

Chevrolet Cruze Midnight

Tanto o hatch RS quanto o sedã Midnaight também trazem um pacote substancial de conectividade. Começando pelo sistema multimídia MyLink, ele oferece tela colorida de 8” (20,32 cm), compatível com as plataformas Apple Car Play e Android Auto, e pode parear de até dois smartphones simultaneamente via Bluetooth.

O wi-fi (roteador) nativo tem antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável, com capacidade para conectar até sete aparelhos (como telefones, tablets e lap-tops) ao mesmo tempo. O aplicativo myChevrolet para smartphones e smartwatchs permite comandar funções do carro à distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.

Chevrolet Cruze Midnight

Também presente em ambos as versões, a tecnologia OnStar é o sistema de telemática avançado da General Motors que oferece assistência 24 horas em todos os dias da semana, para serviços de emergência e segurança.

Fora isso, a tecnologia OTA (Over The Air, ou “sobre o ar”) permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota; assim, o automóvel pode receber evoluções dos programas eletrônicos embarcados sem qualquer intervenção do motorista ou de técnicos nas concessionárias, de forma semelhante ao que já ocorre com os smartphones.

Chevrolet Cruze Midnight

A linha Cruze também conta com elevado nível segurança. A lista de equipamentos de série inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortinas); controles eletrônicos de estabilidade e de tração com a função de assistente de partida em aclive; monitoramento da pressão dos pneus; câmera de ré de alta definição; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

A comodidade a bordo dispõe de sistema de áudio premium; acendimento automático dos faróis por meio de sensores de luminosidade externa; sensor de chuva para acionamento automático do limpador de parabrisa; central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.

Chevrolet Cruze 2022 RS e Midnight

As novas configurações já estão disponíveis nas concessionárias Chevrolet, com preço básico sugerido de R$ 148.436 para Cruze RS, e de R$ 134.499 para o sedã Cruze Midnight, de acordo com a tabela Fipe.

Fontes: Chevrolet e Fipe I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo