A Porsche está redefinindo o significado da expressão “prazer em dirigir” com o lançamento do novo 718 Cayman GT4 RS. A versão 2022 do cupê de dois lugares foi revelada mundialmente no Salão de Los Angeles, realizado recentemente, e já pode ser encomendado no mercado europeu com preço básico de 141,338 euro (cerca de R$ 911.600).
Apresentado como o mais implacável e veloz da família 718, o novo RS superou de forma incontestável o seu irmão 718 Cayman GT4 no circuito de Nürburgring Nordschleife, lendário autódromo alemão que serve de fiel para estabelecer a verdade entre os supercarros. Durante a fase final de testes pré-lançamento, o RS conduzido pelo embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister, percorreu os 20.832 km da pista em 7min09s300 – contra 7min04s511 do modelo de série na versão mais curta do traçado, com 20,6 km, que era a referência anteriormente. Veja como foi:
O segredo por trás deste desempenho extraordinário está na relação de peso-potência de 2,83 kg/cv, resultante da combinação do motor central de seis cilindros opostos, naturalmente aspirado (sem turbo), 3.996 cm³ de cilindrada, com potência de 500 cv a 8.400 rpm, mas podendo chegar a 9.000 giros – já conhecido das versões de pista e de rua do 911 GT3 -, com o peso total de 1.415 kg, de tanque cheio e sem ocupantes.
Comparado ao 718 Cayman GT4, o novo RS tem potência extra de 80 cv, ao mesmo tempo em que o torque máximo aumentou de 43,8 para 45,8 kgf.m.
A transmissão de sete marchas é equipada com o sistema de dupla embreagem da Porsche (PDK), o que assegura engates mais rápidos e desempenho máximo. As trocas podem ser feitas por meio das aletas posicionadas atrás do volante (paddle shifts), sem necessidade de tirar a mão da direção, ou pela remodelada alavanca no console central.
O PDK esportivo atribui ao 718 Cayman GT4 RS o poder de disparar de zero a 100 km/h em 3,4 segundos (meio segundo mais rápido que o GT4, também com dupla embreagem), até a velocidade máxima de 315 km/h – contra 302 km/h do seu parente próximo.
As modificações feitas no chassi também contribuem com o seu melhor desempenho. As juntas esféricas (ball joints) que unem as suspensões à carroceria propiciam ainda mais precisão e estabilidade dinâmicas.
Os ajustes adaptáveis para as características de cada circuito incluem a configuração específica de amortecedores para o RS, da mesma forma que as molas e as regulagens da barra anti-rolagem.
O novo RS introduz recursos ainda mais impressionantes sobre o consagrado design do cupê da Porsche, como as entradas de ar adicionadas aos vidros laterais atrás das janelas das portas. Além de melhorarem o fluxo aerodinâmico, elas criam um som emocional bem próximo aos ouvidos dos ocupantes.
Logo abaixo, as tomadas de ar localizadas à frente das rodas traseiras, típicas do 718, foram mantidas e servem para o arrefecimento do motor.
Como em qualquer modelo projetado para as pistas – e legalmente adaptado para rodar pelas ruas e estradas -, a construção leve é um elemento determinante do novo 718 Cayman GT4 RS.
Seu peso reduzido em 35 kg, quando comparado ao do 718 GT4, foi possível graças ao uso de plástico reforçado com fibra de carbono (Cfrp) na produção de componentes como o capô e spoiler dianteiros.
Internamente, os tapetes especiais também economizam peso por reduzir a quantidade de material de isolamento. A janela traseira, que permite visualizar o motor, é feita de vidro leve. Os painéis das portas com tramas abertas de tecido e redinhas nos nichos para objetos demonstram a obsessão por eliminar cada grama desnecessário. O painel é revestido de material Race Tex e um grande logo da Porsche foi integrado à janela traseira.
Logo atrás dos bancos, o 718 Cayman GT4 RS traz a estrutura tubular anti-capotamento, o chamado “santantonio”, item de segurança obrigatório para qualquer veículo destinado às pistas, e que também agrega maior resistência torcional à carroceria nas curvas.
A nova asa traseira fixa, com suporte em alumínio, diferencia o design externo do 718 Cayman GT4 RS e é inspirada no modelo de pista 911 RSR GT.
Ela integra o pacote aerodinâmico que eleva em cerca de 25% a pressão do ar (downforce) sobre o RS, quando comparado ao GT4, junto com a altura da suspensão 30 mm mais baixa; defletor dianteiro com múltiplos ajustes; painéis na parte inferior da carroceria conectados ao difusor traseiro, que otimizam a passagem do ar; e o novo spoiler dianteiro que incorpora direcionadores laterais, no modo Performance, exclusivo para uso nas pistas.
O pacote de opcionais Weissach incrementa ainda mais o design dinâmico do GT4 RS. Ele adiciona diversos componentes com acabamento em carbono, incluindo o capô do porta-malas dianteiro, entradas de ar, cobertura dos retrovisores externos e a asa traseira.
Os tubos do sistema de escapamento feitos de titânio, mais resistentes ao uso severo, são semelhantes ao do Porsche 935.
Com o pacote Weissach, as rodas de magnésio forjadas de 20 polegadas, que oferecem a vantagem de serem mais leves, podem ser pedidas por um custo extra no lugar das rodas de alumínio com a mesma medida.
O conjunto de freios é composto por pinças fixas com estrutura monobloco de alumínio pintadas de vermelho, com seis pistões, na frente, e de quatro pistões, atrás. Os discos perfurados para alívio de peso e ventilados internamente medem 408 mm de diâmetro nas rodas dianteiras, e 380 mm, nas traseiras.
Não bastasse toda esta exclusividade, o cliente que optar em ter na garagem o novo 718 Cayman GT4 RS também levará para casa um cronógrafo Porsche Design criado exclusivamente para os compradores do novo cupê.
Tão dinâmico quanto o modelo de quatro rodas, o relógio também apresenta um conceito de design leve com recursos de alto desempenho baseado nas características robustas e de alta tecnologia do titânio. Seu rotor é baseado nas rodas do esportivo e pode ser feito em cores diferentes, assim como o próprio carro.
A previsão da Porsche é de que o novo 718 Cayman GT4 RS esteja disponível para pré-vendas no Brasil no primeiro semestre de 2022, quando terá seu preço divulgado.
Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Porsche 718 Cayman GT4 RS |
Origem | Alemanha |
Preço básico | R$ 911.630 |
Carroceria | Cupê, monobloco de aço estampado, componentes de plástico reforçado com fibra de carbono, 2 portas, 2 ocupantes |
C/L/A/Ee | 4.456 I 1.801 I 1.267 I 2.484 mm |
Porta-malas | 125 litros |
Peso | 1.415 kg (tanque cheio) |
Motor | Central, longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, 6 cilindros opostos, 3.996 cm³, gasolina, 4 válvulas por cilindro e injeção direta de combustível |
Câmbio | Automático, sete velocidades, modo de trocas manuais no volante ou na alavanca, dupla embreagem Porsche PDK, tração traseira |
Potência | 500 cv de 8.400 a 9.000 rpm |
Torque | 48,5 kgf.m a 6.750 rpm |
Peso-potência | 2,83 kg/cv |
0 a 100 km/h | 3,4 seg |
Vel. máxima | 315 km/h |
Dados de fábrica