O 4×4 mais barato do Brasil está de roupa nova. A partir deste mês, o utilitário esportivo subcompacto Suzuki Jimny, produzido em Catalão (GO), passa a oferecer mais uma opção de cor para a carroceria: o marrom laterita.
A tonalidade, segundo a marca japonesa, reforça o visual robusto do Jimny e faz uma alusão ao DNA 4×4 do modelo, um dos mais utilizados para a prática do off-road no Brasil.
Disponível já a pronta entrega e por tempo limitado para as configurações intermediárias 4All e 4Sport do modelo, a nova cor contrasta perfeitamente com a tonalidade grafite presente nos parachoques, para-lamas, no skid plate (chapa de proteção sob o motor) e nas rodas de liga leve de aro 15” que equipam o modelo.
Com isso, a linha Jimny 2022, lançada em março deste ano, que inclui, ainda, as configurações 4Work (básica) e Forest (topo), oferece ao cliente uma paleta com sete opções para colorir suas aventuras no asfalto ou na terra: branco alpino, prata lítio, amarelo rally, laranja fun, azul baikal e verde sertões, além da inédita apresentada acima.
O Suzuki Jimny é equipado com o moderno motor em alumínio 1.3, com quatro cilindros em linha, a gasolina, com injeção de combustível multiponto sequencial, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (Dohc), que rende 85 cavalos de potência a 6.000 rpm, e torque máximo de 11.2 kgf.m a 4.100 rpm.
A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem confiabilidade para toda a vida útil do veículo. E, além de resistente, o motor do Suzuki Jimny também é econômico, como comprova a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
Também robusta, a transmissão manual de cinco marchas é combinada ao moderno sistema 4×4, que permite a mudança da tração por meio de um simples toque no botão localizado no painel de instrumentos, em velocidades de até 100 km/h.
No total, são 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com reduzida.
As suspensões dianteira e traseira utilizam molas helicoidais sobre eixo rígido, que garantem reduzido custo de manutenção e aumentam a longevidade do veículo.
Graças ao chassi heavy duty, que garante maior robustez e durabilidade, a linha Jimny tem peso entre 1.060 e 1.120 kg, dependendo da configuração, incluindo o tanque de 40 litros completamente abastecido.
Devido às dimensões diminutas – 3.645 mm de comprimento por 1.600 mm de largura, com altura entre 1.705 e 1.803 mm (dependendo da configuração e respectiva medida de pneu), e 2.250 mm de entreeixos – o Jimny leva apenas quatro ocupantes e seu porta-malas tem capacidade reduzida de 133 litros, com os encostos traseiros em posição normal.
Em contrapartida, valente e preparado para enfrentar as mais difíceis situações, o Jimny tem excelente de altura livre do solo, com 200 mm, ângulo de entrada de até 45° e de saída com até 51º, proporcionando ao jipinho a versatilidade para encarar todos os tipos de terreno. De verdade.
Por fim, importante lembrar que a linha 2022 do Suzuki Jimny teve seus valores reajustados desde a sua chegada, sete meses atrás, quando estreou com preço básico de R$ 100.990. Confira a nova tabela:
Configuração | Preço |
4Work | R$ 110.990 |
4All | R$ 114.990 |
4Sport | R$ 124.990 |
4Sport Forest | R$ 131.990 |
Fonte: Suzuki Veículos do Brasil Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação