A Ford apresentou na Europa a E-Transit, versão elétrica do seu furgão de grande porte, com tecnologias avançadas de conectividade e assistência ao motorista. Segundo a montadora, trata-se de um veículo ideal para uso urbano, com rotas fixas e entregas em áreas restritas com emissão zero de poluentes, que vêm sendo adotadas em várias cidades do mundo. E com o benefício adicional do reduzido nível de ruído.
O E-Transit é equipada com motor elétrico de 269 cv e torque de 43,8 kgf.m – o mais forte da categoria na Europa, destaca a marca –, tem tração traseira e grande variedade de configurações. A alimentação é feita por meio de um pacote de baterias de íons de lítio com capacidade para fornecer 67 kWh e autonomia estimada de até 350 km (ciclo combinado Wltp), suficiente para atender as necessidades diárias da maioria das frotas.
E sem comprometer o volume de carga, que chega a 15,1 m³, graças à instalação distribuída das baterias sob o assoalho do veículo.
Outra das maiores vantagens do E-Transit apontadas pela Ford é o custo de manutenção cerca de 40% menor, se comparado ao de modelos a combustão. Com o carregador embarcado de 11,3 kW, do tipo plug-in (com tomada conectada à rede elétrica), uma recarga completa leva 8,2 horas. Com carregador rápido de corrente contínua, de até 115 kW, é possível repor o nível de energia de 10% para 80% em cerca de 34 minutos.
Para facilitar o trabalho do operador, o Ford E-Transit virá equipado, de série, com o modem embarcado, conectado ao aplicativo FordPass Connect, que disponibiliza diversas soluções de gerenciamento da frota.
Opcionalmente, o modelo poderá sair de fábrica implementado com um gerador elétrico específico para alimentar ferramentas e equipamentos.
A lista de equipamentos inclui a central multimídia Sync 4, com tela de 12 polegadas (30,48 cm), e um avançado conteúdo de tecnologias de segurança como o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito; assistente inteligente de velocidade; alertas de pré-colisão e de permanência em faixa; sensor de ponto cego; câmera 360° com assistência de frenagem de ré; e piloto automático adaptativo.
O Ford E-Transit será produzido na planta de Kansas City, nos Estados Unidos, para lançamento na América no Norte no final de 2021, e na fábrica Ford Otosan Kocaeli, na Turquia, para o mercado europeu em 2022.
O utilitário elétrico faz parte do investimento global de mais de US$ 11,5 bilhões da Ford em veículos com este tipo de propulsão nos próximos dois anos. Também estão confirmados o Mustang Mach-E, que será lançado no próximo mês nos Estados Unidos e no início de 2021 na Europa, e a F-150 elétrica, programada para chegar à América do Norte no ano seguinte.
Por enquanto, não há informações sobre a disponibilidade do E-Transit para outros mercados, como a América Latina, por exemplo. Mas o caminho está aberto. Recentemente, a Ford anunciou em um encontro com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que vai produzir o Transit naquele país, em 2021, para os mercados da América do Sul – sem, no entanto, dar mais detalhes, como a motorização.
A operação será feita em parceria com a Nordex, empresa do Grupo Antelo, que tem mais de 50 anos de experiência na montagem de veículos para diversas marcas no mercado uruguaio.
A Ford e a Nordex farão um investimento conjunto de US$ 50 milhões na produção da Transit, que vai fortalecer a competitividade da Ford em um segmento em crescimento na região, com um produto de alta qualidade e sucesso. No Brasil, o modelo foi oferecido entre 2008 e 2014, importado da Turquia.
Fonte: Ford do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação