A BMW está ampliando o seu catálogo de veículos eletrificados no Brasil com o lançamento da versão híbrida do crossover BMW X5, que se junta às configurações xDrive30d, xDrive30d M Sport e M50d. Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, o novo BMW X5 xDrive45e M Sport possui sistema de propulsão híbrida que combina o premiado biturbo 3.0 de seis cilindros em linha da marca alemã com um motor elétrico alimentado por bateria de íon-lítio, recarregada na rede elétrica.
O design do novo X5 xDrive45e M Sport segue a identidade da quarta geração do modelo, caracterizada pela grade frontal ampliada, agora com os inconfundíveis dois aros paralelos unidos ao centro. Apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, o modelo chega à rede de concessionárias autorizadas da marca em março, com preço sugerido de R$ 455.950.
Definido pela fabricante como um SAV (Sport Activity Vehicle) – ou veículo de atividade esportiva, uma subclasse dos utilitários esportivos urbanos – o BMW X5 xDrive45e M mantém as medidas das demais configurações, que são significativamente maiores do que as da geração anterior do modelo: o comprimento aumentou 36 milímetros, totalizando 4.922 mm; a largura, cresceu em 66 mm, estentendo para 2.004 mm; e a altura, com mais 19 mm, subiu para 1.745 mm. A distância entre eixos tem 42 mm a mais, atingindo agora 2.975 mm, o que resulta em espaço interno para cinco ocupantes com conforto acima da média.
O porta-malas, por sua vez, comporta 500 litros de bagagens, podendo atingir até 1.720 litros, com os bancos reclinados.
Além da grade com o novo padrão global da marca alemã, o visual externo do BMW X5 xDrive45e M Sport oferece entradas de ar verticais na dianteira e conjunto ótico totalmente de LED redesenhado, com faróis principais e de neblina horizontais, assim como as lanternas traseiras. O visual ficou ainda mais incrementado com o pacote aerodinâmico M Sport, que oferece acabamento especial na moldura das janelas, revestimento do teto e outros detalhes da carroceria.
O BMW BMW X5 xDrive45e M Sport estará disponível em oito opções de cores externas: a sólida Branco Alpino, e as metálicas Preto Safira, Carbon Black, Cinza Arctic, Azul Phytonic e Branco Mineral. Para o interior, serão oferecidas quatro opções de cores para revestimento em couro Vernasca: nas combinações bege/marrom, café/preto e cognac/preto ou totalmente preto.
De forma mais detalhada, o sistema de propulsão do novo BMW X5 segue o conceito conhecido pela sigla Phev (de Plug in Hybrid Electric Vehicle), ou seja, veículo híbrido elétrico com recarga na tomada. No caso do xDrive45e M Sport, ele alia o motor a gasolina, de 2.993 cm³, seis cilindros em linha, que rende 286 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.000 rpm, e 46 kgf.m de torque já a 1.500 rpm (até 3.500 giros), com um motor elétrico de 113 cavalos e 37 kgf.m de torque.
A bateria com 24 kwh de capacidade de energia armazenável oferece carregamento completo em cerca de seis horas e meia no Wallbox com tensão de carga de 3.7 kwh. O conjunto oferece a potência combinada de 394 cavalos e torque combinado de 61 kgf.m que, junto com o câmbio automático Steptronic de oito marchas, podem levar o modelo de zero a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e à velocidade máxima de 235 km/h.
De acordo com a BMW, a autonomia elétrica é estimada em 87 quilômetros no modo puramente elétrico, segundo as normas WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure), padrão global que determina os níveis de poluentes, emissões de CO₂ e consumo de combustível de carros tradicionais, híbridos e elétricos.
Considerando que a média da distância de ida e volta ao trabalho percorrida pela maioria das pessoas não chega a 50 km, é possível utilizar o veículo cotidianamente consumindo apenas a energia da bateria recarregada durante a noite.
O BMW xDrive45e M Sport é equipado com sistema de suspensão a ar adaptativa, selecionável por meio de um comando giratório localizado no console central, podendo variar até 80 mm.
Além disso, a altura do veículo pode ser ajustada por meio da chave “BMW Display Key” ou pelo botão situado no porta-malas, facilitando a carga e descarga de objetos.
O interior do X5 híbrido oferece ergonomia apurada, com a disposição dos comandos e mostradores voltados ao motorista. O acabamento adiciona requinte e sofisticação, com materiais como alumínio Tetragon e couro Walknappa no revestimento do painel. A esportividade é ressaltada com o volante M forrado de couro e no revestimento dos bancos em couro Vernasca.
O motorista conta também com a tecnologia Head-Up Display, que projeta no parabrisa, dentro do seu campo de visão, todas as informações importantes. No painel, duas telas de 12,3 polegadas cada – uma central e a outra no quadro de instrumentos, atrás do volante -, integram o conceito de BMW Live Cockpit, além de tecnologias que permitem os controles por meio de comandos de voz e gestos.
Em relação aos equipamentos, o modelo traz as últimas tecnologias de condução semiautônoma oferecidas pela marca bávara. Uma delas é o “Driving Assistant Professional”, que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. Entre suas funções, o sistema também oferece alertas de mudança de faixa e de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro (útil ao sair de vagas de estacionamento); e o assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral.
Por meio do sistema “Reversing Assist”, é possível refazer os 50 últimos metros percorridos em marcha a ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas onde não é possível manobrar.
O BMW xDrive45e M Sport inclui ainda tecnologias como o “Parking Assistant Plus”, que mede o espaço ao redor do veículo para estacioná-lo automaticamente, através de câmeras e sensores; o “BMW Remote 3D View”, que, por meio do aplicativo “BMW Connected App”, oferece a visão em 360° do veículo na tela do celular, em qualquer lugar, mostrando como estão os arredores, além de sempre o lembrar onde o carro está estacionado.
O sistema de navegação “iDrivetouch”, por sua vez, traz tela tátil de 12,3 polegadas, com 20 GB de memória para arquivos de áudio via USB ou CD, além de integrar o assistente pessoal BMW ConnectedDrive, que oferece serviços como concierge, chamada de emergência e informações do trânsito em tempo real.
Já o “BMW Comfort Access 2.0” efetua o acendimento automático das luzes e o destravamento das portas quando o motorista se aproxima do veículo portando a chave, e o travamento delas ao se afastar, além de permitir a abertura do porta-malas com o movimento do pé sob o parachoque traseiro. Outra tecnologia incluída na chave é o “Display Key”, com tela tátil colorida de LCD que traz informações como localização do veículo, autonomia, serviços e reparos, entre outros; por meio dela, também é possível travar e destravar as portas, acionar as luzes internas e os vidros laterais.
O sistema de navegação “iDrivetouch” exibido na tela central, conta com memória de 20 GB para arquivos de áudio via USB ou CD, além de integrar o assistente pessoal “BMW ConnectedDrive”, que oferece serviços como concierge, chamada de emergência e informações do trânsito em tempo real.
Por fim, o “BMW Gesture Control” permite o controle de diversas funções do veículo com gestos dos dedos e mãos próximos ao painel, como acionar o volume do som, aceitar e rejeitar chamadas telefônicas, navegar pelo menu do sistema, ou girar a visão 360° do carro.
A lista de equipamentos inclui, ainda, airbags duplos frontais, laterais dianteiros e cortina dianteiros e traseiros; teto solar panorâmico; ar-condicionado automático digital de quatro zonas; sistema de som Surround Harman Kardon com 16 alto-falantes; porta-copos com refrigeração e aquecimento; bancos dianteiros com ventilação e aquecimento; e sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2”, cada.
A BMW oferece também compra do Ao adquirir o BMW X5 xDrive45e M Sport, o cliente também recebe a estação de carregamento doméstica BMW Wallbox, com potência máxima de recarga de 21kW, capaz de repor 80% do nível de carga da bateria em cinco horas.
Fonte: BMW Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação