Apresentado seguidamente nas edições do Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado e na anterior, em 2016, o hatchback compacto Kia Rio, finalmente, tem seu desembarque confirmado no mercado brasileiro para a segunda quinzena de janeiro de 2020. De acordo com a Kia Motors do Brasil, importadora oficial da marca coreana (que não possui fábrica no país), a chegada do modelo dependia da viabilidade cambial. E, finalmente, ao que tudo indica, as condições se tornaram favoráveis, apesar da alta do dólar nos últimos meses.
Produzido na planta de Pesquería, no estado mexicano de Nuevo León, o modelo será oferecido aqui, “a princípio”, segundo a empresa, nas versões LX e EX, ambas equipadas com transmissão automática de seis velocidades e motor flex de quatro cilindros, 1.6 litro, 16 válvulas, capaz de desenvolver 123 cv, com gasolina, e 130 cv, com etanol.
Atualmente em sua quarta geração, o Kia Rio mede 4.064 mm de comprimento, 1.724 mm de largura, 1.450 mm de altura e entreeixos de 2.580 mm. A capacidade do porta-malas varia de 493 a 929 litros.
Dessa forma, o modelo da marca coreana leva vantagem em todos esses aspectos na comparação com o Chevrolet Onix, também hatch compacto e automóvel mais vendido no Brasil há quatro anos, que mede 3.933 mm (C), 1.705 mm (L), 1.475 mm (A), 2.528 (EE), com espaço para bagagens entre 342 e 1.020 litros. Na configuração de topo com motor 1.4, o Onix gera 106 cv (a etanol), com transmissão manual ou automática, ambas de seis marchas.
Em relação aos equipamentos, o Kia Rio virá com direção assistida eletricamente, rodas aro de 15” e sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, compatível a smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
Segundo a empresa, mais informações sobre itens de série e os valores das configurações do modelo serão divulgadas em breve.
“Na categoria hatch compacto, na qual está inserido, o Kia Rio terá uma posição de destaque, por seu design exterior, qualidade superior de acabamento e itens de conectividade ao público que se destina, o de jovens. Por ser um dos modelos mais vendidos da Kia Motors no mundo, temos convicção que o Kia Rio também cairá no gosto do jovem consumidor brasileiro”, confia José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Fonte: Kia Motors Brasil e EUA, e Chevrolet Brasil I Imagens: Divulgação