A Ford reuniu proprietários de Mustang de toda a Europa no seu Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, com um propósito especial: estabelecer um novo recorde mundial de maior caravana já realizada do modelo.
O objetivo foi alcançado com a participação de 1.326 Mustang de diferentes modelos e épocas, no dia 7 de setembro, superando a marca anterior de 960 veículos registrada em Toluca, no México, em dezembro de 2017, segundo a montadora.
Para registrar o novo recorde, os veículos rodaram em um comboio ininterrupto com menos de 20 metros entre cada carro, e realizaram manobras especiais.
ad
O evento incluiu um sobrevoo do avião de combate P51 Mustang, da 2ª Guerra Mundial, que inspirou o nome do esportivo.
O apelido de “pony car” vem da carroceria curta e encorpada, combinada à força bruta do motor V-8 de até 5,9 litros. Acima dessa cilindrada e com a carroceria um pouco maior, passam a ser chamados de “muscle cars”, como os também famosos Dodge Challenger e Chevrolet Camaro.
A Bélgica foi escolhida para sediar o recorde mundial por ser o país europeu com o maior porcentual de vendas do Mustang por número de habitantes. Conforme as informações divulgadas pela Ford, em 2018, o modelo foi o cupê esportivo mais vendido do mundo pelo quarto ano consecutivo. Na Europa, suas vendas continuaram a crescer em 2019 com 5.500 unidades comercializadas no primeiro semestre, um avanço de 3,7% comparado ao mesmo período do ano passado, comemora a montadora.
No Brasil, o Mustang é o líder isolado do segmento de carros esportivos, com mais de 1.200 unidades vendidas desde o lançamento em 2018. Mesmo sem ter sido vendido oficialmente no país antes dessa data, o “pony car” conquistou uma grande legião de fãs e admiradores brasileiros. Exemplo disso são eventos como o “15º Encontro Anual de Mustang”, que reuniu 180 veículos no mês passado em um shopping de São Paulo, e a “Noite do Mustang” realizada no sambódromo do Anhembi.
Veja como foi a caravana que estabeleceu o novo recorde para o Mustang neste vídeo produzido pela Ford:
Fonte: Ford do Brasil