A Peugeot está lançando no mercado nacional a segunda geração do SUV compacto 2008, com design exclusivo para a região, porém totalmente alinhado à identidade dos demais utilitários esportivos da marca.
Com preço inicial de R$ 69.990, o novo Peugeot 2008 está disponível em quatro configurações de acabamento – Allure, Allure Pack, Griffe AT e Griffe THP -, esta última equipada com o motor flex turbo de 173 cv e controle de estabilidade com sistema de ajuste Grip Control.
O catálogo de cores da carroceria do novo Peugeot 2008 oferece sete opções diferentes: Branco Banquise ou Nacré (perolizado); Marrom Dark Carmin; Cinza Aluminium; Cinza Grafito; Preto Perla Nera e Vermelho Rubi.
O novo design apresenta grade frontal redesenhada, com moldura em preto Onyx. O capô horizontalizado torna a frente do veículo mais alta e imponente. O novo para-choque dianteiro aumenta o ângulo de ataque do carro e facilita a superação de obstáculos nas ruas e estradas de terra. Os faróis com desenho afilado incluem a luz de rodagem diurna (DRL) em LED e refletores com lentes semielíticas.
A sensação de robustez agregada à carroceria vem da linha de cintura elevada e dos pneus 205/60. As rodas de 16 polegadas podem ser de aço, com calotas, ou de liga-leve. Os protetores escuros na parte baixa da carroceria, agora de série para todas as versões, se estendem de para-choque a outro e dão a impressão de que o carro é mais elevado em relação ao solo.
A parte traseira mantém sua identidade com o para-choque saliente, que traz acabamento na parte inferior em preto Onyx e luzes de neblina e de ré integradas. A tampa do porta-malas incorpora o spoliler na parte superior. O teto com vincos aerodinâmicos vem equipado com barras longitudinais, também na cor preta. As lanternas traseiras de LED criam a identidade visual que remete às “garras” do leão que simboliza a Peugeot, segundo a própria marca.
O novo Peugeot 2008 oferece duas configurações de motorização. A básica 1.6 EC5 VTI Flex, com potência de 118 cv, a 5.750 rpm, e torque máximo de 16,1 kgfm, a 4.750, ambos com etanol; e a inédita 1.6 THP 16V Flex, turbo, com 173 cv, a 6.000 rpm, e 24,5 kgfm. a 4.000 rpm, com o mesmo combustível, respectivamente, exclusiva da configuração Griffe THP.
As duas opções de propulsor são combinadas à transmissão automática japonesa Aisin AW EAT6, de seis velocidades, que também oferece quatro modos de condução: Drive, Sport, Sequencial e Eco – este último, segundo a marca, capaz de reduzir o consumo de combustível em até 6,5%, em situações de trânsito intenso.
A configuração topo de gama Griffe THP traz adicionalmente o Grip Control, que por meio de cinco opções de ajuste manual do controle de estabilidade – padrão, areia, neve, lama ou desligado (ESP off) – auxilia o motorista a vencer terrenos com baixa aderência causada por neve, areia ou lama.
A suspensão dianteira do utilitário esportivo mantém o conjunto tipo pseudo-McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. Na traseira, o sistema dependente usa travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora.
O vão livre de 20 cm em relação ao solo, combinado ao ângulo de entrada de 23°, facilita a passagem por lombadas, valetas ou mesmo estradas de terra acidentadas.
A fim de privilegiar o prazer ao dirigir, o novo Peugeot 2008 envolve o motorista com o i-Cockpit, arquitetura do posto de direção que se diferencia pela posição elevada e acessos simples a todas as funcionalidades do painel e console. Os bancos contam com regulagem de altura e o formato anatômico dá maior apoio e conforto aos ocupantes.
O volante multifuncional no estilo SportDrive tem diâmetro reduzido, acabamento em cromo fosco, regulagem de profundidade e de altura e assistência progressiva elétrica; o revestimento em couro é incluído nas configurações Griffe.
O quadro de instrumentos é estrategicamente posicionado acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite uma completa visualização de toda a condição do veículo, sem que seja necessário desviar demasiadamente os olhos do trânsito.
Todas as configurações trazem, de série, a versão atualizada da central multimídia Peugeot Connect Radio, com tela de 7 polegadas, compatível com os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay para o espelhamento do smartphone. O freio de estacionamento com comando elétrico mantém o estilo aviador, oferecendo maior praticidade, conforto e estilo.
Outro símbolo da identidade da Peugeot que segue presente no novo 2008 é o acabamento refinado. Nas configurações Allure, os bancos são revestidos com tecido em tons de vinho e acompanhamento em Slight Tramontane; nas duas Griffe, o revestimento mescla couro e tecido. O teto com vidro panorâmico conta com cortina regulável para controle da luminosidade solar.
O painel possui iluminação branca, o que proporciona a leitura suave e clara dos instrumentos. E o acabamento em black piano (preto esmaltado) contrasta com os detalhes cromados que emolduram as saídas do ar-condicionado, a central multimídia e as portas. Tanto para o motorista quanto para os passageiros, o novo Peugeot 2008 disponibiliza diversos porta-objetos nas portas laterais e no console central, além do porta-luvas refrigerado.
O novo Peugeot 2008 mantém as dimensões da versão anterior. A distância entre-eixos de 2,54 m proporciona aos passageiros de trás espaço confortável para as pernas.
O porta-malas tem capacidade de 402 litros e pode chegar aos 1.172 l com o rebatimento dos encostos traseiros. O acesso às bagagens é facilitado pela grande abertura retangular da tampa traseira e pela altura de apenas 60 cm do assoalho em relação ao solo.S
Em todas as configurações, o novo SUV urbano da Peugeot vem equipado com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), piloto automático, apoios de cabeça para os cinco ocupantes e freios a disco nas quatro rodas com ABS.
O modelo ainda oferece cintos de segurança de três pontos também para o passageiro central e sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas e assentos infantis.
Para o lançamento da nova geração do 2008, a Peugeot preparou uma configuração especial Inconcert by JBL, já disponível para pré-venda, com preço de R$ 104.990. Série inclui kit de sonorização que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer slim e amplificador, além da motorização THP automática.
Todas as configurações da nova linha Peugeot 2008 estão previstas para chegar às concessionárias brasileiras em novembro.
Na configuração de entrada, Allure, o novo Peugeot 2008 vem, de série, com ar condicionado manual; faróis com guia de luz em LED e luz diurna de rodagem (DRL); retrovisores e vidros com acionamento elétrico; piloto automático, volante multifuncional; central multimídia Peugeot Connect; rodas de aço 16″ com calotas; barras de teto e moldura nas caixas de roda. O preço básico é de R$ 69.990.
Por R$ 10 mil a mais, a Allure Pack adiciona faróis de neblina; volante revestido em couro; câmera de ré; alarme perimétrico (só para abertura de portas); e rodas de liga-leve 16″.
A configuração intermediária Griffe AT, que sai por R$ 89.990, inclui ar-condicionado digital de duas zonas; roda de liga-leve de 16″ diamantada; teto de vidro panorâmico; sensores de chuva e de acendimento dos faróis.
No topo da gama, além de todos os itens da configuração anterior, a Griffe THP vem equipada com motor turbo e Grip Control, no valor de R$ 99.990.
A Peugeot também disponibiliza seis pacotes de acessórios, que incluem rodas de liga-leve, vidros one-touch, apliques cromados para a carroceria, retrovisores Tilt Down (que direcionam o foco das lentes para o chão nas manobras em marcha ré), alarme volumétrico (contra quebra dos vidros) e suporte de teto para bicicletas, entre outros.