Nissan Sentra 2019 aposta em itens de conectividade e segurança

Sedã médio passa a contar com central multimídia em duas versões e recursos de auxíliio ao motorista na configuração topo de linha. Preço básico é de R$ 82.900

Nissan Sentra 2019 [Divulgação l Nissan]

O Nissan Sentra chega à linha 2019 sem mudanças significativas em relação ao design e conjunto mecânico. As principais novidades apresentadas pela nova versão do sedã médio está na conectividade, que passa a contar com o sistema multimídia Nissan Multi-App, e na prevenção de acidentes, com a estreia do Safety Shield (escudo de segurança), que engloba três importantes recursos eletrônicos inteligentes de auxílio ao motorista. Disponível nas revendas, o Nissan Sentra 2019 tem preço sugerido a partir de R$ 82.900, para a versão S equipada com câmbio Xtronic CVT.

Nissan Sentra 2019 [Divulgação l Nissan]
Oferecida nas versões SV (intermediária) e SL (topo de linha), a central multimídia Nissan Multi-App tem tela sensível ao toque de 6,2 polegadas e permite a visualização de fotos e vídeos com alta qualidade. O equipamento conta com a Multi-App Store, loja virtual que permite baixar aplicativos como Waze, Spotify, TuneInRadio, WeatherChannel, Skype, entre outros. E, por meio de conexão Bluetooth™, é possível realizar ligações, visualizar contatos, ouvir músicas via áudio streaming. A atualização é feita automaticamente (Over The Air), conforme ficam disponíveis. O Nissan Multi-App ainda inclui o navegador por GPS, que pode ser atualizado pela internet.

Completam o sistema o leitor de DVD e a câmera de ré integrada. Outro diferencial é a possibilidade de transferir arquivos digitais de música e fotografia para o equipamento, que dispõe de capacidade para 2.2 Gb. E, por meio de contratação de serviço à parte, o Nissan Multi-App também permite acessar a internet, fazer buscas por comando de voz, conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth). Todas as funcionalidades são controladas diretamente na tela sensível ao toque, pela qual também se pode configurar a aparência das telas entre as várias opções oferecidas.

Nissan Sentra 2019 [Divulgação l Nissan]
Sem mudanças, mas ainda atual, o design encorpado do Nissan Sentra evoca a esportividade e robustez, ressaltando a forte conexão com as famílias de sedãs e crossovers globais da marca. Os elementos de estilo que caracterizam o modelo são os para-choques e a assinatura da grade “V-Motion”, além da tomada de ar inferior e faróis e lanternas. A versão topo de linha SL traz o contorno em LED nos faróis em formato de bumerangue, na parte superior, oferecendo aparência de veículo premium. As maçanetas e moldura das janelas cromadas e luzes de direção nos retrovisores reforçam o requinte. As rodas de liga leve – aro 16 para versão S e aro 17 para SV e SL – incluem os estepes em todas as versões, bem como o sensor crepuscular dos faróis.

Nissan Sentra 2019 [Divulgação l Nissan]
O interior do Nissan tem como destaques o volante esportivo – inspirado no cupê Nissan 370Z-, o quadro de instrumentos (cluster) com tecnologia TFT (Thin Film Transistor) e display de LCD 5 polegadas colorido de alta resolução na versão SL, e o console central. Os materiais de qualidade superior do acabamento estão presentes em partes como descansos de braços, revestimento do painel suave ao toque, além das portas, que ganharam acabamento em piano black. As versões SV e SL trazem bancos de couro para reforçar a sofisticação. Na SL, o banco do motorista também vem de fábrica com seis ajustes com acionamento elétrico para assento e dois para o encosto lombar.

Entre os outros equipamentos que se destacam estão a chave-inteligente i-Key; acionamento elétrico para os quatro vidros com um toque para motorista; botão para ignição do motor; sensor de estacionamento traseiro e controles de tração e de estabilidade para todas as versões. O ar-condicionado de duas zonas com controle automático de temperatura e câmera de ré são disponíveis a partir da versão SV.

Nissan Sentra 2019 [Divulgação l Nissan]
A versão topo de linha do Nissan Sentra 2019 estreia o Safety Shield, um conceito que reúne três sistemas de segurança: Monitoramento Inteligente de Ponto Cego (BSW – Blind Spot Warning), Alerta Inteligente de Colisão (FCW – Forward Colision Warning) e Alerta Inteligente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA – Rear Cross Traffic Alert). O BSW e o RCTA funcionam como “olhos” eletrônicos para onde a visão do motorista não alcança. No BSW, um radar emite o aviso visual quando um objeto estiver na região de ponto cego e acrescenta o sonoro, caso o motorista acione a luz indicadora de direção para o mesmo lado do objeto no ponto cego. O RCTA utilizao radar para detectar a aproximação traseira de outro veículo pela lateral enquanto o motorista estiver manobrando em marcha a ré (como ao sair da vaga do supermercado, por exemplo). O FCW considera a velocidade relativa e distância com objeto à frente e, em caso de risco de colisão iminente, emite avisos visuais e sonoros para alertar o motorista.

Ainda no aspecto da segurança, o Nissan Sentra 2019 controles de tração e estabilidade (VDC) para todas as versões. O VDC trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações em que o carro inicie uma derrapagem no eixo traseiro (sobresterço) ou dianteiro (subesterço).

Nissan Sentra 2019 [Divulgação l Nissan]
Exclusivo para o Brasil, o Nissan Sentra traz o motor MR20DE, de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, flexfuel, com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), que desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e torque máximo de 20 Kgf.m a 4.800 rpm. O câmbio XTRONIC CVT® (transmissão continuamente variável), que, resumidamente, usa correias e eixos cônicos ao invés de engrenagens. A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

Nissan Sentra 2019 [Divulgação l Nissan]
Outra particularidade do Nissan Sentra vendido no mercado brasileiro é a suspensão. A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora do conjunto traseiro e aperfeiçoou as buchas de rolamentos e dos amortecedores para reduzir os efeitos de ressonância e trepidação no interior do veículo. No entanto, a atual plataforma do Sentra mantém o sistema semi-independente com eixo de torção na suspensão traseira, com molas helicoidais. No eixo dianteiro, o sistema é o McPherson, independente. Segundo a Nissan, toda a calibração de amortecimento foi desenvolvida exclusivamente para o País pela engenharia da empresa no Brasil.

 

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