Oito anos depois de iniciar o caminho da eletrificação com o conceito híbrido C-X75, a marca britânica Jaguar Land Rover (pertencente à indiana Tata Motors) acaba de apresentar ao público do Salão de Genebra o seu primeiro modelo de série 100% elétrico: o I-Pace. Equipado com dois motores a bateria idênticos, um para cada eixo, que somam a potência total de 394 cv, o luxuoso SUV dispõe de autonomia de 480 km a cada ciclo completo de carga, o que o coloca entre os líderes da corrida pela eficiência energética nesta categoria. Com 71 Kgf.m de torque instantâneo – característica dos veículos totalmente movidos a eletricidade – o I-Pace acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos de acordo com a fábrica; a velocidade máxima não foi divulgada.
O sistema de transmissão de velocidade única e contínua e o diferencial do I-Pace distribuem a força de maneira instantânea para as quatro rodas, adaptando permanentemente a tração ente os eixos dianteiro e traseiro, conforme as condições da estrada.
Todo o conjunto motriz é alimentado pela bateria de íon de lítio formada por 432 células, com capacidade para 90 kWh. Posicionada o mais baixo possível entre os eixos, ela contribui para a distribuição de peso equivalente entre eles (50/50) e no centro de gravidade 130 mm mais baixo que o do F-Pace, o que beneficia diretamente a estabilidade do veículo, ao reduzir determinantemente a inclinação da carroceria nas curvas.
Outro ponto bastante positivo do SUV elétrico da Jaguar é o seu carregador de 100 kW, que permite repor até 80% da carga da bateria em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa, quando o reabastecimento pode ser feito durante o lanche nos postos de serviços. Já quando conectado na tomada de casa, com 7 kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, bem apropriado para o carregamento noturno.
A bateria também é recarregada pelo sistema de freio regenerativo incluído no I-Pace, que transforma parte da energia dissipada nas frenagens em eletricidade. Segundo a marca, “os engenheiros substituíram um freio convencional por um elétrico”, o que proporciona a sensação de pedal consistente e preciso em todas as circunstâncias. O I-Pace também permite que o condutor selecione entre níveis alto ou baixo da frenagem regenerativa, a fim de priorizar a eficiência e a autonomia do veículo. Assim, ao selecionar o modo de recuperação máxima, o motorista pode comandar a velocidade do carro somente pelo pedal do acelerador, já que o impulso do veículo é reduzido substancialmente ao se aliviar a pressão no pé direito, diminuindo o uso do freio (algo semelhante ao sistema de freio-motor dos motores a diesel); neste caso, a força de frenagem regenerativa pode chegar a 0.4G.
Com design inspirado no superesportivo Jaguar C-X75, o I-Pace exibe linhas agressivas e silhueta que remete a um cupê, com rodas de aro 22. A assinatura dos faróis full LED em duplo “J” reforçam seu design esportivo.
O capô baixo, teto de alta fluidez e traseira truncada conferem ao SUV um coeficiente de arrasto de apenas 0,29 (Cx). A grade dianteira tem importante papel aerodinâmico, ao canalizar o ar até a base do para-brisas, o que contribui diretamente para a redução do arrasto; o fluxo de ar que passa pela grade frontal e pelas linhas do capô também ajuda no resfriamento da bateria. Da mesma forma que no F-Type e no Range Rover Velar, as maçanetas do I-Pace são embutidas e reveladas no momento de entrar no veículo. Essa característica dá ao SUV um visual mais limpo, ao mesmo tempo em que melhora sua aerodinâmica. Quando equipado com a suspensão pneumática (opcional), o I-Pace pode ser rebaixado em 10 mm em velocidades acima de 105 km/h, contribuindo também para reduzir o arrasto do ar.
Por dentro, o I-Pace oferece um ambiente absolutamente amplo e tecnológico, com acabamento de altíssima qualidade, como convém a um Jaguar. Os materiais que revestem o interior do I-Pace incluem elementos em laca preta (black piano) e alumínio, que dão um ar extremamente moderno ao veículo.
Os ocupantes do banco traseiro têm à sua disposição um generoso espaço de 89 cm para as pernas. A ausência do túnel para o cardã permitiu incorporar um porta-objetos central de 10,5 litros, ideal para guardar telefones, chaves e pequenos objetos. Outro compartimento está posicionado sob o banco traseiro, ótimo para armazenar notebooks ou tablets. Já o porta-malas tem capacidade para até 656 litros, que pode ser ampliada para até 1.453 l com os bancos rebatidos. Como opcional, o modelo traz teto de vidro panorâmico, o que amplia a luminosidade e a sensação de espaço da cabine.
O I-Pace também é o primeiro Jaguar a ser equipado com o novíssimo e totalmente intuitivo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central, semelhantes ao do Range Rover Velar. O sistema foi desenhado para minimizar a distração do condutor, ao distribuir de forma lógica as informações. Todas as funções do veículo como controle de temperatura, sistema de som, modo de condução, entre outras, são controladas por apenas dois comandos giratórios, o que minimiza o volume de informações no painel.
O quadro de instrumentos (cluster) é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT, com as informações mais importantes do veículo, que também podem ser disponibilizadas no para-brisa, por meio do sistema head-up display.
O I-Pace também traz a tecnologia Smart Settings, que registra o estilo de condução dos motoristas e adapta o veículo às preferências de cada um. Por meio da conexão Bluetooth entre o smartphone do motorista e o veículo, todas as configurações de temperatura, posição dos bancos e modo de condução podem ser configuradas antes que ele entre no I-Pace.
O modelo também é totalmente compatível com o sistema Amazon Alexa, permitindo aos proprietários consultarem, de casa, por comando de voz, dados relevantes como carga da bateria disponível, posição das travas de portas, ou mesmo a autonomia restante. O I-Pace também é o primeiro modelo da Jaguar capaz de receber atualizações de software (up grade) automaticamente, melhorando-o continuamente após a compra.
Totalmente desenvolvido no Reino Unido, mas produzido na fábrica de última geração da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, o I-Pace se torna o mais novo membro da família de SUVs da Jaguar, que já conta com o F-Pace – o mais vendido da marca no Brasil e no mundo em 2017 – e com o recém-apresentado SUV compacto, o E-Pace. Por enquanto, não há previsão para o I-Pace chegar ao mercado brasileiro. Há poucos meses, a Jaguar afirmou que todos os seus novos modelos vão oferecer uma versão elétrica até 2020; o próximo deve ser o cupê F-Type, já em fase final de desenvolvimento.
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