Porsche revela 911 GT3 RS 2018 com inédito motor aspirado de 520 cv!




Mais leve e poderoso, 911 GT3 RS 2018 dispara de zero a 100 km/h em 3s2 e chega à máxima de 312 km/h [Divulgação l Porsche]

Sob pressão: nova asa e difusor traseiros aumentaram a carga aerodinâmica e a aderência do GT3 ao asfalto [divulgação l Porsche]
A Porsche não guardou segredo e antecipou as primeiras imagens do novo 911 GT3 RS – a versão mais “de pista” do mitológico cupê -, a duas semanas da apresentação oficial no Salão de Genebra 2018, de 8 a 18 de março, onde o modelo deverá ser um dos centros de peregrinação.

A ansiedade da marca em revelar a nova geração da fera de Stuttgart explica-se: não fosse já uma evolução e tanto conseguir desenvolver o chassi dinamicamente perfeito, deixando-o mais leve e preciso, e extrair maior pressão aerodinâmica, o novo 911 GT3 RS pisa ainda mais fundo e traz sob a tampa traseira o motor aspirado mais poderoso de toda a história da Porsche, com 520 cavalos. E boxer, é claro! Somando uma coisa à outra, o resultado é que o 911 GT3 RS 2018 acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos, e atinge a velocidade máxima de 312 km/h!

Aerodinâmica inspirada nas pistas

Segundo a marca alemã, a aerodinâmica determinou o desenho alargado da carroceria, com sua clássica asa traseira. Ainda assim, a consagrada silhueta do 911 GT3 praticamente não mudou, inovando somente em alguns retoques de design nos faróis e lanternas, os mesmos já aplicados nos outros 911 mais recentes. Minimamente reestilizado, o para-choque dianteiro apresenta um novo spoiler, redesenhado para também otimizar a pressão aerodinâmica.

Por fora, mudanças sutis como novo desenho dos para-choques e saídas de ar sobre os para-lamas dianteiros [Divulgação l Porsche]
Outras novidades externas em destaque no Porsche 911 GT3 RS 2018 são as saídas de ar acima dos para-lamas dianteiros (louvres), para o resfriamento mais eficiente dos freios, e a imensa asa traseira, emprestada do 911 GT2 RS, e que ficou mais alta do que antes. Ainda na parte posterior do modelo, o novo difusor sob o para-choque contribui para o ganho de 8% em pressão aerodinâmica e para a ligeira redução do coeficiente de arrasto.

Embora não tenha divulgado ainda os dados técnicos do novo GT3 (guardados para o lançamento), a Porsche afirma que a utilização de novos materiais na construção do chassi deixou o modelo mais leve e, ao mesmo tempo, com maior resistência, como a fibra de carbono reforçada com plástico que compõe a asa e tampa traseiras, o capô e os para-lamas dianteiros; o poliuretano nos para-choques; o magnésio no teto e rodas; o silenciador traseiro de titânio; e o alumínio combinado aos compostos de aço na estrutura da carroceria.

Carroceria do novo 911 GT3 RS reúne diversos materiais como fibra de carbono, magnésio, alumínio e aços de alta resistência [Reprodução l Porsche]
Também são novas as rodas de alumínio forjado, com porca central, que, juntas, são 100 g mais leves que as do GT3 RS atual. Na frente, os aros de 20” são calçados com os recém-lançados 265/35, enquanto que, no eixo traseiro, os aros de 21” vêm com pneus 235/30. O novo composto dos pneus visa melhorar o comportamento da direção e proporcionar maior tração, combinado ao novo ajuste do sistema de esterçamento das rodas traseiras, para aprimorar a precisão e a agilidade direcionais.

A tecnologia aplicada diretamente das pistas assegura que o chassi ofereça uma dirigibilidade excepcional. Combinado às melhorias aerodinâmicas e de força, o GT3 RS também ganha algumas das alterações nas suspensões do GT2 RS, incluindo a pressão das molas dianteiras e traseiras, e novas juntas esféricas (ball-joints) mais sólidas em todos os braços, que propiciam maior precisão do que as buchas convencionais de borracha.

O mais potente aspirado

No entanto, a melhor parte das mudanças não são visíveis a olho nu. O novo motor de 4 litros, na consagrada configuração de seis cilindros opostos horizontalmente, leva o 911 a novos limites: mantendo a admissão naturalmente aspirada, a usina despeja agora 520 cv, 20 cv a mais que a versão anterior, com a faixa de rotações se estendendo até 9.000 rpm; também o pico de torque subiu 1 kgfm, e gera 47,9 kgfm. Segundo a Porsche, estes ganhos vieram do retrabalho no sistema de admissão e de um novo conjunto de escapamento, feito de titânio.

Poder atmosférico: atualizações fazem do novo 4.0 “boxer” o mais potente aspirado  já produzido em série pela Porsche, com 520 cv [Divulgação l Porsche]
Tudo isto combinado às trocas de marchas ultrarrápidas da caixa de transmissão PDK, de sete velocidades e dupla embreagem, permite que o GT3 RS 2018 atinja os 100 km/h em um décimo de segundo abaixo do antecessor. A velocidade máxima, no entanto, é 3 km/h menor, devido às revisões de aerodinâmica, que exercem maior pressão do carro contra o solo. Em compensação, a Porsche afirma que a nova unidade de gerenciamento do motor melhora as respostas de aceleração. Também de acordo com a marca, o consumo combinado (urbano e rodoviário) é de 7,81 km/l, com a emissão de 291 g/km.

Interior com foco no desempenho

O visual de corrida continua no habitáculo, com bancos do tipo concha moldados em fibra de carbono e revestidos couro. O painel permanece praticamente o mesmo da versão anterior, com exceção ao sistema multimídia PCM, com uma tela de 7” como novo equipamento. A obsessão pelo peso mínimo se reflete nos painéis de porta com pequenas redes ao invés de compartimentos para objetos, alças de lona no lugar das fechaduras, redução do material para absorção acústica e vidros com menor espessura nas janelas.

Painel não mudou muito. Novidade é a tela tátil de 7″ do sistema multimídia PCM, acima do console central [Divulgação l Porsche]
Como todos os atuais modelos GT da Porsche, o pacote Clubsport também é disponível para o 911 GT3 RS, sem custo extra. A lista inclui barra anticapotamento (santantonio), extintor de incêndio manual, cinto de segurança de seis pontos e chave para desconexão da bateria.

Para os mais ambiciosos, a divisão de competição da marca criou um pacote opcional que resulta em maior leveza ao modelo, com componentes adicionais internos e externos de carbono para o chassi, bem como as rodas de magnésio. Nesta configuração, o peso total do 911 GT3 RS fica em torno de 1.430 kg.

Peso mínimo: bancos moldados em fibra de carbono e alças de lona no lugar de fechaduras [Divulgação/Porsche]

O 911 GT3 RS 2018 já está disponível para encomendas e será lançado na Alemanha em meados de abril. Na Europa, o preço do modelo sem opcionais deve ficar ao redor de R$ 640.000. Ainda não há previsão da chegada do novo GT3 RS ao Brasil.

Assista ao vídeo de apresentação do Porsche 911 GT3 RS 2018:

 




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