Novo SUV compacto Peugeot 5008 chega a partir de R$ 157.490




Inédito no Brasil, modelo oferece duas versões, motor 1.6 turbo de 165 cv e câmbio automático de 6 marchas

Um ano depois de seu lançamento na Europa, a Peugeot acaba de desembarcar no mercado brasileiro a nova geração do 5008 – modelo inédito aqui, mas produzido desde 2009 por lá. Nesta nova versão, montada sobre a mesma plataforma EMP2 do SUV compacto Peugeot 3008, o 5008 deixou de lado o conceito de minivan do tipo MPV (sigla de Veículo Múltiplo Uso, em inglês) para também se aventurar no crescente segmento dos utilitários-esportivos. Para tanto, no lugar da silhueta curvilínea e monovolume que o identificava, o 5008 passa a ostentar todas as características de sua nova personalidade, como a frente verticalizada, linha de cintura alta e grande altura livre do solo (240 mm) – mas mantendo a capacidade para sete ocupantes, com a terceira fileira de bancos retráteis no porta-malas. O amplo compartimento de bagagens é outra virtude preservada no novo modelo. Equipado unicamente com motor 1.6 THP, de 165 cv, a gasolina, e transmissão automática de seis marchas com tração dianteira, o 5008 chega nas versões Griffe e GriffePack, com preços sugeridos de R$ 157.490 e R$ 163.990, na ordem.

Peugeot 5008 2018

O visual elegante e imponente do novo 5008 inclui a ampla grade frontal com facetas cromadas, que se conecta aos faróis halogênicos com tecnologia Full LED. O capô longo e horizontal possui nervuras que conferem uma aparência robusta à carroceria, reforçada pelas rodas de aro 19” (com pneus 235/50) e pelas proteções abaixo dos para-choques, caixas de rodas e portas. Sob o vidro traseiro vertical, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED. Elas têm as três “garras” características que formam a assinatura visual da marca francesa, tanto de dia quanto de noite. O utilitário esportivo é disponível em quatro opções de cores: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera (metalizadas) e Branco Nacré (perolizada). Na versão Pack, são adicionados o teto e os retrovisores pretos do pacote Black Diamond.

 

Peugeot 5008 2018Por dentro, o 5008 mantém o elevado padrão externo, com materiais de alta qualidade, couro integral, inserções cromadas e elementos decorativos em preto brilhante. Outro diferencial no segmento é o massageador nos bancos do motorista e passageiro dianteiro, com cinco programas diferentes e independentes.

À frente do motorista, o quadro de mostradores (cluster) digital, com tela de 12,3” de alta resolução e grafismo futurista, é a mais recente evolução do Peugeot i-Cockpit®; totalmente personalizável, dispõe de quatro modos de visualização. O volante Sportdrive é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada e dá mais espaço para as pernas. No centro do painel de instrumentos, outra tela, de 8” e sensível ao toque, permite o acesso às principais funções de conforto – rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis – por meio de seis teclas chamadas de toggle switches. O teto solar panorâmico tem abertura automática e inclui uma cortina com revestimento e guias luminosas azuis, em LED (Ambient Light).

Peugeot 5008 2018

Medindo 4.641 mm de para-choque a outro, o 5008 dispõe de uma generosa distância entre-eixos de 2.840 mm (165 mm a mais que o Peugeot 3008, e 113 mm extras em relação ao próprio antecessor ), o que proporciona mais espaço aos ocupantes, especialmente aos da segunda fileira. Os dois bancos que compõem a terceira fileira são guardados no piso do porta-malas, propiciando uma superfície de carga perfeitamente plana. Com isso, a capacidade do bagageiro varia de 780 litros 9com a terceira fileira recolhida0, a 1940 litros com a segunda fileira também baixada. Com todos os bancos independentes e podendo ser rebatidos separadamente, o 5008 oferece grande flexibilidade do espaço interno: para levar um objeto muito longo, por exemplo, o rebatimento da poltrona do passageiro da frente libera um comprimento de 3,2 m. O acesso ao porta-malas é facilitado pelo assoalho de carga baixo (676 mm acima do solo) e pela tampa de material mais leve.

Peugeot 5008 2018

A modularidade interna também é beneficiada pelos dois espaços de arrumação sob os pés dos passageiros da segunda fileira, persianas retráteis acima das portas traseiras e mesinhas na face de trás dos encostos dianteiros. Os ocupantes da fila intermediária dispõem ainda de um quadro de comandos no centro do console central (abaixo das saídas de ar), para ajustar o fluxo do ar condicionado, com quatro níveis de intensidade.

Peugeot 5008 2018

O motor turbo 1.6 THP, com injeção direta de gasolina, rende 165 cv,a 6.000, e disponibiliza o torque máximo de 24,5 kgf.m logo a 1.400 rpm, o que torna mais rápidas as reações ao acelerador. O câmbio automático de seis marchas (com opção de trocas por meio das aletas atrás do volante), inclui o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport, que dão maior agilidade ao SUV. Com isso, segundo a fábrica, o modelo de 1.632 kg de peso total acelera de zero a 100 km/h em 10,5 segundos, e chega aos 206 km/h. Os dados de consumo e de emissões não foram divulgados e o Inmetro ainda não havia feito as medições do modelo para o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) até o fechamento desta matéria. Na Europa, entretanto, com a gasolina sem adição de etanol, a média combinada é de 16,3 km/l e de 133 g/km, de acordo com os dados publicados pela imprensa.

A suspensão dianteira usa sistema pseudo-McPherson, enquanto na traseira são adotadas as barras de dois braços e molas helicoidais, com rodas semi-independentes. O conjunto de freios emprega discos nas quatro rodas, ventilados na dianteira. Além do ABS e do ESP  (controle de estabilidade ), os equipamentos de segurança de série incluem o AFU (auxílio de frenagem de urgência ), o REF (repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência do freio entre as quatro rodas), e seis airbags: dois frontais, dois laterais e de tórax para o condutor e passageiros, e outros dois do tipo cortina, com extensão até a 3ª fileira de bancos.

Peugeot 5008 2018

Na versão Griffe Pack, o motorista passa a contar com múltiplos sistemas avançados de assistência, como o Active Safety Brake (frenagem automática de emergência e alerta de colisão); correção e alerta de permanência em faixa; detector de fadiga do condutor; assistência de farol alto (comutação automática das luzes alta e baixa), piloto automático inteligente (adaptativo com função Stop); sistema de ponto cego ativo (SAM); Visiopark (auxílio em manobras) e até o leitor de sinalização, com reconhecimento das placas de velocidade e recomendações.

Em termos de conectividade, o veículo conta com equipamentos como o espelhamento do celular, compatível com Android Auto e Apple CarPlayTM (a partir do iPhone 5), permitindo o uso, por exemplo, do Waze e do Google Maps diretamente na tela táctil de 8”. Fora isso, também traz a recarga do smartphone por indução no console, compatível com aparelhos que incluam da tecnologia.

Por fim, o proprietário de um 5008 dispõe também do programa de assistência Peugeot Total Care – que oferece vantagens como serviços de revisões agendadas e reboque gratuito 24h durante 8 anos – e o Renova Peugeot, pelo qual a marca se compromete recomprar o veículo com até 3 anos de uso, pagando até 85% do valor da tabela Fipe.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário