Em apenas sete anos de atividades, o estaleiro Vanquish Yachts já é reconhecido como um vetor de inovações que revolucionam a indústria náutica. E, de novo, o fabricante holandês larga na dianteira em aspectos conceituais ao revelar o VQ40, um barco pensado para os amantes de supercarros.
O novo e avançado projeto, ainda em fase de produção, mescla a tradição do artesanato dos Países Baixos, o casco reforçado com assinatura do premiado estúdio Bakewell-White Yacht Design, da Nova Zelândia, e o perfil exterior incomum criado pelo designer também holandês Guido de Groot.
Traduzido do inglês, vanquish quer dizer “vencedor” e o estaleiro assim batizado, com sede na província de Steenwijk, ao norte da Holanda, vem conquistando grande número de admiradores de todas as partes do mundo, por conta de seus powerboats, os esportivos de altíssimo desempenho e velocidade, construídos em alumínio e cada vez maiores. Contudo, o VQ40 seguirá o próprio rumo, feito com materiais compósitos de fibra de carbono de alta qualidade e voltado para a forte demanda por modelos da Vanquish abaixo de 45 pés (13,7 m).
Segundo os criadores do novo projeto – que mede 12,1 m de comprimento e tem capacidade para 14 ocupantes -, todas as suas configurações foram feitas para acelerar coração. E demonstram o empenho em assegurar que todos os recursos que fazem de um Vanquish algo único estejam presentes nesta nova máquina de velocidade.
O desenho do casco reforçado do VQ40 foi confiado ao premiado estúdio Bakewell-White Yacht Design. Segundo o Vanquish, o trabalho desses arquitetos navais, especialistas em cascos de alto desempenho, ajudou a assegurar a aceleração inigualável à nova embarcação e o desempenho que excede em termos de navegação em ondas e de manobrabilidade.
O desenho exterior excepcional e mais do que exclusivo do barco saiu da prancheta de Guido de Groot, que já trabalhou como designer da Citroën. Seus traços agregaram elegância e funcionalidade ao modelo esportivo, além do estilo Vanquish reconhecido imediatamente.
Outro aspecto fundamental considerado durante o desenvolvimento do VQ40 foi a diversidade de perfis de clientes atendidos pela Vanquish. Por conta disso, o novo modelo é excepcionalmente multifuncional e oferecido com uma ampla gama de motorizações a escolher. Se a preferência for pela propulsão a meio casco, as opções incluem a dupla motorização Volvo D4, de 320 cv de potência cada, com sistema de tração DPI e velocidade máxima de 40 nós (74 km/h), ou a Volvo D6, também dupla, com 440 cv por unidade, que eleva a máxima para 46 nós (85 km/h).
Se a escolha for pela propulsão de popa, a série Mercury Veloce definida para o VQ40 oferece a dupla de motores de 225 cv cada, com velocidade de até 35 nós (65 km/h); a tripla de 350 cv por motor, para até 51 nós (94 km/h); ou, ainda, a configuração Veloce, equipada com três motores de 400 cv cada, capaz de fazer o VQ40 superar os 54 nós (100 km/h). Dessa forma, o estaleiro holandês está certo de que seus clientes vão sentir a força sem igual quando estiverem ocupando o cockpit do VQ40, seja qual for a propulsão escolhida.
A arquitetura do barco oferece amplo espaço a bordo, com bancos e acomodações para todos os ocupantes e corredores seguros e confortáveis para a movimentação entre os ambientes. A cabine abaixo dos decks oferece chuveiro, toalete e uma cama dupla.
Fora isso, oVanquish VQ40 vem equipado com uma elegante cobertura rígida e translúcido, que permite a passagem do vento, mas não do calor.
Os espaços de convivência na proa e na popa são decorados com estofamentos de alta qualidade e extremamente confortáveis.
Atrás dos assentos do piloto e do co-piloto se encontra uma pequena cozinha descoberta, completamente equipada com grill elétrico, bancada com acabamento de alto padrão, pias com torneiras de água quente e fria, geladeira com climatização de vinho e armários.