A caminho de se tornar uma marca 100% elétrica, a Mini apresenta dois dos seus modelos mais importantes. O icônico Mini Cooper passa a ser oferecido unicamente com motor a bateria, garantindo a mobilidade livre de emissões locais, enquanto crossover o Mini Countryman aposenta a versão híbrida e passa a contar com duas configurações elétricas e outra a combustão.
Em todos os veículos que saem de suas linhas de produção em Oxford, nos arredores de Londres, a fabricante britânica (pertencente ao Grupo BMW desde o final da década de 1990), faz questão de que o motorista tenha a sensação de acelerar um kart.
E com a nova geração elétrica, esta identidade de produto foi completamente mantida ou até reforçada, por causa das acelerações imediatas, típicas deste tipo de propulsão.
A experiência a bordo dos novos modelos elétricos também dá um salto tecnológico notável. A principal razão é o sistema multimídia Mini Operating System 9, que foi otimizado com comandos táteis e por voz.
Ao estrear sua quinta geração, o Mini Cooper ainda mantém a essência da marca. Agora, totalmente elétrico, o modelo mais popular da fabricante britânica está disponível nas variantes E e SE, que apresentam maior potência e autonomia.
Dentro do novo organograma da família Mini, a nomenclatura Cooper não será mais usada como especificação de motor, passando a abranger todas as configurações do hatchback premium, de três ou cinco portas, bem como a versão Conversível.
O novo Mini Cooper E, configuração de entrada do modelo 100% elétrico, é equipado com motor de 135 kW de potência, equivalentes a 183,5 cv, e torque de 29,6 kgf.m, disponível instantaneamente. Segundo a fabricante, ele é capaz de levar o hatch de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, com velocidade máxima de 170 km/h. A autonomia é de 305 km, conforme as normas Wltp, adotadas na Europa.
A opção superior, SE, é impulsionada por uma unidade de 160 kW (217,5 cv) de potência e 33,6 kgf.m de torque. A aceleração até 100 km/h pode ser feita em 6s7, com máxima de 180 km/h. A maior vantagem está na autonomia, que pode passar dos 400 km (Wltp) a cada carga completa da bateria.
O design da linha Mini 2024 espelha a nova linguagem visual da marca, batizada de “Simplicidade Carismática”, que equilibra os valores estéticos do modelo mais tradicional da marca com inovações progressivas.
Saliências curtas, capô distintamente estruturado, distância entreeixos longa e rodas grandes – as proporções da nova geração do Mini Cooper mantêm as características desde a sua reinvenção pela BMW, em 2000.
Os clássicos faróis redondos e a grade octogonal são características dominantes da seção dianteira e típicas do Mini Cooper original sessentista.
O caráter do veículo, tão ágil quanto compacto, é reforçado pelas novas luzes diurnas de rodagem (DLR) que formam um aro ao redor dos grupos ópticos dianteiros totalmente de LEDs.
A divisão formal no perfil da carroceria em três partes, a área achatada das janelas e o teto com tonalidade contrastante também garantem que os novos Mini sejam instantaneamente reconhecíveis. As maçanetas externas embutidas, a ausência de alargamentos dos paralamas e as vigias laterais ressaltam a impressão geral limpa e moderna.
A área dos ombros da carroceria, claramente definida, confere ao novo Mini Cooper uma personalidade decididamente atlética. As soleiras laterais na cor preta aproximam visualmente o veículo do asfalto.
Na traseira, os novos Mini trazem lanternas redesenhadas, com inédito formato trapezoidal, e incorporam a tecnologia Matrix LED, que proporciona três configurações diferentes de assinatura, com desenhos variados da iluminação.
Cada assinatura dessas reflete diferentes aspectos do design da carroceria e interage com o ambiente, por meio de animações especiais de boas-vindas e de despedida.
Assim como em seu visual externo, o design elegante e minimalista do Mini Cooper clássico foi mantido no interior da nova geração. O acabamento do novo Mini Cooper apresenta bancos em couro artificial vescin de alta qualidade.
Os tecidos e costuras dos revestimentos das portas, do teto e do piso são feitos de materiais reciclados. Uma trama especialmente desenvolvida é usada para criar o material sintético bicolor, versátil e fácil de cuidar.
A alavanca de câmbio foi eliminada, a fim de criar espaços adicionais para acomodar objetos entre os bancos dianteiros, incluindo um nicho para recarga sem fio do smartphone, que pode ser acessado convenientemente a qualquer momento.
As novas opções de personalização do cockpit também contribuem para ampliar a sensação de bem-estar no interior do novo Mini Cooper, que acomoda até quatro ocupantes.
O antigo mostrador redondo que dominava o centro do painel – característica genética dos Mini, assim como os faróis no mesmo formato – agora se transformou em uma tela em forma de disco flutuante, com diâmetro de 240 mm e tecnologia Oled (sigla, em inglês, de Diodo Orgânico Emissor de Luz).
Rebatizado de Unidade de Interação Mini, o display estabelece um novo padrão com sua alta resolução e alterna as funções de quadro de instrumentos e de interface para os controles de infoentretenimento e de conforto.
Incorporado a ela, o sistema multimídia Mini Operating System 9 ganha ainda mais recursos de comodidade, entre eles o Mini Intelligent Personal Assistant, pode ser ativado por comandos de voz, como a mensagem “Hey, Mini” (“Olá, Mini”), ou por meio de teclas incluídas no volante.
A nova barra de controles – posicionada abaixo da tela circular, para facilitar a visualização pelo motorista – foi reduzida e, agora, tem apenas cinco interruptores, incluindo as chaves de acionamento do motor e dos comandos da transmissão automática (com as posições drive, neutro e ré), entre outros.
Oferecido como item opcional, o sistema de iluminação interna Mini Experience, com até sete modos selecionáveis, dá mais vida ao painel, por meio de projeções de luz especiais que estendem as cores da tela central para todo o ambiente, expandindo a experiência sensorial.
MINI COUNTRYMAN
Mini Countryman SE ALL4 2024
Desenhado para ir além do asfalto, o crossover Mini Countryman traz em sua terceira geração uma versão somente a gasolina e outras duas totalmente elétricas: a E (4×2) e a SE ALL (4×4).
Mantendo as características que lhe conferem o perfil único, na fronteira entre as minivans e os utilitários esportivos, o crossover inglês está visivelmente maior, quando comparado ao modelo anterior, lançado em 2021.
O novo Countryman mede 4.433 mm de de um parachoque a outro (acréscimo de 130 mm), 1.843 mm de largura e 1.656 mm de altura (60 mm a mais). E graças à distância entreeixos alongada para 2.692 mm (+22 mm) , o conforto está proporcionalmente ampliado.
As caixas de rodas alargadas e o design claro e moderno melhoram o apelo estético do Mini aventureiro, reforçando a aparência de robustez. O design elegante da coluna C (última) varia de acordo com o acabamento do veículo, a depender da escolha entre as quatro cores disponíveis para o teto.
Em torno da carroceria, na altura do assoalho, a faixa escura enfatiza a presença cheia de personalidade do novo Mini Countryman.
As lanternas verticais totalmente de LEDs emolduram a ampla tampa do porta-malas – onde se destacam o logo da marca e o nome do modelo em letras garrafais. Equipadas com a tecnologia Matrix, as lanternas possibilitam diversas assinaturas luminosas, incluindo o desenho da Union Jack, reconhecida como a bandeira britânica.
Internamente, volume aumentado da carroceria e os bancos com dimensões reduzidas proporcionam mais espaço para as cabeças e pernas de todos os ocupantes. Os encostos dianteiros, com perfil esportivo, asseguram maior apoio lateral para motorista e passageiro.
Outro fator que contribui para que o novo Countryman seja o maior e mais espaçoso modelo Mini em produção, segundo a marca, é a ampla flexibilidade interna, graças ao encosto tripartido no banco de trás.
Os revestimentos da cabine s]ao produzidos a partir de tecido sintético. Totalmente redesenhado, o painel pode ser personalizado entre oito modos diferentes, que incluem projeções de luz, comandos de interação do usuário personalizáveis e novos sons de motor reproduzidos internamente.
Em comparação com o Mini Cooper, as saídas de ar no cockpit estão dispostas verticalmente, assim como o painel, enfatizando o design minimalista do novo crossover.
O sistema operacional Mini 9 – incrementado com controles por meios de toque e de voz, juntamente com a tela central de Oled (também de 240 mm) e funções adicionais no pacote Mini Connected –, eleva visivelmente o nível de condução no novo Mini Countryman.
Assim como na parte externa, os puxadores internos das portas, montados verticalmente, são integrados às superfícies, tornando a aparência mais limpa e sofisticada.
O maior espaço interno e o teto panorâmico de vidro escurecido fazem da cabine do novo Mini Countryman um ambiente particularmente amplo e luminoso.
A inédita versão 100% elétrica do Mini Countryman conta com dois níveis de motorização. Na configuração de entrada, a E, o modelo vem com uma unidade de 150 kW (204 cv) de potência e 25,5 kgf.m de torque. Com ele, o crossover pode acelerar de zero a 100 km/h em 8s6 e chegar à velocidade máxima de 179 km/h. Segundo a Mini, a autonomia pode ir além dos 460 km.
Na configuração de topo SE ALL4, o novo Countryman passa a dispor da potência de 230 kW (312 cv) e torque de 30 kgf.m. De acordo com os dados de fábrica, a opção 4×4 vai de zero a 100 km/h em apenas 5s6, com máxima de 180 km/h. E a cada carga completa de bateria, o Countryman off-road totalmente elétrico pode rodar até 432 km (Wltp).
O sistema de tração integral ALL4 conta com três modos de distribuição dinâmica da potência entre as quatro rodas, permitindo ao modelo trafegar com facilidade sobre qualquer condição de terreno e de aderência.
O modo “Verde”, completamente silencioso, privilegia a eficiência da bateria, fazendo com que sua autonomia seja estendida. No “Core”, o Mini oferece a experiência de condução clássica e confortável da marca, com um ambiente sofisticado e moderno. Já na opção “Kart”, inspirada no icônico modelo esportivo John Cooper Works, o trem de força possibilita uma condução mais emocionante, com respostas imediatas no volante e no pedal do acelerador.
Os novos Mini Cooper e Countryman já estão disponíveis para reservas no mercado europeu, com as primeiras entregas previstas para meados do ano que vem. Os preços básicos sugeridos são de 30 mil libras esterlinas para o Mini Cooper de três portas (cerca de R$ 188 mil), e de 42.080 libras para o Countryman E (R$ 264 mil).
A marca ainda não divulgou os planos para a chegada dos novos modelos eletrificados ao mercado brasileiro. Atualmente, estão disponíveis aqui o Mini Cooper S E de três portas, com motor 100% elétrico de 184 cv, a partir de R$ 199.990, e o Mini Countryman SE Híbrido Plug-In ALL4 (que combina um motor elétrico e outro a combustão, totalizando 224 cv), com preço inicial de R$ 284.990.
Curiosamente, lá em sua terra natal, nos domínios do rei Charles III, a versão básica da atual geração do Mini Cooper SE de três portas sai a partir de 32.550 libras, o equivalente a R$ 204 mil, arredondados – mais caro, portanto, do que o preço praticado pela marca, hoje, no Brasil.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Mini Brasil I Imagens: Divulgação