O Chevrolet Cruze turbo está ganhando duas novidades simultâneas com a chegada das configurações RS, que passa a ser a única disponível para a versão hatch, e Midnight, para o sedã, que trazem acabamentos e tecnologias inéditas na linha.
A customização de fábrica RS acentua o caráter arrojado do hatch. Outra mudança está na nova calibração do conjunto mecânico, que herda os ajustes de suspensão e de direção da configuração Sport6, resultando na dirigibilidade aprimorada.
Visto de frente, o veículo apresenta uma sutil mudança de caráter, proporcionada pelo conjunto mais imponente composto pela grade com detalhes em cromo escurecido e o logo “RS” em vermelho, a gravata Chevrolet com fundo preto e os faróis com iluminação por LEDs (Diodo Emissor de Luz) e máscara negra.
Nas laterais, as molduras das áreas envidraçadas, os adesivos de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido para reforçar as proporções atléticas do hatch, assim como a linha de cintura. Já as rodas personalizadas contribuem para deixar o visual do carro ainda mais esportivo.
Novo também é o conceito de teto preto metálico, que parece ampliar a área do teto-solar e altera a percepção de proporções do modelo, agregando a aparência ainda mais arrojada. Na traseira, o aerofólio funcional também apresenta acabamento escurecido, assim como os emblemas do nome e da marca do modelo aplicados na tampa traseira, próximos às lanternas de LED tridimensionais.
O Cruze RS está disponível nas cores branco summit, cinza satin steel e vermelho chili, exclusivo para este modelo. Caso o cliente prefira um carro estilo monocromático, existe a opção da carroceria completamente coberta em preto ouro negro.
Internamente, o propósito foi reforçar a sensação de interação com sofisticação, criando um ambiente mais envolvente e exclusivo. Os diferenciais ficam por conta da seleção dos materiais de acabamento além da escolha da cor para os revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos – todos em preto, enquanto as costuras pespontadas dos assentos são confeccionadas com linha vermelha. Fora isso, os tapetes bordados e as soleiras são adornados com o logo “RS”.
O Cruze RS vem com duas chaves eletrônicas e, a partir de agora, também é capaz de identificar qual das duas está sendo usada e ajustar o conteúdo do sistema multimídia para as preferências memorizadas de cada usuário, o que inclui aplicativos, estações de rádio etc.
Na parte mecânica, o modelo incorpora do extinto Sport6 os amortecedores especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão, que combinado com uma calibração exclusiva da direção elétrica, entrega melhor estabilidade em curvas, além de uma resposta mais rápida e precisa em altas velocidade.
A segunda novidade da linha Cruze é a configuração Midnight, que chega para ampliar o leque de opções do sedã. Apesar de ser mais acessível que as opções de topo de LTZ e Premier, o Cruze Midnight carrega a essência de um veículo premium em relação a estilo e tecnologia.
O conceito Midnight da Chevrolet inclui, além da pintura com o tradicional preto ouro negro, as opções de cores metálicas azul eclipse e o cinza satin steel. No interior da cabine, como sugere o nome da configuração, a forração do teto e os revestimentos macios ao toque presentes nas portas e no painel ganham tons predominantemente escurecidos, também.
Tal como os outros modelos da série Midnight, o Cruze se destaca pelos acabamentos sofisticados e customizados, proporcionando um toque extra de ousadia incomum em sedãs.
Na dianteira, o destaque começa pela gravata “Chevrolet” com fundo preto e pela moldura em cromo escurecido da barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo. A grade tem elementos estéticos próprias do sedã e os faróis com máscara negra e luz de condução diurna (DRL) de LED, aliadas às luzes auxiliares do tipo canhão, formam o conjunto óptico frontal.
Visto de perfil, as rodas com aro de 17 polegadas em dois tons mesclam, pela primeira vez, o preto com o cromado. Um filete metalizado faz a harmonização com as maçanetas. Já o logo “Midnight” fica na parte inferior da porta dianteira, alinhado com os retrovisores externos.
A ausência de frisos é proposital, para que os vincos da carroceria sejam evidenciados, assim como a silhueta do veículo marcada pela caída do teto semelhante à de um cupê.
O Cruze Midnight ainda reúne equipamentos de comodidade valorizados como revestimento premium dos bancos e painel, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e recirculação automática; partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas e da tampa traseira com sensor de aproximação; regulagem de altura dos faróis; controlador de velocidade de cruzeiro; e limitador de velocidade.
Apesar da traseira propositalmente mais curta do que de sedãs tradicionais, o Cruze entrega amplo espaço tanto para cinco passageiros como para bagagens. O entre-eixos mede 2.700 mm e o porta-malas acomoda até 440 l.
Em ambas as versões, o Cruze vem equipado com motor 1.4 turbo que desenvolve até 153 cv de potência entre 5.600 rpm e 6.000 rpm, e 24,5 kgfm de torque, com 90% dessa força disponíveis numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Paralelamente, tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas garantem agilidade ao veículo tanto em arrancadas como em ultrapassagens.
A transmissão automática de seis velocidades caracteriza-se pela suavidade e precisão nas trocas de marcha. Dotada de inteligência artificial, ela é capaz de entender as preferências do motorista e se adaptar ao seu modo de condução. O sistema Active Select permite fazer trocas manuais por meio da alavanca no console.
Tanto o hatch RS quanto o sedã Midnaight também trazem um pacote substancial de conectividade. Começando pelo sistema multimídia MyLink, ele oferece tela colorida de 8” (20,32 cm), compatível com as plataformas Apple Car Play e Android Auto, e pode parear de até dois smartphones simultaneamente via Bluetooth.
O wi-fi (roteador) nativo tem antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável, com capacidade para conectar até sete aparelhos (como telefones, tablets e lap-tops) ao mesmo tempo. O aplicativo myChevrolet para smartphones e smartwatchs permite comandar funções do carro à distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.
Também presente em ambos as versões, a tecnologia OnStar é o sistema de telemática avançado da General Motors que oferece assistência 24 horas em todos os dias da semana, para serviços de emergência e segurança.
Fora isso, a tecnologia OTA (Over The Air, ou “sobre o ar”) permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota; assim, o automóvel pode receber evoluções dos programas eletrônicos embarcados sem qualquer intervenção do motorista ou de técnicos nas concessionárias, de forma semelhante ao que já ocorre com os smartphones.
A linha Cruze também conta com elevado nível segurança. A lista de equipamentos de série inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortinas); controles eletrônicos de estabilidade e de tração com a função de assistente de partida em aclive; monitoramento da pressão dos pneus; câmera de ré de alta definição; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A comodidade a bordo dispõe de sistema de áudio premium; acendimento automático dos faróis por meio de sensores de luminosidade externa; sensor de chuva para acionamento automático do limpador de parabrisa; central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.
As novas configurações já estão disponíveis nas concessionárias Chevrolet, com preço básico sugerido de R$ 148.436 para Cruze RS, e de R$ 134.499 para o sedã Cruze Midnight, de acordo com a tabela Fipe.
Fontes: Chevrolet e Fipe I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação