NOVO AZIMUT FLY 56 TRAZ MAIS CONFORTO E DESEMPENHO

Destaque no São Paulo Boat Show 2024, iate italiano ganha cozinha integrada às áreas interna e externa, closet na suíte principal e sistema de propulsão Volvo IPS

O São Paulo Boat Show 2024, realizado em setembro, foi o palco do lançamento mundial do novo Azimut Fly 56 – um dos barcos mais luxuosos nesta edição do evento, que é o maior do setor na América Latina.

O barco de 56 pés (17 m) é o mais novo integrante da Coleção Flybridge da Azimut Yachts, marca líder na fabricação de iates de luxo do mundo (segundo o Global Order Book), com matriz em Avigliana, Itália, e parque de produção também no Brasil desde 2010, em Itajaí (SC).

Novo Azimut Fly 56

Na visão do estaleiro europeu, a nova geração do Azimut Fly 56 promete surpreender o mercado internacional, especialmente em relação ao elevado padrão de design e avançado conteúdo de tecnologia.

O desenho externo tem a assinatura do premiado estúdio Alberto Mancini Yacht Design, com sede em Mônaco, e interiores concebidos pela própria equipe do Departamento de Estilo da Azimut Yachts.

Graças à alta engenharia empregada, o Azimut Fly 56 traz para as águas diversos ambientes que proporcionam o mesmo conforto de uma casa de alto luxo integrada à natureza.

 

O novo Azimut Fly 56 tem preço inicial de R$ 15 milhões, mas pode ser ainda mais elevado a depender das preferências de acabamento e nível de equipamentos definidos pelo cliente.


ESPAÇOS INTEGRADOS

Novo Azimut Fly 56

O lounge de proa impressiona pela sua amplitude e conforto, com sofá e espreguiçadeiras de encostos reclináveis, propiciando toda a comodidade tanto para apreciar a natureza quanto para banhos de sol.

A versatilidade deste espaço permite que ele seja personalizado de acordo com as preferências do proprietário, criando um ambiente único e funcional, propõe o estaleiro.

Nova cozinha recuada liga o salão à área externa

A decoração interna combina elementos orgânicos, como móveis em linhas curvas, com sofás em tons claros e revestimentos em tecidos especiais. É o caso do bouclé, com textura felpuda, tendência mundial em residências, de acordo com a fabricante.

Também são vistos detalhes em carvalho escovado, estofamentos com cores naturais e toques em bronze fosco, que realçam a nobreza dos materiais e a sensação de amplitude e aconchego em todos os espaços a bordo.

Novo Azimut Fly 56

O salão principal segue o conceito de arquitetura aberta, sem divisórias, integrando os espaços para refeições e de estar com a central de comando principal da embarcação.

As grandes janelas panorâmicas de ambos os lados do salão permitem a abundante entrada de luz natural em todos os ambientes, além de conectá-los visualmente às paisagens.

Área gourmet é conjugada à cozinha

A integração entre os espaços é um dos destaques do iate, com planta aberta e sem divisórias. A cozinha se conecta estrategicamente à praça de popa (terraço de convivência externo na parte traseira dos barcos), que facilita refeições tanto dentro quanto fora do iate.

A área gourmet na “varanda sobre as águas” conta com sofá em U ao redor da mesa ao ar livre e plataforma para mergulhos ou relaxamento com vista para o mar.


HOTEL 5 ESTRELAS

Suíte principal ocupa toda a largura do barco

No pavimento inferior, o novo Azimut Fly 56 acomoda até seis pessoas com total conforto, distribuídos por uma ampla suíte privativa e dois quartos (um com duas camas de solteiro e outro com acomodação para casal), com  banheiro compartilhado.

Os espaços com chuveiro seguem o mesmo padrão de excelência, com acabamentos de alta qualidade como metais e pedras nobres, combinados ao design moderno e luxuoso.

Ao lado do sofá, a porta do inédito closet

A motorização atualizada do novo Azimut Fly 56, agora mais compacta, permitiu a ampliação da cabine master, ou principal, situada na parte central do barco (meia-nau).

Além do espaço generoso que ocupa toda a largura (boca) do iate, ela é mobiliada com cama de casal confortável e sofá, e passa a oferecer um closet, com prateleiras, gavetas e cofre.

Outros dois quartos contam com banheiro conjugado

Fora isso, os ocupantes dispõem de diversos compartimentos para acomodar outros pertences pessoais, que garantem praticidade para longos cruzeiros.

Há, ainda, uma quarta cabine individual destinada ao tripulante, com acesso apenas externo. A praça de popa conta com plataforma submersível, que oferece ainda mais lazer a bordo.


COBERTURA TRIPLEX

Flybridge agrega três ambientes

A área externa superior, chamada de flybridge, reúne três ambientes que garantem experiências exclusivas ao ar livre: o segundo posto de comando, um lounge com chaises e sofás, além de área para refeições com galley (cozinha reduzida).

À frente deste espaço, um parabrisa translúcido desvia o vento do solário e assento do piloto. O teto em lona pode ser recolhido, convertendo o pavimento mais elevado numa cobertura a céu aberto.

Cobertura de lona do flybridge pode ser recolhida

A posição de pilotagem é equipada com painel fornecido pela Garmin, onde uma grande tela digital é dividida em dois displays de 12” (30,4 cm), nos quais são exibidos os dados sobre o funcionamento do barco e de navegação.

O sistema de controle por joystick (pequena alavanca multidirecional, semelhante às usadas em videogames) é outra novidade na Fly 56, integrado ao sistema de propulsão Volvo Penta IPS que passa a equipar o modelo.

Posto de comando principal com joystick à direita do volante

O dispositivo neste formato facilita o controle e a condução da embarcação, permitindo manobras precisas e seguras, além da possibilidade de comandar o barco por meio de um tablet. Ao mesmo tempo, atua como um sistema analógico para o iate, oferecendo comando intuitivo em várias situações.

No entanto, quando o modo Joystick Driving é ativado, o piloto automático é acionado imediatamente, resultando em correções rápidas de curso e posicionamento do barco em linha reta.


CASA DE MÁQUINAS

Novo Azimut Fly 56 estreia dupla propulsão Volvo Penta IPS, com total de 1.470 cv

Por fim, como já citado anteriormente, o novo Azimut Fly 56 estreia o sistema de propulsão multidirecional Volvo Penta IPS – sigla para Inboard Performance System, que traduzido significa “Sistema de Performance de Centro”.

Ele substitui o padrão de hélices com eixos de rotação longitudinais apoiados por suportes do tipo “pé de galinha”.

Sistema de propulsão Volvo Penta IPS, com hélices invertidas

O revolucionário conceito Volvo Penta IPS, lançado em 2005, tem como características as hélices voltadas para frente e montadas na parte dianteira da unidade de propulsão.

Elas giram no sentido inverso e puxam a embarcação, ao invés de empurrá-la, de forma contrária aos sistemas de hélices convencionais. O fluxo gerado pelas pás é paralelo à quilha do casco e, por isso, toda a potência criada impulsiona a embarcação para a frente, segundo a fabricante sueca do conjunto de propulsão.

Praça de popa tem plataforma submersível

A configuração escolhida para equipar o lançamento da Coleção Flybridge emparelha dois motores Volvo IPS 950 D11, com potência de 735 cv, cada.

Com isso, o novo Azimut Fly 56 pode atingir a velocidade máxima de 31 nós (57 km/h) e navegar em cruzeiro a 26 nós (48 km/h), garantindo excelente desempenho em todas as condições de navegação, afirma o estaleiro italiano. Che meraviglia! ♦ 


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Azimut Yachts Brasil e Volvo Penta Brasil I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.

E saiba antes seguindo nossas redes sociais:

Instagram: @universomotor.com.br

Facebook: /universomotor

Linkedin: /universomotor

Sobre Universo Motor 1066 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário