Passada a euforia pela segunda vitória consecutiva da Ferrari na 24 Horas de Le Mans, a mais importante prova de resistência do automobilismo internacional, o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) desembarca suas supermáquinas em Interlagos para a disputa da 6 Horas de São Paulo, neste final de semana (12 a 14).
A largada para a quinta etapa do calendário de 2024, e que abre a segunda metade da temporada, está prevista para as 11h30 do domingo. A lista de inscritos conta com 37 carros, divididos em duas categorias, Hypercar e LMGT3.
A classe principal é a Hypercar, exclusiva para protótipos híbridos com tração nas quatro rodas, na qual participarão 19 máquinas, das fabricantes Porsche, Ferrari, Toyota, BMW, Cadillac, Alpine, Peugeot, Lamborghini e Isotta Fraschini.
Na previsão dos organizadores da prova, os pilotos dos hipercarros deverão percorrer cerca de 50% da volta pelo circuito de 4.309 km com o pé totalmente no fundo no acelerador, chegando perto dos 305 km/h na freada do S do Senna, o ponto mais crítico da pista.
Durante cada volta pelo mesmo traçado utilizado pela Fórmula 1, eles contornam 15 curvas (cinco delas para a direita), com cerca de 38 mudanças de marcha, no caso dos protótipos híbridos do WEC.
Os outros 18 carros estão inscritos para a 6 Horas de São Paulo medirão forças na categoria LMGT3, destinada a modelos de Grã Turismo e tração traseira.
E é nela que se concentra a esperança de uma vitória brasileira em Interlagos, por conta da participação do curitibano Augusto Farfus, que pilotará o BMW M4 LMGT3 pela Team WRT, equipe oficial da fábrica alemã, e do carioca Nicolas Costa, ao volante do McLaren 720S LMGT3 Evo, da escuderia particular United Autosports.
Vale mencionar que o outro BMW M4 GT3 da equipe WRT, com o nº 46, será conduzido por Valentino Rossi, heptacampeão da MotoGP. Agora como piloto contratado da BMW, o italiano fará sua primeira corrida no circuito paulistano, revezando o volante com o belga Maxime Martin e com omaniano Ahmad Al Harthy – mesma formação de Le Mans.
FARFUS: PERTO DA LIDERANÇA
Aos 40 anos de idade, e desde os nove ao volante de um kart, Farfus tem uma carreira vitoriosa no automobilismo, com destaque para o título da F-3000 em 2003 (com apenas 20 anos) e o vice no DTM, o campeonato alemão de Turismo, em 2013.
Competindo com carros da BMW desde 2007, o paranaense correu pela última vez em Interlagos há sete anos, quando disputou uma prova da Stock Car como convidado, em sua terceira experiência na categoria nacional.
Agora, após a vitória em Imola, na Itália, e o segundo lugar em Le Mans, na atual temporada, ele retorna ao cockpit do BMW M4 GT3 nº 31 para lutar pela liderança do Campeonato Mundial na classe LMGT3, ao lado do indonésio Sean Gelael e do britânico Darren Leung. O trio está apenas dois pontos atrás dos líderes da Porsche, com 73 pontos.
COSTA: ACELERANDO UM SONHO
O outro piloto brasileiro é Nicolas Costa, que está prestes a realizar o sonho de disputar uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance em seu país. O piloto nascido no Rio de Janeiro correrá no McLaren 720S GT3 número 59, ao lado do inglês James Cottingham e o suíço Gregoire Saucy.
É a mesma formação que disputou a prova de Le Mans, no mês passado, quando Nícolas fez sua estreia no mítico circuito de La Sarthe. Infelizmente, o trio teve de abandonar a prova por conta de problemas no câmbio. Ainda assim, sua equipe, a United Autosports, estreante na classe LMGT3 , já consegue bons desempenhos com seus dois carros inscritos no WEC.
Em sua apresentação em São Paulo, Nicolas enfatizou a grande diferença entre os traçados de Le Mans e de Interlagos: “Saímos da pista mais longa da temporada, com mais de 13 km de extensão, para a mais curta, com pouco mais de 4 km. Nosso carro é bom em curvas de alta, mas não está entre os mais velozes nas retas. Durante a corrida, o tráfego será maior e isso requer atenção”, analisou o piloto brasileiro.
TEMPORADA INDEFINIDA
A disputa cada vez mais acirrada pelos títulos de Pilotos e de Construtores do Campeonato Mundial de Endurance de Hipercarros da FIA coloca três marcas supercampeãs separadas por apenas 12 pontos na classificação.
A Porsche lidera com o total de 108 pontos, seguida de perto pela Ferrari, com 99, e pela Toyota, com 96 pontos. Nas quatro rodadas que ainda restam até o final da temporada – Brasil, Estados Unidos, Japão e Bahrein – estão em jogo mais 100 pontos distribuídos pelas vitórias e outros quatro pelas pole positions. Ou seja, a luta pelo título de 2024 está totalmente aberta e imprevisível.
ONDE ASSISTIR
As atividades de pista da 6 Horas de São Paulo começam nesta sexta-feira (12) com dois períodos de treinos livres (FP1 e FP2). No sábado, os carros voltam para a pista para as sessões de qualificação, culminando com a disputa da Hyperpole, que define quem partirá da posição de honra no grid.
A largada para a quinta etapa da temporada do WEC está programada para a manhã de domingo (14), às 11h30, no horário de Brasília.
Os treinos de sábado e a corrida serão transmitidos na íntegra pelo grupo Bandeirantes, por meio do canal de TV por assinatura Band Sports, simultaneamente com o canal Esporte na Band no YouTube, aplicativo BandPlay e portal band.com.br.
No canal de TV aberto da Band, serão veiculados flashes da corrida durante o programa Show do Esporte e ao longo da programação. •UM
PROGRAMAÇÃO
Rolex 6 Horas de São Paulo 2024
Sexta-feira (12)
10:45 – 12h15 I Treino livre 1
15:15 – 16h45 I Treino livre 2
Sábado (13)
10h30 – 11h30 I Treino livre 3
14h30 – 14h42 I Qualificação LMGT3
14h50 – 15h I Hyperpole LMGT3
15h10 – 15h22 I Qualificação Hypercar
15h30 – 15h40 I Hyperpole Hypercar
Domingo (14)
11h30 – 17h30 I Corrida
CRÉDITOS
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: FIA WEC, BMW global e McLaren São Paulo I Imagens: Divulgação
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