O primeiro lote comercial da Blazer EV acaba de desembarcar no porto de Vitória, no Espírito Santo. O SUV médio da Chevrolet, em sua versão 100% elétrica e premium, chega em breve ao mercado nacional.
Segundo a empresa, este será o ponto de partida para o período de maior transformação da marca da gravata borboleta no País, com o lançamento de novos produtos, que vão oferecer maior segurança, conectividade e eficiência, tanto energética quanto ambiental.
Inédita, a Blazer EV (Electric Vehicle) foi apresentada dois anos atrás, já como modelo 2024, nas configurações de acabamento LT, RS e pela primeira vez, a SS para um veículo movido a eletricidade.
Dependendo dessas siglas, o modelo vem equipado com um ou dos motores. No primeiro caso, disponível para as opções LT e RS, o propulsor instalado na traseira rende a potência de 255 kW (340 cv) e torque máximo de 44,8 kgf.m; por efeito, a tração se dá apenas nas rodas de trás (ou RWD, de rear wheel drive).
Já na versão com dupla motorização, a Blazer EV dispõe de um propulsor em cada eixo, com potência combinada de 212 kW (288 cv) e torque associado de 46 kgf.m; neste caso, a tração atua nas quatro rodas (AWD, de all wheel drive), mas pode acionar apenas as dianteiras, dependendo da condição de tráfego.
Na versão de topo SS (Super Sport), também 4×4, a potência salta brutalmente para quase o dobro, com 557 cv, assim como torque de 89,5 kgf.m.
Em ambos os arranjos de trem de força, a energia vem de um conjunto de baterias de íons de lítio, incorporado ao assoalho do veículo. Conforme os dados da ficha técnica da Blazer EV nos Estados Unidos, as configurações AWD (com dois motores) são equipadas com baterias de 85 kWh de capacidade total, que permite ao veículo percorrer até 449 km a cada carga completa.
Por sua vez, na versão RWD (com motor único) as baterias têm capacidade ampliada para 102 kWh, estendendo a autonomia para 521 km.
O sistema de recarga do tipo plug-in da Blazer EV (com conexão à rede elétrica) acompanha um módulo para uso em corrente alternada (CA), com potência de 11,5 kW.
Nas estações de carregamento público com sistema rápido de corrente contínua (CC), de até 190 kW, é possível repor energia suficiente para rodar até 125 km em cerca de 10 minutos.
DESIGN AVANÇADO
A Blazer EV é construída sobre a novíssima plataforma Ultium, que é a base da estratégia de veículos elétricos da General Motors e suporta as múltiplas opções carroceria de suas marcas – especialmente Chevrolet, Cadillac e Buick – e os três sistemas de tração disponíveis: dianteira, traseira e integral (4×4).
O design do SUV médio é inspirado nos carros de alto desempenho da Chevrolet, como o Camaro e o Corvette, com perfil musculoso e atlético. As linhas tensas e convergentes da carroceria transmitem movimento, enquanto as grandes aberturas de ventilação dos paralamas dianteiros são uma homenagem ao legado do automobilismo da marca.
A iluminação exterior, totalmente de LEDs, expressa uma ousada assinatura animada, com sequências ativadas quando o motorista se aproxima ou se afasta do carro, portando o módulo de abertura das portas.
O conjunto óptico dianteiro também transmite o nível de carga enquanto o veículo recarrega. À medida que o nível da bateria se eleva, o movimento sequencial das luzes também aumenta em velocidade e intensidade.
CONECTIVIDADE E SEGURANÇA
Internamente, chama a atenção a tela central de 17,7” (45 cm) sensível ao toque e personalizável, que dá acesso ao sistema multimídia.
À frente do motorista, o quadro de instrumentos é formado por outro display digital colorido, de 11” (28 cm). E assim como nos carros esportivos, o volante com base reta facilita a entrada e saída do condutor.
O Blazer EV também traz as mais recentes tecnologias de assistência ao motorista da Chevrolet, incluindo Reverse Automatic Braking 6 e Advanced Park Assist 6.
Eles complementam o conjunto padrão de tecnologias Chevy Safety Assist 6, com frenagem automática de emergência; alerta de colisão dianteira; frenagem dianteira de pedestres; indicador de distância de seguimento; e assistência de manutenção de faixa com aviso de saída de faixa.
Também é incluída a tecnologia de faróis IntelliBeam, que baixa o facho de luz ao detectar um veículo vindo no sentido oposto, para não ofuscar a visão do outro motorista.
CHEGADA AO BRASIL
Desembarque do primeiro lote da Chevrolet Blazer EV em Vitória (ES)
Produzida na planta da General Motors (dona da Chevrolet) em Ramos Arizpe, no México – a mesma de onde sai a sua versão a combustão -, a Blazer EV teve as vendas iniciadas em meados de 2023 nos mercados dos EUA e Canadá.
No Brasil, a marca ainda não anunciou a data de lançamento do seu novo SUV 100% elétrico, bem como os detalhes sobre opções de acabamento e motorização a serem oferecidas aqui.
No entanto, olhando atentamente as imagens do desembarque dos carros no porto capixaba, distribuídas pela própria marca, é possível identificar que os veículos focalizados são da configuração Rally Sport. Ela se diferencia pelos detalhes escurecidos ao redor da carroceria, incluindo as rodas de 21 polegadas, e pelos emblemas “RS” em vermelho, na esquerda da grade frontal e à direita na tampa traseira.
O vídeo abaixo, apresentado por Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, mostra o momento em que os veículos tocam o solo brasileiro. Veja:
O que não ficou claro é qual o tipo de tração que estas primeiras unidades vêm equipadas – já que a Blazer EV RS possui versões AWD e RWD – e se apenas a configuração esportiva do SUV premium será oferecida no mercado nacional.
Porém, essas e todas as outras dúvidas sobre o novo modelo 100% elétrico da Chevrolet só devem ser esclarecidas mais próximo à chegada do modelo às concessionárias, quando a marca divulgará todas as informações. Inclusive se a toda poderosa versão SS faz parte dos seus planos para o Brasil. Oremos! •UM
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Chevrolet Brasil e Global I Imagens: Divulgação
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.