A Audi está completando três décadas desde a sua chegada oficial ao Brasil, contando com a fase inicial em que foi representada pela Senna Import – empresa criada pelo tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna e uma de suas manobras mais audazes fora das pistas.
Para celebrar a ocasião, a marca das quatro argolas promete uma série de lançamentos no mercado nacional ao longo deste ano. E a temporada comemorativa já começa em ritmo de emoções extremas, com a estreia no país da nova versão da station wagon RS 6 Avant, um dos modelos mais famosos e cultuados da Casa de Ingolstadt. A sigla RS, que identifica os veículos e acessórios de alto desempenho da Audi, vem de RennSport, termo em alemão que significa “esporte de corrida”.
E não é só. A configuração que chega aqui é a opção de topo do modelo, chamada de Performance, que é nada menos do que a versão mais poderosa da RS 6 já produzida. Retrabalhado em diversos aspectos, seu motor V-8 de 4 litros, biturbo, gera potência 5% maior, se comparada à versão anterior, e mais de 6% de ganho no torque.
Vale lembrar que, por muitos anos, este modelo da Audi ostentou o título de “a perua de produção mais rápida e veloz do mundo” – hoje dividido com a BMW M3 Touring -, sem nunca abrir mão de seu propósito básico em ser um carro para toda a família, com espaço para acomodar cinco ocupantes confortavelmente e porta-malas amplo o suficiente para receber todas as suas bagagens.
“Conseguimos o que parecia impossível: tornar a lendária RS 6 Avant ainda mais esportiva e divertida ao volante”, afirmou Gerold Pillekamp, diretor de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
“Temos orgulho de perpetuar o nosso DNA das pistas de competição em todo o nosso portfólio de veículos, que oferece opções a todos os gostos e estilos – como os amantes das station wagons”, concluiu.
A novíssima RS 6 Avant Performance foi lançada na Alemanha em meados do ano passado, juntamente com a edição idêntica do cupê Audi RS 6 Sportback.
Além do poder de fogo elevado e de incorporar mais equipamentos e tecnologias, ela apresenta atualizações pontuais no seu cativante design externo – facilmente reconhecido pelas linhas agressivas e vincos proeminentes, que denotam a vocação esportiva do modelo.
Externamente, a icônica (e cada vez mais exclusiva) carroceria station wagon da RS 6 Avant Performance mede 4.995 mm de um parachoque a outro, 2.110 mm de largura, 1.487 mm de altura e 2.930 mm de distância entreeeixos. O peso total em ordem de marcha é de 2.075 kg, com o tanque de combustível de 73 litros completo.
DESIGN INTIMIDADOR
Na dianteira, a “cara de brava” da RS 6 Performance é sugerida por diversos recursos de design, que lhe conferem formas bastante dinâmicas e volume intimidante. Um deles é o capô de perfil baixo, cuja parte central é ressaltada por nervuras diagonais desde a borda frontal até o parabrisa, enfatizada por vincos paralelos a ela, um de cada lado.
Outro elemento estético de grande impacto visual são as imensas janelas de ventilação dianteiras, divididas entre as enormes tomadas de ar nas extremidades do parachoque (para refrigeração dos freios) e a grade do radiador em formato hexagonal que toma toda a área central do painel dianteiro, com tela em colmeia (sextavada).
Audi Matrix
Contribui de forma decisiva para o semblante invocado da superstantion os faróis Audi Full LED HD, com formato tridimensional que avança sobre os paralamas.
Chama a atenção, especialmente, o padrão particular de seus módulos de iluminação, com 12 barras inclinadas de cada lado; as alturas variadas entre elas, mais curtas ao centro, resultam na sensação de um olhar fixo sobre a presa prestes a ser atacada – neste caso, o asfalto.
Quanto ao conteúdo, o conjunto óptico é equipado, de série, com o sistema Audi Matrix, que dispersa 1,3 milhão de pixels por farol e permite que a luz seja controlada com alta precisão.
O sistema inclui a tecnologia Audi Laser Light, acionada assim que o veículo atinge 70 km/h, capaz de duplicar o alcance do farol alto. Um pequeno módulo de laser em cada farol gera um cone de luz que se estende por várias centenas de metros, como um holofote.
Nas laterais, as saias na altura do assoalho reforçam o perfil esportivo que instiga os olhos. O jogo de rodas com aro de 22” dispõe de quatro modelos a escolher, que variam o acabamento entre preto brilhante ou fosco, além do cinza fosco. Seja qual for a aparência, elas vêm montadas com pneus de perfil baixo Pirelli P Zero 285/30 ZR 22.
Vista por trás, o desenho das lanternas em LED se estende desde os flancos da carroceria até a tampa do porta-malas, formato tridimensional perfeito para as luzes dinâmicas de direção (piscas), com efeito visual animado. Completam o aspecto radical da RS 6 Performance as duas saídas de escapamento ovaladas, uma em cada extremidade do parachoque.
A paleta de cores para a pintura externa oferece as tonalidades cinza nardo (sólida); azul ascari, branco geleira, prata florete, vermelho granadina, preto mito (metálicas); cinza daytona (perolizada); e preto sebring (efeito cristal). Opcionalmente, é possível escolher entre uma das cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco, com acréscimos de R$ 57.000 e R$ 85.000, respectivamente.
Como opção de customização livre, o cliente pode trocar o pacote Alumínio (cromado) pelo novo kit exterior Audi exclusive, que aplica a pintura em cinza fosco nas capas dos retrovisores, molduras das janelas, entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais.
PERFORMANCE EXTREMA
Audi RS 6 Avant Performance
O consagrado propulsor Tsfi de oito cilindros em V, biturbo, com 3.996 cm³ de cilindrada, a gasolina, foi lapidado para proporcionar um desempenho ainda mais instigante.
Para tanto, recebeu turbinas maiores – elevando a pressão máxima de 2,4 bar, da versão anterior, para 2,6 bar, agora -, e um ajuste fino do gerenciamento eletrônico do conjunto de motor e transmissão, resultando em respostas ainda mais rápidas ao acelerador. Para completar, o novo sistema de exaustão amplifica a sinfonia ecoada pelo motorzão V-8.
A potência – que já é brutal, originalmente -, subiu de 600 para insanos 630 cv entre 6.000 e 6.250 rpm, assim como o torque, alavancado de 81,5 para 86,6 kgf.m, de 2.050 a 4.500 giros. Tal poderio flui por meio do câmbio Tiptronic, de oito velocidades, para o sistema de tração integral (4×4) permanente quattro, patenteado pela Audi, que permite superar facilmente terrenos acidentados e oferece maior aderência em piso molhado ou de baixa aderência.
O conjunto de transmissão também integra o Audi drive select, que permite escolher entre quatro modos de condução programados pela fábrica – Comfort, Efficiency, Auto e Dynamic –, mais dois, RS1 e RS2, customizáveis pelo motorista.
Esse trem de força permite à perua superesportiva disparar de zero a 100 km/h em apenas 3,4 seg – 0s2 mais rápido do que o modelo anterior. Aliás, esta marca também devolve à RS 6 o título de “a perua mais rápida do mundo”, dividido desde 2022 com a BMW M3 Touring, ambas com aceleração em 3s4. Já o zero a 200 km/h da station da Audi é feito em 11,7 segundos. Por fim, velocidade máxima da nova RS 6 Avant Performance é de 280 km/h (!) – empatada com a rival alemã, mas impensável para qualquer perua.
Outra novidade técnica trazida pela nova perua superesportiva da Audi é o diferencial central autoblocante, mais leve e compacto, que divide a força motriz na fração de 40:60 entre o eixo dianteiro e traseiro, nessa ordem. Mas caso necessário, maior torque é direcionado de forma automática ao eixo com melhor tração, até o limite de 70% nas rodas da frente e 85% atrás.
Por fim, a tecnologia de assistência elétrica – composta pela bateria de íons de lítio e o alternador de correia (BAS), resultando num sistema elétrico primário de 48 volts -, combina desempenho, eficiência e redução da emissão de poluentes locais.
Por meio dele, a RS 6 Performance pode trafegar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor V-8 desligado; alcançada essa velocidade máxima no modo 100% elétrico, o BAS religa o propulsor a gasolina, rápida e confortavelmente, enquanto nas desacelerações o mesmo alternador pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema stop-start é ativado assim que o veículo supere os 22 km/h.
PREGADA NO ASFALTO
Audi RS 6 Avant Performance
As suspensões independentes nas quatro rodas usam o design multilink de cinco braços, com conexões e chassis auxiliares feitos de alumínio, em grande parte. As bitolas medem 1.668 mm na frente e 1.650 mm na traseira.
O conjunto de suspensão também é dotado do sistema adaptativo de amortecimento a ar RS Plus, que usa sensores para monitorar os movimentos da carroceria; a partir desses dados, a tecnologia ajusta a carga dos amortecedores eletrônicos, de acordo com as condições da superfície da estrada e do modo de condução selecionado.
Para manter a Performance ainda mais pregada ao chão, o modelo inclui a tecnologia Dynamic Ride Control (DRC), pela qual os amortecedores podem ser ajustados em três estágios pelo motorista. Nas curvasde alta velocidade, eles aumentam o apoio e reduzem os movimentos de inclinação e rotação da carroceria. Isso permite que o veículo disponha de maior estabilidade e se agarre ao piso com mais firmeza.
Por último, o modelo oferece, ainda, a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas se voltam na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa. O sistema de direção da RS 6 Avante Performance possui assistência eletroidráulica.
No sentido oposto, a única força capaz de deter a Avant Performance vem do próprio sistema de frenagem RS, superdimensionado, de duplo circuito diagonal e a disco nas quatro rodas, com diâmetros de 420 mm na dianteira e de 370 mm a traseira. As pinças com estrutura de alumínio são do tipo fixo, na frente, e flutuante, atrás (estas acrescidas do freio eletrônico de estacionamento), e chamam a atenção por causa do acabamento vermelho com marca RS em branco, reforçando o apelo esportivo do carro.
Para garantir a eficiência superior, o conjunto é equipado com os sistemas ABS (antibloqueio) e EBD (que distribui a pressão de frenagem por igual nas rodas), entre outros recursos. Completa a lista de segurança ativa o controle eletrônico de estabilidade (ESC, na sigla em inglês), obrigatório no Brasil, responsável por monitorar a trajetória do veículo e acionar individualmente os freios, em caso de derrapagem numa curva, por exemplo.
COCKPIT PARA CINCO
Internamente, o desempenho esportivo da RS 6 Avant Performance coexiste com a aptidão familiar do veículo, algo que se revela no espaço confortável para todos os ocupantes e no generoso porta-malas, com capacidade de 565 litros, suficiente para acomodar as bagagens de cinco pessoas; com o banco traseiro rebatido, o volume útil sobe para 1.658 l.
Ao mesmo tempo, a nova versão possui acabamento interno pensado nos mínimos detalhes, combinando materiais nobres como Alcântara (revestimento acamurçado), couro e fibra de carbono. Os bancos revestidos de couro preto com costuras vermelhas trazem a sigla RS em baixo relevo nos encostos; os apoios laterais generosos nas poltronas dianteiras propiciam maior firmeza aos ocupantes, especialmente nas curvas mais velozes.
Os cintos de segurança com filetes também em vermelho reforçam a sensação de se estar a bordo de um carro de competição.
Entre os itens de conforto oferecidos de série estão o ar-condicionado automático de quatro zonas; pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores; volante multifuncional com regulagem elétrica e aquecimento; controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa; assistente para estacionamento autônomo (park assist); Audi Phone Box Light (nicho para recarregar o celular por indução); sistema de som de altíssima fidelidade Bang & Olufsen; teto solar panorâmico; e câmera 360º.
Para os clientes que desejem configurar o RS 6 Avant Performance como um carro único, existe a opção do pacote Audi exclusive, que oferece pintura individual da carroceria e, internamente, couro colorido nas forrações, com costuras contrastantes para os bancos e tapetes RS.
HABITÁCULO 100% DIGITAL
Quem tem o privilégio de estar ao volante da RS 6 Performance é abraçado pelo Audi virtual cockpit plus, ambiente totalmente digital com três telas sensíveis ao toque, integradas ao painel de instrumentos e console central. A configuração dos displays pode ser feita de acordo com as preferências do motorista, com três telas específicas para os modelos RS, incluindo o fundo branco.
A tela superior, no centro do painel, com 10,1 polegadas (25,6 cm), incorpora a central multimídia MMI, com inúmeras informações e opções de personalização do veículo, sistemas de som e de entretenimento, e conexão com smartphones por meio das plataformas Android e iOS. Logo abaixo, já no console central, o display de 8,6” (21,8 cm) permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto.
Finalmente, o quadro de instrumentos (cluster) do Audi Virtual Cockpit, bem à frente do motorista, traz a padronização RS e novas barras coloridas. A tela exibe inúmeros dados sobre o veículo (desde a temperatura e pressão dos pneus, torque, potência e temperatura do óleo do motor), até os tempos de voltas, medições de velocidade e forças “G” – aquelas que fazem você grudar no encosto durante acelerações e curvas, ou o ejeta do banco nas frenagens, se não estiver protegido pelo cinto de segurança.
No modo de câmbio manual, uma luz indicativa (shiftlight) sinaliza ao condutor o momento ideal para troca de marcha, feita por meio de aletas atrás do volante. Já o head-up display, uma tecnologia trazida dos aviões de caça, permite que p motorista visualize as principais informações do veículo diretamente no parabrisa, sem desviar os olhos do caminho.
Para os interessados, o novo Audi RS 6 Avant Performance já se encontra disponível na rede de concessionárias da marca no País, com garantia ampliada de três anos e preço sugerido a partir de R$ 1.214.000, na modalidade venda direta.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Audi do Brasil e Global I Imagens: Divulgação
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