A Abarth está prestes a completar 75 anos no final de março, um marco importante para a história da fabricante italiana que tem um escorpião como símbolo, repleta de recordes e vitórias dentro das pistas.
Para celebrar a ocasião, a casa fundada por Carlo Abarth, em 1949, decidiu exaltar o espírito de corrida da marca e seu compromisso contínuo com a inovação criando um carro rápido, esportivo e elegante. E, assim, nasceu o Abarth 695 75º Anniversario, edição mais do que especial do modelo de topo da marca.
A série comemorativa terá apenas 1.368 unidades produzidas, número que faz referência à cilindrada exata do seu motor turbo 1.4 T-Jet, que entrega 180 cv de potência, suficientes para fazer o carrinho de apenas 3,66 m de um parachoque a outro superar facilmente os 200 km/h.
A edição limitada também se caracteriza pela atraente combinação de pintura na cor preta com detalhes em dourado. Mais ainda, o visual sedutor do Abarth 695 75th Anniversario inclui um toque muito original: pela primeira vez, a insígnia do escorpião cobre toda a superfície sobre o teto.
O caráter esportivo do modelo foi enfatizado com vários elementos que o tornam ainda mais único, como vidros escurecidos, logotipos dourados da Abarth em ambos os lados e adesivos exclusivos do 75º aniversário formado por pistões e bielas cruzados.
Além disso, a série especial está equipada com exclusivas rodas de liga leve douradas de 17″.
No interior da cabine para quatro ocupantes, a estampa do escorpião também é vista em vários detalhes.
Os designers criaram um ambiente exclusivo e charmoso, evidenciado pelo painel recoberto por couro sintético acamurçado na cor preta, conhecido como Alcantara – mesmo material que reveste os volantes de carros de corrida, inclusive na Fórmula 1.
Também ao estilo de competição, os novos bancos produzidos pela Sabelt – famosa pelos cintos de segurança para diversas equipes de categorias de topo, incluindo a Ferrari – têm estrutura de fibra de carbono e revestimento que combina o couro nas laterais e tecido na parte central, com costuras em amarelo cítrico.
A mesma tonalidade contrastante foi aplicada nos bordados com o logo da edição especial, destacados nos encostos de cabeça dianteiros.
A lista de equipamentos de última geração adicionados ao 75º Anniversario inclui tela digital de 7” (17,7 cm) com tecnologia TFT – sigla de transistor de película fina, em inglês, que resulta em imagens mais nítidas – e conectividade via celular por meio das plataformas Carplay e Android Auto, além de controle automático de temperatura, Beats Audio e navegador.
A edição limitada também oferece outros recursos conectados, graças à inclusão do sistema Mopar Connect, que engloba as funções My:Assistant, My:Remote Control, My:Car e My:Journey.
Para proporcionar o desempenho esperado de um Abarth, o motor 1.4 T-Jet é sobrealimentado por um turbocompressor Garrett GT 1446, colocando à disposição do pé direito do motorista 180 cv de potência e o torque de 25,5 kgf.m a 3.000 rpm.
A velocidade máxima é de 225 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,7 segundos. O cano de escape conta com o sistema de válvula ativa Record Monza, que faz o pequeno escorpião rugir alto.
A receita do veneno é completada pela suspensão com amortecedores Koni FSD nos dois eixos, desenhados para grudar o 695 no chão, oferecendo máxima aderência e estabilidade sem igual.
Como antídoto, o motorista pode contar com a alta eficiência do sistema de frenagem superdimensionado fornecido pela Brembo. Ele é formado por discos ventilados e perfurados nas quatro rodas, todos com 305 mm de diâmetro por 28 mm de espessura, acionados por pinças de alumínio com discreta pintura em preto.
Na Itália, o Abarth 695 75º Anniversario tem preço único de 37.900 euros, equivalente a R$ 203.900. Contudo, é possível que este seja o último lançamento com motor a combustão da marca, que migra rapidamente para a mobilidade 100% elétrica.
Atualmente, o enxuto catálogo da Abarth oferece os modelos 595 e 695, ambos também com motor T-Jet, com especificações de 165 e 180 cv, respectivamente, e o 500e, movido somente a bateria, com 154,5 cv de potência e 24 kgf.m de torque instantâneo.
Para breve, a marca escorpiana prepara a chegada do Abarth 600e, desenvolvido em conjunto com a Stellantis Motorsport, que promete entregar 240 cv também totalmente gerados por eletricidade.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Abarth I Imagens: Divulgação
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.