MERCEDES-AMG ONE TRAZ A FORÇA HÍBRIDA DA F1 PARA AS RUAS

Hipercarro de dois lugares feito 100% em fibra de carbono tem potência combinada de mais de 1.000 cv, lançados nas quatro rodas. Velocidade máxima passa de 350 km/h!

Para marcar os 55 anos da Mercedes-AMG – divisão de alto desempenho da marca da estrela de três pontas, celebrado nesta quarta-feira (1º) -, o modelo de produção do Mercedes-AMG One faz sua estreia mundial.

O hiperesportivo de dois lugares traz a tecnologia de acionamento híbrido utilizado atualmente na Fórmula 1 para as ruas e estradas pela primeira vez.

Mercedes-AMG One

O desempenho misto produz a potência total de 1.063 cv, gerada por um motor a combustão e quatro unidades elétricas, levando o modelo de 1.695 kg à velocidade máxima a 352 km/h (limitada eletronicamente).

O desenvolvimento foi realizado em estreita cooperação entre os engenheiros da Mercedes-AMG, sediada em Affalterbach, na Alemanha, com os especialistas em Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains, instalada em Brixworth, na Inglaterra.

O exclusivo hipercarro reflete o espírito das corridas não apenas por sua tração híbrida E Performance, mas também por uma série de tecnologias trazidas das pistas.

 

Isso vai desde o monocoque de fibra de carbono e a carroceria do mesmo material até o trem de força, passando pela aerodinâmica ativa (DRS) e suspensão push-rod (com amortecedores horizontais).

No entanto, em outros aspectos, o Mercedes-AMG One oferece ainda mais do que um carro de F1 em alguns momentos.

Rodas de trás são acionadas pelo V-6 híbrido

O hipercarro é equipado com sistema de tração nas quatro rodas totalmente variável, o AMG Performance 4MATIC+, com eixo traseiro híbrido e dianteiro acionado 100% a eletricidade com vetorização de torque. O superesportivo também pode ser conduzido puramente em modo elétrico.


DO GRID PARA A VIDA

Eixo dianteiro é 100% elétrico

A tração híbrida E Performance do Mercedes-AMG One, oriunda da Fórmula 1, consiste de uma unidade híbrida que alia o motor à combustão turboalimentado a quatro motores elétricos.

Desses, um foi integrado ao turbocompressor, outro instalado diretamente no motor V-6 (conectado ao virabrequim) a combustão, formando o eixo traseiro híbrido, e os dois restantes acionam o eixo dianteiro totalmente elétrico.

Mercedes-AMG One

O motor V-6 de 1,6 litro, a gasolina, com turbocompressor e assistência elétrica, utiliza a tecnologia da atual unidade de potência da Fórmula 1. Montado na posição central, logo à frente do eixo traseiro, ele pode atingir até 11.000 rpm. No entanto, para maior durabilidade e o uso de gasolina premium comercial, ele fica abaixo do limite de rotações praticado na categoria de topo do automobilismo.

O sistema de armazenamento de energia formado por baterias de íons de lítio também é um desenvolvimento especial da Mercedes-AMG, comprovado nos modelos híbridos da Fórmula 1.

Os módulos de alto desempenho AMG combinam alta potência e baixo peso, elevando o desempenho geral. Some-se a isso o consumo veloz de energia e a alta densidade de potência, resultando em uma rápida variação de carga e descarga de energia, fornecendo sempre o máximo em performance e eficiência.

Modelo acelera de 0 a 100 km/h em 2s9

O Mercedes-AMG One, uma edição limitada a 275 veículos, teve todas as suas unidades vendidas antes de sua entrega, incluindo três clientes brasileiros.


FICHA TÉCNICA I MERCEDES-AMG ONE

TREM DE FORÇA
Motor a combustão V-6, turbo, a gasolina
Cilindrada 1.599 cm³
Potência 582 cv a 9.000 rpm
Rotação máxima 11.000 rpm
Tração elétrica 4 motores (pares dianteiro e traseiro)
Potência elétrica 481 cv
Alimentação Baterias de íons de lítio
Potência combinada 1.063 cv
Transmissão Automatizada de 7 velocidades
CHASSI
Construção Monocoque de fibra de carbono
Comprimento/altura/largura 4.756/1.261/2.010 mm
Peso 1.695 kg
Rodas Dianteiras: 10 J x 19 H2

Traseiras: 12 J x 20 H2

Pneus Dianteiros: 285/35 ZR19

Traseiros: 335/30 ZR20

DESEMPENHO
0-100 km/h 2s9
0-200 km/h 7s0
0-300 km/h 15s6
Velocidade máxima 352 km/h
Consumo combinado (Wltp) 11,5 km/l
Autonomia em modo elétrico 18,1 km

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Mercedes-AMG I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

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