Para marcar os 55 anos da Mercedes-AMG – divisão de alto desempenho da marca da estrela de três pontas, celebrado nesta quarta-feira (1º) -, o modelo de produção do Mercedes-AMG One faz sua estreia mundial.
O hiperesportivo de dois lugares traz a tecnologia de acionamento híbrido utilizado atualmente na Fórmula 1 para as ruas e estradas pela primeira vez.
O desempenho misto produz a potência total de 1.063 cv, gerada por um motor a combustão e quatro unidades elétricas, levando o modelo de 1.695 kg à velocidade máxima a 352 km/h (limitada eletronicamente).
O desenvolvimento foi realizado em estreita cooperação entre os engenheiros da Mercedes-AMG, sediada em Affalterbach, na Alemanha, com os especialistas em Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains, instalada em Brixworth, na Inglaterra.
O exclusivo hipercarro reflete o espírito das corridas não apenas por sua tração híbrida E Performance, mas também por uma série de tecnologias trazidas das pistas.
Isso vai desde o monocoque de fibra de carbono e a carroceria do mesmo material até o trem de força, passando pela aerodinâmica ativa (DRS) e suspensão push-rod (com amortecedores horizontais).
No entanto, em outros aspectos, o Mercedes-AMG One oferece ainda mais do que um carro de F1 em alguns momentos.
O hipercarro é equipado com sistema de tração nas quatro rodas totalmente variável, o AMG Performance 4MATIC+, com eixo traseiro híbrido e dianteiro acionado 100% a eletricidade com vetorização de torque. O superesportivo também pode ser conduzido puramente em modo elétrico.
DO GRID PARA A VIDA
A tração híbrida E Performance do Mercedes-AMG One, oriunda da Fórmula 1, consiste de uma unidade híbrida que alia o motor à combustão turboalimentado a quatro motores elétricos.
Desses, um foi integrado ao turbocompressor, outro instalado diretamente no motor V-6 (conectado ao virabrequim) a combustão, formando o eixo traseiro híbrido, e os dois restantes acionam o eixo dianteiro totalmente elétrico.
O motor V-6 de 1,6 litro, a gasolina, com turbocompressor e assistência elétrica, utiliza a tecnologia da atual unidade de potência da Fórmula 1. Montado na posição central, logo à frente do eixo traseiro, ele pode atingir até 11.000 rpm. No entanto, para maior durabilidade e o uso de gasolina premium comercial, ele fica abaixo do limite de rotações praticado na categoria de topo do automobilismo.
O sistema de armazenamento de energia formado por baterias de íons de lítio também é um desenvolvimento especial da Mercedes-AMG, comprovado nos modelos híbridos da Fórmula 1.
Os módulos de alto desempenho AMG combinam alta potência e baixo peso, elevando o desempenho geral. Some-se a isso o consumo veloz de energia e a alta densidade de potência, resultando em uma rápida variação de carga e descarga de energia, fornecendo sempre o máximo em performance e eficiência.
O Mercedes-AMG One, uma edição limitada a 275 veículos, teve todas as suas unidades vendidas antes de sua entrega, incluindo três clientes brasileiros.
FICHA TÉCNICA I MERCEDES-AMG ONE
TREM DE FORÇA | |
Motor a combustão | V-6, turbo, a gasolina |
Cilindrada | 1.599 cm³ |
Potência | 582 cv a 9.000 rpm |
Rotação máxima | 11.000 rpm |
Tração elétrica | 4 motores (pares dianteiro e traseiro) |
Potência elétrica | 481 cv |
Alimentação | Baterias de íons de lítio |
Potência combinada | 1.063 cv |
Transmissão | Automatizada de 7 velocidades |
CHASSI | |
Construção | Monocoque de fibra de carbono |
Comprimento/altura/largura | 4.756/1.261/2.010 mm |
Peso | 1.695 kg |
Rodas | Dianteiras: 10 J x 19 H2
Traseiras: 12 J x 20 H2 |
Pneus | Dianteiros: 285/35 ZR19
Traseiros: 335/30 ZR20 |
DESEMPENHO | |
0-100 km/h | 2s9 |
0-200 km/h | 7s0 |
0-300 km/h | 15s6 |
Velocidade máxima | 352 km/h |
Consumo combinado (Wltp) | 11,5 km/l |
Autonomia em modo elétrico | 18,1 km |
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Mercedes-AMG I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
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