O Volkswagen T-Cross 2021 está ganhando uma opção mais acessível para o público em geral. Concebida originalmente para atender o segmento (PcD), com teto de R$ 70 mil, a configuração Sense agora passa a ser oferecida também para os clientes finais, de varejo, com o preço de R$ 92.990. Mesmo sem contar com os descontos fiscais da versão PcD, obviamente, trata-se de um valor significativamente reduzido em R$ 12.700, se comparado ao da configuração mais simples do T-Cross 200 TSI, com câmbio manual de cinco marchas, que até agora servia como a versão de entrada do modelo.
O T-Cross Sense 2021 também é equipado com o motor 200 TSI Total Flex, de 999 cm³ de cilindrada, três cilindros, injeção direta de combustível e turbocompressor, que gera a potência máxima de 116 cv, com gasolina, e de 128 cv, com etanol, ambas a 5.500 rpm, com o pico de torque de 20,4 kgf.m, entre 2.000 e 3.500 rpm, com ambos os combustíveis. E com a vantagem da transmissão automática, de seis velocidades.
Além disso, a configuração mais despojada do SUV compacto sai de fábrica com faróis halógenos ajustáveis em altura e função Coming & Leaving Home (para iluminar o caminho até o carro ou de volta para a porta de casa); luzes de neblina com função Cornering Light (que acende apenas o lado em que o motorista vai direcionar o veículo); luz de rodagem diurna (ou DRL, de Daytime Running Light) em LED, assim como as lanternas traseiras; e alarme antifurto.
As opções de cores para esta configuração são as sólidas preto ninja e branco puro, e a metálica prata sargas, com rack de teto em preto fosco.
E se, por um lado, a lista de equipamentos de série deixa de fora diversos itens de conforto, por outro, ela não dispensa qualquer equipamento de proteção aos ocupantes. O conjunto de tecnologias de segurança ativa (aquelas que têm a função de contribuir para evitar ou amenizar os danos de um eventual acidente) conta com freios a disco nas quatro rodas; sistema antitravamento das rodas (ABS) combinado ao assistente de frenagem de emergência (BAS); controles de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); assistente de partida em subida (hill hold); e bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+).
Já o conteúdo de proteção passiva, que ameniza os efeitos de uma eventual colisão, é composto por seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina) e sistema Isofix para fixação de assentos infantis, com encaixe top tether na parte superior.
O interior T-Cross Sense 2021 apresenta revestimento dos bancos em tecido Bandula, na cor cinza. O motorista conta com direção elétrica e volante multifuncional. Fora isso, a nova configuração traz ar-condicionado com filtro de poeira e de pólen, e travas e vidros elétricos nas quatro portas, entre outros.
Fonte: Volkswagen do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação