O utilitário esportivo urbano Audi Q5 foi o terceiro modelo mais vendido da marca em 2019 no mercado nacional. Para dar continuidade a esse sucesso, a marca acaba de anunciar a abertura de reservas para a sua linha 2021 no Brasil, que traz atualizações exclusivas na versão SUV (camioneta) e estreia a carroceria Sportback, que apresenta o perfil distinto pelas colunas traseiras em ângulo mais agudo, ao estilo cupê.
Ambas as #novidades já podem ser configuradas no site da marca e estão disponíveis nas configurações de acabamento S line e S line Black, sendo que para o Q5 há ainda a opção Prestige. Durante o período de pré-venda, em fevereiro, o Q5 é oferecido com preço promocional de R$ 279.990, enquanto o Q5 Sportback sai por R$ 335.990 – nos dois casos, com descontos de R$ 30 mil, segundo marca alemã.
O visual renovado acompanha um pacote de novos equipamentos, com destaques para o controle de cruzeiro adaptativo (ACC); faróis dianteiros com tecnologia LED Matrix; lanternas com três desenhos diferentes e exclusivos de exibição (assinaturas); carregador de celular por indução no console; central multimídia com tela sensível ao toque; tecnologia de assistência elétrica do motor; suspensão multlink e a patenteada tração quattro, com tecnologia ultra.
Os designers da Audi enfatizaram ainda mais a relação entre os SUVs da marca. Dessa forma, os utilitários urbanos passam a ser identificados pela nova grade octogonal Singleframe, que agora está mais larga, e as entradas de ar laterais estão maiores, com formato trapezoidal.
Os novos conjuntos óticos inovam com a tecnologia de iluminação de Oled (Diodo Emissor de Luz Orgânico) de última geração, oferecida como equipamento opcional para as duas opções de carroceria. Segundo a marca sediada em Ingolstadt, na Alemanha, os diodos orgânicos são extremamente eficientes e geram iluminação com melhor distribuição.
Isso, porque, diferentemente dos Leds convencionais, eles são compostos de um tipo de material orgânico e pastoso, cujas moléculas emitem fótons ao serem expostas a uma determinada tensão elétrica. Com isso, a superfície é, então, iluminada.
Na traseira, as lanternas apresentam elementos de luzes formados por filetes de Oled, que possibilitam arranjos tridimensionais com diversos desenhos.
Três diferentes assinaturas de luzes estão disponíveis no Audi Q5 e Q5 Sportback. Ao mudar o modo de seleção do Audi drive select para Dynamic, por exemplo, as luzes mudam para a assinatura esportiva.
O painel de luz traseira de Oled também é equipado com detecção de distância; assim, no caso de uma pessoa se aproximar do veículo pela parte traseira, a menos de dois metros, todos os segmentos de luzes se acendem; e quando o carro começa a se mover, ele retorna para a assinatura de luz original.
Já o inédito Audi Q5 Sportback, além da grade Singlaframe, possui design especial, que oferece a aparência dinâmica e poderosa, mas, ao mesmo tempo, elegante e esportiva. A linha que percorre toda a lateral enfatiza as rodas com aro de 19″ (ou de 20”, opcionalmente).
O desenho das portas sugere estabilidade e robustez, alinhado com a inclinação do teto mais baixo na traseira, fazendo com que a terceira janela lateral se estreite acentuadamente.
Os novos Q5 e Q5 Sportback trazem sob o capô o premiado motor 2.0 Tfsi, de quatro cilindros em linha, equipado com turbo e sistema de injeção direta de gasolina, programado para entregar 249 cv de potência e torque de 37,7 kgf.m. Nos dois modelos, ele conta com o sistema de assistência elétrica de 12 volts, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS); com isso, o modelo dispõe de uma forcinha extra para deslocar os seus 1.760 kg de peso total (Q5), o que beneficia a economia de combustível e acentua o desempenho.
O resultado é que, acoplado à transmissão S tronic de dupla-embreagem e sete velocidades, o conjunto motriz pode levar os novos Q5 e Q5 Sportback aos 237 km/h de máxima e acelerar de zero a 100 km/h em 6,3 segundos – nada mal para um SUV com quase 4,7 m de comprimento.
A tração quattro com tecnologia ultra, de série, direciona o torque exclusivamente para as rodas dianteiras em condições normais de direção. No momento em que a tração nas quatro rodas é necessária – sobre piso molhado ou com baixa aderência para os pneus, como lama, areia ou neve, por exemplo -, duas embreagens ativam instantaneamente o eixo traseiro.
Os controles eletrônicos de direção, transmissão e gestão do motor estão integrados ao sistema Audi drive select, que oferece ao motorista seis opções de modo de condução: auto, efficiency, comfort, dynamic, off-road e individual.
No interior, a tela central conta com a nova central multimídia MMI (Multi Media Interface), agora sensível ao toque e ligeiramente voltada para o motorista. As informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1” (25,6 cm).
Os gráficos têm design minimalista (simplificado) e a estrutura do menu é intuitiva, planejada para equipar toda a linha de veículos da marca.
Com comandos totalmente virtuais, o novo MMI dispensa o controle giratório no console central, abrindo espaço para um porta-objetos próximo à manopla do câmbio.
Fora isso, os novos Q5 trazem o carregador de smartphone por indução (sem fio), para os aparelhos compatíveis com a tecnologia.
Logo atrás do volante multifuncional, o modelo traz, ainda, o quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3” (31,2 cm), onde as informações (velocidade, rotações, hodômetros etc.) podem ser exibidas em três modos diferentes, selecionáveis pelo motorista.
Outra tecnologia presente no Audi Q5 e Q5 Sportback é o sistema de controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com aviso de saída de faixa, que garante maior conforto e segurança, especialmente em viagens de longa distância.
O controle de cruzeiro adaptativo auxilia o motorista a manter a velocidade ou a distância do veículo logo à frente; com isso, o sistema acelera ou freia o Q5 conforme a velocidade do objeto adiante e daquela programada no ACC.
Já o aviso de saída de faixa auxilia o motorista a evitar a invasão da pista ao lado de forma não intencional. Se o sistema for ativado, a câmera frontal irá reconhecer quando as faixas de rolagem estiverem sendo invadidas pelo veículo – caso o motorista não tenha acionado a luz de indicação de direção -, e emitirá o aviso de saída de faixa, além de acionar autonomamente o volante na direção contrária, auxiliando o condutor a voltar para a faixa de rolagem.
Também é possível ativar uma vibração do volante, a partir de cerca de 60 km/h, caso o motorista assim prefira, função que se mostra bastante útil para reduzir os riscos de desatenções ou até de sonolência, intuindo o motorista a fazer uma parada para descanso.
Os novos Audi Q5 e Audi Q5 Sportback ainda contam com opcionais exclusivos. Para as configurações de acabamento S line e S line Black, é possível incluir o head-up display (que projeta informações diretamente no para-brisa), estribos e rodas de liga-leve de 20”.
E para a S line Black, ainda é possível adicionar lanternas traseiras com tecnologia Oled, pacote exterior carbono e sistema de som Bang & Olufsen, de altíssima fidelidade.
Veja mais detalhes do novíssimo Audi Q5 Sportback, em ação no seu habitat:
Fonte: Audi do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Audi Q5 2021 |
Origem | Alemanha |
Preço promocional | R$ 279.990 |
Carroceria | Utilitário esportivo do tipo camioneta, monobloco de aço estampado, 5 portas, 5 ocupantes |
Medidas (Comp. I Larg. I Alt.) | 4.682 mm I 1.893 / 2.140 mm (s/c espelhos) I 1.662 mm |
Peso | 1.760 kg |
Motor | Bloco e cabeçote de alumínio, 4 cilindros em linha, 1.984 cm³, gasolina, 4 válvulas por cilindro, comando variável, injeção direta de combustível, turbocompressor, intercooler, refrigerado a líquido |
Câmbio | Automático (S Tronic), 7 marchas, modo manual, dupla embreagem com acionamento eletrônico, sistema de tração integral variável (quattro) |
Potência | 249 cv de 5.000 a 6.000 rpm |
Torque | 37,3 kgf.m de 1.600 a 4.500 rpm |
Peso-potência | 7,06 kg/cv |
0 a 100 km/h | 6,3 segundos |
Vel. máxima | 237 km/h |