A Nissan lança no Brasil a nova geração do sedã compacto Versa, que traz novo design, mais espaço e um conteúdo de equipamentos e tecnologias só presentes em veículos de segmentos superiores, como o Nissan Intelligent Safety Shield, um conjunto de avançados recursos de segurança que, em situações iminentes de risco aos ocupantes, pode atuar independentemente da ação do motorista. O motor é o mesmo 1.6 16V, flex, com 114 cv, já conhecido do modelo anterior.
O novo design associado ao conceito “geometria emocional” – que, segundo a fabricante, se traduz em uma linguagem de linhas mais simples, claras e expressivas – deu ao sedã a silhueta mais baixa e alongada, além ampliar a largura da carroceira, favorecendo o espaço interno para ocupantes e bagagens.
Produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México, o novo Versa será oferecido em quatro configurações – a básica Sense MT, única com câmbio manual, mais a Sense CVT, a Advance e a Exclusive, essas com transmissão automática continuamente variável -, com preços de R$ 72.990 até R$ 92.990. A pré-venda para o modelo 2021 já está aberta com a opção de topo de linha Exclusive, por meio do site da marca, e a chegada de toda a linha Versa 2021 às concessionárias está prevista para novembro.
Vale mencionar que a geração anterior do modelo continua sendo oferecida – ao menos, por enquanto -, rebatizada como Versa V-Drive, com preço básico de R$ 58.990.
A Nissan afirma que carroceria do novo Versa é mais rígida e reforçada, se comparado a do modelo anterior, especialmente na área onde as portas dianteiras são fixadas, logo abaixo das colunas A (dianteiras), bem como nas colunas B (do meio) e no teto. Além disso, com a aplicação de materiais estampados, o peso da estrutura do carro foi reduzido.
Outra melhoria apresentada pelo novo modelo, segundo a Nissan, é o baixo nível de ruídos na cabine, como resultado da adoção de mantas isolantes espessas no capô, colunas A (dianteiras) e por dentro do painel.
Contribui para o maior silêncio a bordo os vidros das portas dianteiras mais espessos, assim como as borrachas de vedação das portas e os carpetes. Outro ponto importante foi o afastamento dos retrovisores em relação à carroceria: a distância passou de 20 mm da geração anterior para 40 mm, resultando na redução do ruído causado pela passagem do ar sobre a carroceria.
As novidades no chassi passam, ainda, pela suspensão traseira, que mantém o antiquado sistema de eixo de torção, mas traz estrutura reforçada e batentes de poliuretano substituindo os de borracha, com o objetivo de melhorar a resistência a esforços maiores. Também o conjunto de frenagem, com tambores no eixo traseiro e discos ventilados no dianteiro conta com nova calibração.
Esteticamente, a identidade visual da marca japonesa se destaca com elementos marcantes como a grade V-motion, que dá aparência mais robusta; os faróis e as lanternas traseiras de LED, em formato de bumerangue.
Nas laterais, as colunas C ascendentes e contínuas ao teto, que agregam à traseira a aparência de fastback e onde uma estreia faixa horizontal na cor preta “separa” o teto flutuante e a carroceria; e a antena do tipo barbatana de tubarão, que acentua a silhueta aerodinâmica.
O estilo é complementado com espelhos retrovisores externos na cor da carroceria – que contam com regulagem elétrica, aquecimento e luzes de direção integradas -, além do novo desenho do parachoque traseiro, com sensores de estacionamento.
A opção de topo Exclusive traz novas rodas de alumínio com aro de 17 polegadas e pneus mais largos, com medidas de 205/50.
Mantido da versão anterior, o motor flexível de 1.589 cm³ de cilindrada -com quatro cilindros em linha, 16 válvulas e sistema de variação contínua da fase de abertura (Cvvtcs), injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico -, desenvolve a potência de 114 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgf.m a 4.000 rpm, ambos os números obtidos tanto com gasolina quanto com etanol.
A Nissan disponibiliza duas opções de transmissão. A manual, de cinco marchas, exclusiva para a opção de entrada Sense MT, e a nova geração do câmbio Xtronic CVT com função Overdrive (sobremarcha) – o mesmo que equipa o SUV urbano Nissan Kicks -, para as demais configurações do Versa 2021.
Ao permitir que o motor trabalhe em baixas rotações, o novo câmbio CVT ajuda a reduzir o consumo, além de gerar menor nível de ruídos e garantir uma confortável dirigibilidade.
Ao mesmo tempo, a caixa CVT conta com o modo Sport, que é acionado por meio de um botão na alavanca de câmbio e eleva as rotações do motor para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é exigido.
É o modo ideal para situações que necessitam respostas ainda mais ágeis do trem de força, como as ultrapassagens em rodovias. Além disso, a transmissão CVT da Nissan inclui a função D-Step, que melhora a sensação de aceleração, graças à simulação de trocas de marchas em alta rotação.
Por dentro, o Versa 2021 traz a também inédita linguagem de design da marca, caracterizada pelo painel de instrumentos estilo “Asa Deslizante”, que amplia a sensação de espaço e, também, nos novos materiais de alta qualidade e macios ao toque.
O acabamento dos bancos do tipo “gravidade zero” (projetados para manter o corpo em postura neutra) é feito de materiais premium em dois tons, que também são vistos nos revestimentos das portas, conferindo ao novo Nissan Versa a aparência elegante e moderna.
A configuração Exclusive conta, ainda, com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante.
O habitáculo dispõe também de 20 porta-objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro, que ganharam, também, mais espaço para os ombros, com aumento de 5 cm na largura da carroceria.
Outro ponto positivo do novo Versa é a ampliação em 22 litros do já espaçoso porta-malas, que passa a oferecer 482 litros de capacidade.
E graças ao recorte da tampa traseira, torna-se fácil colocar ou tirar as bagagens e outros volumes, por causa da altura próxima ao solo.
Depois de ter rebaixada de quatro para três estrelas a nota da avaliação de segurança feita em 2016 pelo Latin NCAP – o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) –, tanto para o Versa quanto para o recém-aposentado hatch compacto March, a Nissan tratou de se esmerar nesse aspecto em relação ao sedã.
Assim, além dos reforços na carroceria já mencionados acima, a fabricante incorporou à nova geração do Versa equipamentos que oferecem mais proteção, conforto e tecnologia, encontrados em modelos mais sofisticados da marca e até no hatch 100% elétrico Nissan Leaf.
É o caso do Nissan Intelligent Safety Shield, um conjunto de recursos de proteção – alguns com atuação autônoma, independente da ação do motorista – que integra sistemas como o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD); o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).
Além de todas essas inovações, o novo Versa traz de série, desde opção de entrada, um conteúdo de itens que já se tonaram obrigatórias ou comuns na maioria dos segmentos. Entre eles, se destacam o conjunto de seis air bags (frontais, laterais e de cortina); controles de estabilidade e de tração; freios ABS com distribuição de força; assistente de partida em rampa (HSA); e os sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis.
Um dos diferenciais exclusivos do novo Nissan Versa é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a evitar esquecimentos dentro do carro. O sistema é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido.
Esse é um item de segurança da Nissan que está salvando vidas nos países onde foi lançado, já que também pode prevenir crianças ou animais de estimação sejam esquecidos no carro. Essa importante tecnologia está estreando no Brasil com o novo Nissan Versa.
Outra novidade em tecnologia é o sistema multimídia Nissan Connect, com tela de sete polegadas, e que permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay; assistente de voz para leitura de mensagens; e atualizações dos programas eletrônicos embarcados e do aplicativo do GPS através de Wi-Fi.
Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth, possibilitando, por exemplo, o uso de um deles para a navegação por GPS e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.
Com o novo sistema multimídia, o Nissan Versa 2021 ganha também a navegação “porta-a-porta”. Ou seja, antes de se dirigir até onde o veículo está estacionado, basta colocar o destino da próxima viagem no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, já disponível sem custo nas lojas de aplicativos Play Store e iTunes e deve estar instalado no smartphone do condutor.
A partir daí, além de ajudar na localização do veículo em um estacionamento grande, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do painel do carro se entrar nele e ligar o sistema multimídia. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção.
O painel de instrumentos com velocímetro analógico combinado à tela TFT (Thin Film Transitor), que oferece maior definição das imagens e também utilizado na linha do crossover Nissan Kicks, é outra inovação do Nissan Versa 2021, nas configurações Advance e Exclusive.
Com mostradores configuráveis, o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e os recursos de segurança do Nissan Intelligent Safety Shield.
Ainda no painel TFT, o motorista poderá ver as direções do GPS bem à frente dos olhos. Com a funcionalidade Turn by Turn, o motorista não precisa desviar o olhar para a tela do sistema multimídia no centro do painel.
Confira os preços e principais equipamentos de cada configuração do novo Nissan Versa:
A opção de entrada Sense MT, a única com câmbio manual (de cinco marchas), que tem preço de R$ 72.990, traz acabamento de tecido nos bancos; ar-condicionado; comandos de áudio e telefone no volante; chave inteligente presencial (I-Key); sistema eletrônico de ignição (botão Push Start); painel central com tela de 3,5 polegadas (8,89 cm); retrovisores externos com regulagem elétrica; rodas de aço aro 15 com calotas integrais; alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros); controle de Tração e Estabilidade (VDC); sensor de estacionamento traseiro; sistema de partida em rampa (HSA); sistema de áudio com rádio AM/FM e entrada auxiliar; e conectores USB, sendo um no painel e dois para o banco traseiro.
A configuração Sense CVT, que sai por R$ 77.990, vem com todos os itens da Sense – substituindo o câmbio manual pela transmissão Xtronic CVT -, mais o apoio de braço frontal e controle automático de velocidade com comando no volante.
A opção intermediária Versa Advance, no valor de R$ 83.490, adiciona aos itens da versão Sense CVT os faróis com acendimento inteligente e função Follow Me Home; faróis de neblina; banco traseiro bipartido rebatível (60/40); indicador de temperatura externa; retrovisores externos com luzes de direção integradas; rodas de liga leve aro 16”; câmera traseira de estacionamento; alerta de objetos no banco traseiro; e central multimídia com tela TFT de 7” (17,78 cm) e 12 funções.
Por fim, a opção de topo Exclusive, com preço de R$ 92.990, traz todos os equipamentos da Advance CVT mais o acabamento premium nos bancos e volante; ar-condicionado automático digital; apoio de braço central traseiro; função Welcome Function, que mantém os faróisacesos por segundos ao se chegar em casa; antena estilo barbatana de tubarão; faróis dianteiros com assinatura em LED; assinatura dos faróis dianteiros em LED; rodas de liga leve aro 17”; alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); pacote Nissan Intelligent Safety Shield; espelho retrovisor com aquecimento; dois tweeters; e sistema de navegação por GPS (Global Positioning System) integrado.
Todas as configurações do novo Nissan contam com três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e assistência 24 horas em todo o país, por dois anos.Fora isso, a Nissan oferece plano de revisões periódicas com preços fixos, no valor de R$ 413 para os procedimentos aos 10 mil, 30 mil e 50 mil km, e de R$ 613 para os de 20 mil, 40 mil e 60 mil km.
Fonte: Nissan do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Nissan Versa Exclusive 2021 |
Origem | México |
Preço sugerido | R$ 92.990 |
Garantia | Três anos, sem limite de quilometragem, e dois anos de assistência 24 horas |
Tipo | Sedã compacto, quatro portas |
Construção | Estrutura monobloco de aço estampado |
Nível de segurança contra impactos* | N/D |
Comprimento | 4.495 mm |
Largura | 1.740 mm |
Altura | 1.475 mm |
Vão livre do solo | 143 mm |
Entreeixos | 2.620 mm |
Peso total (tanque cheio) | 1.131 kg |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,315 |
Ocupantes | Cinco |
Porta-malas | 482 litros |
Tanque de combustível | 41 litros |
Tipo | Combustão, flexível, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando variável no cabeçote (Cvvtcs)*, injeção eletrônica multiponto sequencial |
Diâmetro x curso | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 1.589 cm³ |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Potência | 114 cv / 5.600 rpm (com etanol ou gasolina) |
Potência específica | 71,7 cv/litro |
Peso/potência | 9,9 kg/cv |
Torque | 15,5 kgf.m / 4.000 rpm (com etanol ou gasolina) |
- *Continuosly Variable Valve Timing Control System (sistema de variação contínua da fase de abertura das válvulas)
Tipo | Automática continuamente variável Xtronic CVT |
Marchas | Contínua |
Tração | Dianteira |
Equipamentos | Controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS) |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Dianteiro | Discos de aço ventilados, com 258 mm de diâmetro |
Traseiro | Tambores de aço, com 203 mm de diâmetro |
Assistência | Elétrica progressiva |
Raio de giro I voltas do volante | 5.309 mm I 2,64 |
Rodas | Alumínio, 17″ |
Pneus | 205/50 R17 |
Combustível | Gasolina | Etanol |
Urbano (km/l) | 11,7 | 8,0 |
Rodoviário (km/l) | 13,9 | 10 |
Conforme testes do Inmetro
Classificação | N/D |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Dióxido de carbono (CO2) | N/D |
Óxido de nitrogênio (NOx) | N/D |
Classificação | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Aceleração (0 a 100 km/h) | 10s7 |
Velocidade máxima | 180 km/h |
Conforme dados de fábrica