Jeep Wrangler Rubicon 392: novo “veoitão” pode estar a caminho

Atenta aos desejos dos clientes fiéis, marca revela conceito para seu modelo mais popular, com o descomunal motor de 6,4 litros e 450 cv, e maior aptidão off-road

Jeep Wrangler Rubicon 392: novo “veoitão” pode estar a caminho

Lá se vão quatro décadas desde a última vez em que o modelo 4×4 mais famoso do mundo deixou a linha de montagem equipado com motor de oito cilindros em V; a honraria coube a uma unidade da versão CJ (Civil Jeep), de 1981, com seus 125 cavalos de potência e 30,4 kgf.m de torque. De lá para cá, confidencia a marca, seus clientes mais fiéis vêm pedindo por um novo Wrangler de produção equipado com o motor que é a preferência nacional nos Estados Unidos. E, pelo que parece, estão perto de ter o desejo atendido, ao menos nos mercados da América do Norte.

O sinal mais claro, até o momento, de que um novo Jeep “veoitão” pode estar próximo é o novo conceito Wrangler Rubicon 392, que acaba de ser revelado pela Jeep, equipado com a unidade de 6,4 litros, que rende descomunais 450 cv e 62,2 kgfm – ou seja, mais de 3,5 vezes a potência da última versão V-8 a vir ao mundo, com o dobro de torque. Combinado à transmissão de oito marchas mais robusta, o modelo de demonstração é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 5 segundos, de acordo com os dados divulgados pela fábrica.

Jeep Wrangler Rubicon 392

Para oferecer mais fun-to-drive (diversão ao dirigir) e a maior aptidão off-road do que nunca num Wrangler, o Rubicon 392 tem sua versatilidade reforçada pelos eixos Dana 44; transmissão integral (4×4) de dupla velocidade; diferenciais dianteiro e traseiro com blocantes elétricos; pneus especiais para lama de 37 polegadas; e kit de elevação Jeep Performance Parts 2, da Mopar, combinado com melhorias na suspensão.

“Apaixonados pelo Jeep têm pedido um Wrangler V-8 e o nosso novo conceito Rubicon 392 prova que temos a capacidade de fazer acontecer”, afirma Jim Morrison, diretor da marca para a América do Norte. “Estamos ansiosos para avaliar sua reação a esse novo conceito, um veículo que oferece um nível incrível e incomparável de diversão ao dirigir e de desempenho e capacidade dentro e fora da estrada.”

Jeep Wrangler Rubicon 392

A aparência externa do Jeep Wrangler Rubicon 392 apresenta pintura na cor Granito Crystal e detalhes em bronze, como ganchos de reboque, emblemas, molas, amortecedores e rodas.

O visual exclusivo é complementado pelo scoop (tomada de ar) com aparência agressiva sobre o capô, meias-portas personalizadas e teto solar de lona rebatível Sky One-touch powertop, com painéis laterais removíveis para total liberdade ao ar livre.

Jeep Wrangler Rubicon 392

No interior, o Wrangler Rubicon 392 tem bancos em couro Vermelho Rock com costura dourada, além do volante multifuncional revestido de couro na cor preta.

A quarta geração do sistema multimídia Unconnect oferece conectividade por meio das plataformas Apple CarPlay e Android Auto, e tela sensível ao toque com recurso “pinça e amplia”, que permite aumentar a imagem com o movimento das pontas dos dedos, como nos smartphones.

Jeep Wrangler Rubicon 392

Para acomodar o V-8 de 6.423 cm³ de cilindrada, o Wrangler Rubicon 392 teve os suportes do bloco redesenhados e a estrutura modificada. O sistema de escape de dois modos altera o ronco do motor a um simples toque de botão.

A transmissão automática de oito velocidades e a caixa de transferência 4×4 melhoram a capacidade geral de condução. O torque descomunal em baixas rotações permite a relação final de 3,73:1, que proporciona mais economia de combustível na rodovia e maior capacidade para transpor obstáculos e terrenos difíceis.

Jeep Wrangler Rubicon 392

A aptidão elevada para encarar trilhas e obstáculos também resulta de novos componentes como os eixos Dana 44 de terceira geração, a caixa de transmissão Selec-Track, de duas velocidades em tempo integral, e os diferenciais Tru-Lok, com acionamento elétrico do bloqueio dos eixos dianteiro e traseiro.

As atualizações de suspensão incluem os amortecedores Fox, feitos de alumínio e com estrutura monotubo, para melhorar o amortecimento e a dissipação de calor. O kit de elevação de fábrica Jeep Performance Parts de duas polegadas oferecem melhor articulação e resultam em níveis inéditos de capacidade de imersão na água (86 cm) e distância do solo (33,6 cm), assim como melhores ângulos de entrada (51,6º), lombada (29,5º) e de saída (40,1º).

Jeep Wrangler Rubicon 392

Contribuem para esta maior capacidade para o fora de estrada os pneus especiais para a lama com diâmetro total de 37 polegadas.

As rodas também específicas para condições extremas têm aro de 17” e são dotadas de beadlocks, presilhas que garantem a fixação dos pneus mesmo sob cargas laterais extremas, permitindo o uso de calibragens bem reduzidas para ampliar a área de contato com o solo e conseguir maior tração.

Jeep Wrangler Rubicon 392

O novo conceito do Jeep Wrangler também apresenta protetores para pedras Rubicon, parachoques de aço com guincho Warn e placa de aço – todos incluídos para ajudar a vencer as aventuras fora de estrada mais desafiadoras.

Fonte: Jeep do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

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