A Volkswagen está prometendo inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro com o Nivus, por conta, segundo a marca, de seu design inovador e tecnologias de segmento premium. Unindo as características de crossover e de cupê, o modelo compacto será a nova aposta da VW no acirrado segmento dos SUVs (utilitários esportivos) urbanos, onde já concorre com o médio T-Cross. Em fase final de testes pelas estradas brasileiras, o Nivus será lançado ainda neste primeiro semestre no Brasil, segundo a montadora e, a partir da segunda metade do ano, nos demais países da América do Sul.
Até que considere o momento ideal de revelar a novidade sem disfarces, a VW vem seguindo a estratégia de comunicar aos poucos as informações sobre o modelo. Assim, a empresa acaba de divulgar mais alguns detalhes sobre o Nivus, dessa vez relacionados ao design e, especialmente, ao conteúdo de tecnologias.
Desde os primeiros traços, revelados oficialmente em agosto do ano passado, o Nivus exibe desenho marcante, que chama a atenção, particularmente, para a queda suave da coluna ‘C’ – característica típica dos cupês, que agrega esportividade ao modelo.
Agora, a marca reforça essa personalidade ao anunciar que outro diferencial do Nivus é o conjunto de faróis e lanternas de LED (diodo emissor de luz), exclusivos nesta classe de veículo no mercado.
Ele traz uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen, com luz de rodagem diurna (DRL, sigla de daytime running light) de LED em formato envolvente. Ao mesmo tempo, as novas rodas de liga leve de 17 polegadas completam o visual exclusivo.
Com relação à tecnologia, o Nivus será responsável por estrear recursos de segurança e conforto no segmento de compactos, alguns itens disponíveis somente em segmentos superiores, de acordo com a VW. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou controle adaptativo de cruzeiro, que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.
O Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), sistema autônomo de frenagem de emergência que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro sem que seja necessário a intervenção do motorista, evitando o acidente, em alguns casos, ou mesmo reduzindo os danos e eventuais ferimentos aos ocupantes de ambos os veículos envolvidos. O pacote de segurança traz, ainda, o Front Assist, tecnologia que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego à frente do veículo e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.
A VW também preconiza que a conectividade será elevada a um novo patamar no mercado brasileiro com o inédito sistema de infoentretenimento VW Play, totalmente desenvolvido no Brasil, que reunirá uma tela de altíssima definição e diversas funcionalidades.
E como última novidade, por enquanto, a marca afirma que capacidade do porta-malas será uma das maiores entre os modelos compactos, tanto no segmento de hatches quanto no de SUVs. Graças ao balanço traseiro mais pronunciado – que é a distância entre o centro da roda e a extremidade do para-choque correspondente -, o Nivus vai oferecer o volume de 415 litros para bagagens, com o encosto do banco traseiro em posição normal.
Até que essas novas informações fossem divulgadas, tudo o que se sabia a respeito do Nivus é que ele foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul e que se tornará o primeiro modelo concebido localmente a ser produzido e comercializado também no mercado europeu.
Fora isso, o modelo a ser fabricado na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, compartilhará com os modelos Polo, Virtus e T‑Cross a plataforma veicular conhecida como Estratégia Modular MQB, bem como o conjunto mecânico formado pelo motor 200 TSI de três cilindros (que rende até 128 cv de potência e 20,4 m.kgf de torque), com transmissão automática de seis marchas.
Confira mais detalhes do novo VW Nivus no vídeo divulgado em dezembro pela marca:
Fonte: Volkswagen do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação