O Google anunciou novas ferramentas para o Google Maps. A primeira delas é o modo de navegação específico para rotas de motocicleta, já disponível para Android e iOS. Por meio da função “Moto”, o aplicativo passa a mostrar as opções de trajetos para os veículos de duas rodas e o tempo estimado de viagem – permitindo inclusive, compará-lo com as condições do caminho sugerido para os carros, no caso de o usuário contar com as duas opções de transporte, por exemplo.
Nos próximos dias, o app também vai receber a funcionalidade “Viajar com segurança”, que tem a avisar quando o motorista de serviços de transporte particular como táxis e aplicativos sai do percurso determinado.
Em entrevista para o portal G1, o gerente de produto do Google Maps, André Kowaltowski, afirmou que o aplicativo identificou uma demanda por informação por parte dos motociclistas. Por isso, o Google resolveu trazer um recurso especial para estes usuários. A Índia foi o primeiro país a adotar a navegação para motocicletas.
“Os carros estão andando e as motos, às vezes, não podem ir à mesma velocidade. Têm algumas vias onde pode-se dirigir de carro, mas não de moto. Levando todas essas informações em conta, damos estimativas diferenciadas e rotas otimizadas de acordo com o trânsito e com suas restrições”, afirmou Kowaltowski.
Ainda de acordo com o executivo, as informações do aplicativo são fornecidas com base no comportamento dos usuários e em sistemas de inteligência artificial. “Mesmo sem saber o que aconteceu, fechamos aquele trecho e damos rotas alternativas. Em geral, algum usuário submete um incidente para a gente saber. Usamos muito a inteligência artificial para também irmos detectando problemas. À medida que a gente traça rotas, de acordo com a legislação local, isso também impacta na segurança”, detalha.
Na matéria publicada pelo G1, Kowaltowski também afirma que a ferramenta “Viajar com Segurança” foi pensada para quem utiliza o transporte de táxi e de aplicativos. Ela permite que o usuário seja avisado caso o veículo saia da rota determinada. “Você tem o conforto e a segurança de não precisar ficar prestando atenção e o Google Maps te ajuda a ficar mais seguro.”
Assim, depois de pesquisar o destino e selecionar a rota desejada, o passageiro pode habilitar a função “Viajar com Segurança” e “Alertas de desvio de trajeto”. Caso o motorista desvie mais de 500 metros da rota, o aplicativo envia uma notificação ao usuário, mostrando a localização do veículo em comparação ao trajeto estipulado anteriormente, detalha a reportagem.
O aplicativo também permite que a viagem seja compartilhada em tempo real com pessoas selecionadas pelo usuário, para que eles acompanhem a rota e possam tomar providências, se necessário. Esse recurso pode ser acionado no começo ou durante o trajeto, caso o motorista desvie do caminho.
O Google fez o anúncio das duas novidades em um evento realizado, em Santos, no litoral de São Paulo, que tem cerca de 30% da sua frota de veículos composta por motocicletas, de acordo com dados de 2018 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A Baixada Santista é a região metropolitana com o maior número de veículos de duas rodas. Em São Paulo, 15% dos veículos são motocicletas.
Fontes: Techtudo e G1 I Imagens: Agência Brasil e Internet