A linha 2020 da Honda CG 160, composta pelas configurações de passeio Start, Fan e Titan, desembarca nas concessionárias este mês, trazendo novidades apenas nas opções de pintura e nos preços. A versão utilitária 160 Cargo, reestilizada no início do ano passado, não foi incluída na apresentação do novo modelo. Vale lembrar, ainda, que a linha CG 125 foi encerrada em fevereiro, após 42 anos de produção.
A nova tabela apresenta o aumento de R$ 600 para cada uma das três configurações de “passeio”. Assim, a básica CG 160 Start agora sai por R$ 8.990; a intermediária CG 160 Fan sobe para R$ 9.990, enquanto a topo de linha CG 160 Titan passa para R$ 11.090.
A CG 160 Start passa a oferecer a cor cinza, que se junta às já conhecidas vermelho e preto. O cano de escapamento mantém a pintura integral em preto fosco, incluindo o protetor contra queimaduras, na seção final.
A configuração básica da Honda CG é disponível apenas com rodas raiadas e freios dianteiro e traseiro a tambor.
A CG 160 Fan, que responde pelo maior volume de vendas da família, tem como novidade a cor prata, incluída no catálogo que já oferecia as tradicionais vermelho e preto. O escapamento em preto fosco tem proteção com acabamento metálico escovado.
A configuração intermediária conta com rodas de alumínio, e sistema de frenagem composto por disco de 240 mm de diâmetro, na frente, e tambor de130 mm, atrás. Os pneus têm medidas de 80/100-18, na frente, e 100/80-18, atrás.
A 160 Titan ganha a opção de azul escuro perolizado, que se soma às já existentes vermelho e azul, também perolizados.
A topo de linha também traz novo grafismo, que lembra o visual cativante da Honda CBX 750F, de 1986, a cultuada “japonesa”. Os demais detalhes, como freios, rodas e pneus, repetem os padrões vistos na Fan.
O painel inteiramente digital oferece velocímetro, conta-giros em escala, hodômetros total e parcial, nível de combustível e relógio.
Acima do mostrador ficam as luzes de alerta de faróis, indicadores de direção (piscas), injeção eletrônica e posição neutra do câmbio.
O coração da Honda CG 160 é o confiável e eficiente motor monocilíndrico de 4 tempos, de exatos 162,7 cm3, flexível em combustível, que gera 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) de potência máxima, ambos a 8.000 rpm – a maior da categoria.
O pico de torque também é mais elevado do segmento, disponibilizando 1,54 kgfm (etanol) e 1,40 kgfm (gasolina), igualmente em 6.000 rpm. O câmbio de cinco velocidades tem embreagem multidisco banhada em óleo e transmissão final por corrente.
Em todas as configurações, a CG 160 conta com chassi de aço estampado, do tipo Diamond, no qual o motor faz parte da estrutura. O tanque de combustível tem capacidade para 16, 1 litros.
Toda a linha também vem equipada com o sistema CBS (Combined Brake System), que divide parte da pressão do freio dianteiro com o traseiro, proporcionando maior equilíbrio nas frenagens e segurança.
O conjunto de suspensões inclui o garfo dianteiro com funções sepaaradas SFF (Separated Function Fork), trazido das competições fora da estrada, que oferece maior resistência e melhor dirigibilidade, segundo a fabricante.
Criada e desenvolvida para o mercado brasileiro, a linha Honda CG é produzida na Zona Franca de Manaus. Desde o seu lançamento, em 1976, é o veículo automotor mais vendido do país, superando a cifra de 12 milhões de unidades emplacadas.
Atualmente, a linha CG conta com três anos de garantia, além de sete trocas de óleo gratuitas.
Fonte: Honda do Brasil