Jaguar Land Rover testa conversão de resíduos plásticos

Programa desenvolvido em parceria com a indústria química Basf transforma o descarte em óleo reutilizado como insumo para novas matérias-primas




Jaguar Land Rover testa conversão de resíduos plásticos [Divulgação]

Estima-se que a quantidade de resíduo plástico irá ultrapassar, globalmente, 12 milhões de toneladas até 2050. Hoje, nem todo este plástico pode ser reciclado para uso em aplicações automotivas – especialmente em peças que precisam seguir os padrões de segurança e de qualidade. Em busca por minimizar o problema, a Jaguar Land Rover está testando um processo inovador de reciclagem, que converte os resíduos plásticos em um novo material de alta qualidade, que pode fazer parte de futuros modelos da montadora.

Trabalhando em conjunto com a Basf, multinacional do setor químico, a marca britânica aderiu ao projeto-piloto chamado ChemCycling, que recicla lixo plástico doméstico, geralmente levados para aterros ou incineradoras, e os transforma em novos materiais de alta qualidade.

Jaguar I-Pace [Divulgação]

O plástico é convertido em óleo de pirólise, por meio de processos termoquímicos. Este segundo material bruto é, na sequência, introduzido na linha de produção da Basf como um substituto do material fóssil; criando, finalmente, uma liga de nível elevado que replica a performance e qualidade de plásticos “virgens”. Finalmente, ele pode ser temperado e pintado, tornando-se uma solução ideal para o design de novos acabamentos internos e de painéis externos em modelos da Jaguar e da Land Rover.

Atualmente, o material está sendo testado em um molde da face frontal do Jaguar I-PACE para verificar se segue à risca os requisitos de segurança da peça original já existente. Com o resultado dos testes e a evolução no uso de reciclagem química no mercado, a adoção do novo material faz com que a Jaguar Land Rover possa usar plástico doméstico reciclado em toda sua gama de modelos sem quaisquer perdas em qualidade e segurança.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo