Porsche Panamera 2021: um carro de família a 315 km/h!

Atualizado na forma e no conteúdo, cupê de quatro portas estreia com recorde em Nürburgring. Inédita versão 4S E-Hybrid, de 560 cv, é a única confirmada no Brasil

Porsche Panamera 2021: um carro de família a 315 km/h

Lançada em 2017, a segunda geração do Porsche Panamera – cupê para quatro ocupantes que alia o desempenho de superesportivo ao conforto de um sedã exclusivo, com suas portas traseiras – acaba ganhar a atualização de meia-vida. Além do design sutilmente acentuado, especialmente na dianteira, o Panamera passa a oferecer ainda mais conforto e esportividade, graças aos aperfeiçoamentos em componentes do chassi e em sistemas de controle, combinados à nova gama de pneus desenvolvida só para o modelo.

A revisão geral do modelo também incluiu atenção especial aos motores, desde as configurações básicas Panamera (única com tração apenas na traseira) e Panamera 4, passando pela intermediária GTS, até a topo de linha Panamera Turbo S, que já comprovou sua capacidade de desempenho na desafiadora pista de Nürburgring Nordschleife, ao completar a volta abaixo de 7m30s e cravar o novo tempo a ser batido na categoria de veículos executivos.

Porsche Panamera 4S E-Hybrid 2021

A novidade no catálogo do Panamera 2021 é a inédita versão 4S E-Hybrid, com potência combinada de 560 cavalos, no lugar da 4 E-Hybrid, de 462 cv. Segundo a fabricante alemã, em comparação com os modelos híbridos anteriores, a autonomia elétrica – quando apenas o motor a bateria é utilizado para mover o veículo -, foi elevada em até 30%. A recarga mantém o sistema plug-in – ou seja, por meio de uma tomada que se conecta ao carro, através da qual ele é abastecido pela miniestação ligada à rede elétrica.

Até o momento, de acordo com a Porsche Brasil, apenas a versão 4S E-Hybrid do Panamera 2021 está confirmada para o país, com previsão de chegada início do próximo ano e preço público de R$ 649.000, incluindo o equipamento de recarga.

Modelo é disponível nas versões Executive, (entreeixos longo), cupê e a perua Sport Turismo

Disponível também nas versões Sport Turismo (perua) e Executive (cupê com entreeixos alongado em 150 mm), o Porsche Panamera oferece 12 configurações possíveis, a partir dessas três opções de carroceria, mais cinco de motorização e duas de tração.

Porsche Panamera Turbo S 2021

A mudança externa mais visível no Panamera 2021 é a adoção, em todas as configurações, do design dianteiro da perua Sport Turismo, que se distingue pelas grades marcantes nas entradas de ar, amplas aberturas laterais para refrigeração e o módulo luminoso, elementos que se unem para formar uma barra única.

A exceção é o Panamera Turbo S, que tem desenho próprio na dianteira, com tomadas de ar ainda maiores nas laterais e barras horizontais na cor da carroceria, realçando a largura do veículo. Outra exclusividade de design do topo de linha é a maior distância entre os módulos das lanternas dianteiras.

Porsche Panamera Turbo S 2021

Na traseira, a faixa luminosa sobre a tampa do porta-malas agora é composta em uma peça contínua, unindo os dois conjuntos de lanternas de LED, que também foram redesenhadas.

A configuração GTS se distingue pelas lanternas traseiras escurecidos, emprestadas da versão Exclusive, e pela função coming/leaving home, a qual, quando ativada, acende as luzes do carro à distância, por meio do controle remoto da chave, e as mantém acesas por alguns segundos após o desembarque, para propiciar maior segurança ao se sair ou chegar em casa.

Porsche Panamera GTS Sport Turismo 2021

Foram acrescentados à gama de rodas três desenhos totalmente novos, com aros de 20 e 21 polegadas, acompanhados da nova geração de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, desenvolvidos especialmente para o Panamera, totalizando dez conjuntos diferentes.

Porsche Panamera 2021

Todas as configurações no novo Panamera são equipadas com a transmissão automática de oito velocidades PDK (Porsche Doppelkupplung), com dupla embreagem, que permite trocas mais rápidas entre marchas em relação aos outros tipos de câmbio.

Os novos Panamera e Panamera 4 passam a vir equipados, a partir de agora, em todos os mercados do mundo, com o motor de seis cilindros em V, com 2,9 litros de cilindrada, biturbo, que desenvolve a potência 330 cv e o torque máximo 45,9 kgf.m.

Porsche Panamera GTS 2021

A configuração GTS ganha mais esportividade e conforto graças aos sistemas de chassi otimizados. Seu motor V-8 biturbo, de 4 litros, desenvolvido em Weissach e fabricado em Zuffenhausen, na Alemanha, foi retrabalhado com foco no aumento de potência, que saltou para 480 cv (20 cv a mais do o antecessor), com pico de torque em 63,2 kgf.m.

Segundo a Porsche, a potência cresce continuamente até perto da faixa vermelha do conta-giros, fazendo com que a entrega de força seja comparavelmente tão progressiva quanto à de um motor naturalmente aspirado. O característico ronco do motor V-8 ficou ainda mais evidente com o novo sistema de escapamento esportivo, que traz os silenciadores traseiros posicionados assimetricamente.

Porsche Panamera Turbo S 2021

O Panamera Turbo S – que também abriga sob o capô um V-8 biturbo, de 4 litros -, ultrapassa os valores de desempenho do Panamera Turbo anterior por uma larga margem. Por se tratar da configuração de topo, o motor passou por um trabalho de repotencialização ainda mais profundo, que o fez alcançar a potência de 630 cv, com torque máximo de 83,6 kgf.m – o que significa 80 cv e 5 kgf.m extras.

Na prática, o efeito de tudo isso no desempenho foi direto: quando equipado com o pacote Sport Chrono (que permite o ajuste mais esportivo do chassi, motor e câmbio), o modelo Turbo S acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 315 km/h. Números suficientes para que o piloto de testes Lars Kern cravasse, em agosto, o novo recorde oficial de Nürburgring, na categoria “carros executivos”, completando o desafiador circuito de 20,832 quilômetros de extensão em exatos 7m29s81. Veja como foi a volta neste vídeo original em inglês:

O novo Panamera 4S E-Hybrid adiciona ao catálogo da Porsche um modelo plug-in híbrido voltado ao desempenho. A combinação do motor elétrico de 100 kW (136 cv) integrado à transmissão PDK de oito velocidades com dupla embreagem e ao motor V-6 biturbo, de 2,9 litros, com 440 cv, totaliza a potência de 560 cv, e torque máximo combinado de 76,4 kgf.m.

Porsche Panamera 4S E-Hybrid 2021

Da mesma forma, os valores de desempenho são impressionantes: combinado ao pacote Sport Chrono,  a arrancada de zero a 100 km/h é feita em 3s7, com velocidade final de 298 km/h.

A Porsche destaca que a capacidade bruta da bateria foi aumentada de 14,1 para 17,9 kWh em comparação com os modelos híbridos anteriores, graças ao uso de células otimizadas e aos modos de condução, que foram reprogramados para a gestão ainda mais eficiente da energia.

Porsche Panamera 4S E-Hybrid 2021

Com isso, o 4S E-Hybrid agora oferece a autonomia totalmente elétrica de até 54 km, segundo o Eaer City Wltp (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure, ou Procedimento de Teste para Veículos Leves Globalmente Harmonizado), ou de 64 km, pelo método Nedc (New European Driving Cycle, ou Novo Ciclo de Condução Europeu).

Porsche Panamera 2021

Para transferir toda essa potência para o asfalto de forma controlada e maximizar o desempenho nas curvas, os sistemas de chassi e de controle de condução em todos os novos Panamera foram ajustados para um perfil mais esportivo, porém, em deixar de ser amigável para os ocupantes. Alguns deles foram desenvolvidos completamente, desde o início.

O renovado sistema Pasm (Porsche Active Suspension Management, ou Gerenciamento Ativo da Suspensão), composto de três câmaras pneumáticas, levou a uma perceptível melhora no conforto de amortecimento. Também há uma nova geração de equipamentos para o controle da direção e pneus. Já o sistema de estabilização de rolagem Pdcc Sport (Porsche Dynamic Chassis Control Sport, ou Controle Dinâmico Esportivo do Chassi), incluindo o PTV (Porsche Vectoring Plus, ou Direcionamento de Torque) teve os parâmetros de atuação dimensionados para cada modelo específico.

Porsche Panamera Turbo S 2021

O sistema Porsche Communication Management, que gerencia a central de infoentretenimento do veículo, inclui mais funções e serviços digitais, tais como o controle por comando de voz Voice Pilot aperfeiçoado; o Risk Radar, com sinalização rodoviária atualizada e alertas sobre congestionamentos ao longo do trajeto, entre outras informações); o Apple CarPlay sem fio; e o Porsche Connect, que conecta todos os modelos Panamera a uma série de serviços online.

Porsche Panamera 2021

O Panamera também oferece uma ampla seleção de sistemas inovadores de assistência à condução, tais como o Lane Keeping Assist (Assistente de Manutenção de Faixa de Rolamento), agora de série, incluindo reconhecimento de sinalização de trânsito.  

Outra dessas tecnologias é chamada de Porsche InnoDrive, incluída no Adaptive Cruise Control (Controle de Velocidade Adaptativo), o Lane Change Assist (Assistente de Mudança de Faixa); e o Park Assist (Assistente de Estacionamento) com visão em 360º ao redor do veículo.

Porsche Panamera 2021

Os sistemas de iluminação passam a contar com faróis em matriz de LED e com as tecnologias Pdls (Porsche Dynamic Light System, ouSistema de Luz Dinâmica) Plus e Night Vision Assist (Assistente de Visão Noturna).

Porsche Panamera 2021

Por fim, os novos Panamera também incluem a tecnologia que projeta todas as informações relevantes do veículo diretamente no campo de visão do motorista (Head Up Display), evitando que ele se distraia ao consultar o quadro de instrumentos, e o assistente de ponto cego para mudanças de faixa, que avisa se há veículos em aproximação fora do campo visual de quem está ao volante.

Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação