A Triumph está desencaixotando nas concessionárias brasileiras a nova Street Scrambler, que traz atualizações importantes, especialmente em relação à potência e ao desempenho. O design com visual retrô e pegada off-road, cultuado inclusive por customizadores, exibe pequenas mudanças do modelo de estreia, lançado há dois anos.
Disponível em três opções de pintura: Fusion White (branco), Cranberry Red (vermelho) e a cor dupla Kaki Green/Silver Mate (verde/prata), a Scrambler 2019 tem preço básico de preço de R$ 43.850 – um acréscimo de R$ 860 sobre o valor da configuração que sai de catálogo.
A aparência atemporal da Triumph Street Scrambler exibe linhas limpas, o clássico farol redondo e acabamentos premium. O tanque de combustível com capacidade para 12 litros tem formas esculpidas e possui tampa com trava e apoios de borracha para os joelhos.
Nas laterais, os detalhes minimalistas de estilo trazem novas tampas do motor em preto fosco que ostentam o emblema da Triumph e a insígnia Bonneville. Do lado direito da moto, se destaca o escapamento duplo e elevado em toda a sua extensão, com ponteiras de metal escovado e proteções antiqueimadura em preto fosco e alumínio.
O visual atraente é complementado pelo conjunto de iluminação traseira totalmente de LED, que combina a lanterna em estilo retrô, ovalada e na cor vermelha, com os pequenos indicadores de direção (piscas) suspensos e de lentes transparentes.
O painel ganhou estilo atualizado e acabamentos metálicos. O quadro de instrumentos, que tem a forma de um grande velocímetro analógico, com escalas em quilômetros e milhas, traz na parte baixa do mostrador uma tela LCD multifuncional, onde se acessam informações como rotações do motor; nível e consumo de combustível; autonomia; odômetros; modo selecionado no controle de tração; e o indicador da temperatura das manoplas aquecidas – tudo com controles no guidão.
O motor Boneville é uma peça de arte por si mesmo. Na nova Scrambler, a pintura integral em preto fosco (incluindo o protetor de cárter) contrasta os parafusos metalizados das tampas laterais (que agora são de magnésio) e as aletas escovadas de refrigeração do cilindro.
O corpo de acelerador tem acabamento em alumínio. E paralelamente ao fato de ser uma das peças-chave do visual particular da Scrambler, o sistema de escape cria uma sonoridade própria para o modelo.
Internamente, o bicilíndrico paralelo de 900 cm³ – com oito válvulas e comando simples no cabeçote (SOHC), injeção eletrônica de combustível multisequencial e arrefecimento a líquido – recebeu um novo conjunto de virabrequim e balanceadores. Com isso, a fabricante extraiu mais 10 cavalos de potência, que agora totaliza 65 cv a 7.500 rpm, representando um ganho de 18% em relação ao antecessor. A evolução também se refletiu, mesmo minimamente, na faixa de rotações em que se atinge o torque máximo de 8,15 kgfm, que caiu de 3.230 para 3.200 rpm.
O câmbio de cinco velocidades tem transmissão final por corrente, com coroa posicionada à direita da roda traseira. A embreagem multidisco banhada em óleo conta com novo acionamento, mais leve e confortável. E o já conhecido acelerador eletrônico ride-by-wire oferece precisão e maior controle para a pilotagem.
A Street Scrambler 2019 também traz tecnologias inovadoras na sua categoria, com destaque para o controle de tração que oferece dois novos modos de pilotagem, Road (estrada) e Rain (chuva), os quais ajustam o mapa de aceleração e de entrega de torque para uma pilotagem ideal em todas as condições.
Fora isso, a nova Street Scrambler vem, de série, com o imobilizador por transponder incorporado à chave, o qual bloqueia o acionamento do motor quando não está próximo da motocicleta, proporcionando maior segurança contra furto do veículo.
A Triumph Street Scrambler tem chassi tubular de aço com berço duplo e braço duplo oscilante na suspensão traseira, que usa dois amortecedores Kayaba e molas com ajustes de pré-carga. Na dianteira, o garfo da mesma fornecedora tem tubos de 41 mm de diâmetro e curso de 120 mm (não ajustável), e passa a vir com reforços de borracha no estilo Scrambler.
As rodas de 32 raios têm aro de 19 polegadas, na frente, e de 17”, atrás, e são montadas com pneus Metzeler Tourance de medidas 100/90-19 e de 150/70 R17, na ordem.
O conjunto de freios com ABS estreia a pinça dianteira Brembo de quatro pistões, para aumentar a potência de frenagem, combinada ao disco simples de 310 mm de diâmetro; na traseira, o cáliper fornecido pela Nissin mantém os dois pistões, com disco de 255 mm.
O sistema também oferece o recurso de comutação dos freios para uso no asfalto ou fora de estrada (on e off road), reforçando a dupla finalidade do modelo.
Segundo a Triumph, a Street Scrambler oferece posição de pilotagem ergonômica e confortável, graças ao guidão largo e característico, às pedaleiras avançadas e ao diâmetro da roda dianteira. O banco duplo (com altura de 790 mm até o chão) tem novo acabamento em couro durável e material com inspiração têxtil, com estilo adventure, e oferece suporte de alumínio na garupa. Embaixo do assento se encontra uma tomada de força com entrada USB, útil para recarga do celular.
Os pedais em aço do tipo bear trap (armadilha de urso), retrátil e com dentes para maior aderência do calçado, são mais resistentes para o off-road, além de realçar o estilo adventure. As pedaleiras e o descanso do garupa são removíveis.
Concebida para ser um campo aberto para a personalização, a Street Scrambler conta com mais de 120 acessórios. Para reforçar suas aptidões off-road, são oferecidos amortecedores traseiros Piggyback Fox, com novos ajustes de pré-carga e de amortecimento; para-lama dianteiro elevado e tela de náilon para o farol na cor preta, entre outros.
Para os customizadores, a lista inclui silenciadores Vance & Hines com ponteira de fibra de carbono, assento duplo com desenho tradicional e bagageiros estilizados. Para facilitar a personalização, a Triumph criou o kit Urban Tracker, que traz itens como bagageiro com capacidade para 25 litros; silenciador Vance & Hines; placa de número; assento preto com nervuras; barras de proteção do motor em preto; tela no farol e para-lama dianteiro elevado.