Um novo trem flutuante capaz de atingir a velocidade de 600 km/h está um passo mais perto da realidade na China. De acordo com a reportagem publicada pelo portal de notícias CNN.com, o protótipo do mais recente projeto de trem de alta velocidade por levitação magnética (maglev) acaba de deixar a linha de montagem na cidade de Qingdao, região leste da China.
Desenvolvido pela estatal China Railway Rolling Stock Corporation (Crrc) – maior fornecedora de material rodante do mundo –, o trem com visual futurista está agendado para entrar em produção comercial em 2021, após a extensiva fase de testes.
Ainda segundo a publicação, todos os envolvidos com o projeto estão otimistas de que ele transformará completamente as viagens de longa distância na China, ocupando a lacuna entre o trem de alta velocidade e o transporte aéreo.
“Pegue a viagem de Pequim a Xangai como exemplo: contando o tempo de preparação para a jornada, ela leva cerca de 4,5 horas de avião, 5,5 horas de trem de alta velocidade, e (poderia levar apenas) cerca de 3,5 horas com o (novo) maglev de alta velocidade”, declarou o Ding Sansan, líder da equipe de pesquisa e desenvolvimento do trem na Crrc.
Enquanto a velocidade de cruzeiro de uma aeronave é de 800 a 900 km/h, compara a CNN, os trens atuais da linha Pequim-Xangai têm a velocidade máxima de operação de 350 km/h.
Os trens do tipo maglev usam a repulsão magnética tanto para levitar o trem sobre o piso, o que reduz o atrito, quanto para propelir o veículo.
Depois de aproximadamente três anos de pesquisa técnica, Ding afirmo que a equipe desenvolveu uma carroceria para o trem muito leve e altamente resistente, que estabelece os fundamentos para o desenvolvimento de cinco composições de protótipos de engenharia.
Ao mesmo tempo, a Crrc Qingdao Sifang – uma subsidiária da Crrc – está construindo atualmente um centro experimental e outro para o processo de produção do maglev, que deve entrar em operação no segundo semestre deste ano.
No entanto, o novo protótipo chinês não será o primeiro trem a ultrapassar a marca dos 600 km/h quando entrar na pista de testes. Em 2015, o maglev da Japan Railway alcançou a velocidade máxima de 603 km/h em uma pista experimental em Yamanashi, estabelecendo o recorde mundial.