Volkswagen apresenta o Taigo, versão europeia do Nivus

Modelo é cópia do SUV cupê criado no Brasil, mas terá novos itens, como condução semi-autônoma e, segundo primeiras imagens, também a configuração esportiva "R"

Volkswagen apresenta o Taigo, versão europeia do Nivus

A Volkswagen acaba de apresentar oficialmente o crossover compacto Taigo, totalmente derivado do Nivus brasileiro, modelo que mistura características de utilitário esportivo urbano e de cupê, por causa das colunas traseiras acentuadamente inclinadas. Produzido em Pamplona, na Espanha, o Taigo será o primeiro modelo desenvolvido na região da América do Sul a ser fabricado e comercializado no mercado europeu, mas ainda sem data anunciada para a chegada às lojas.

Sem revelar, também, informações sobre configurações de acabamento ou mesmo de motores – exceto de que serão da família TSI, com turbo e injeção direta de combustível, a mesma utilizada pelo Nivus -, a VW se limitou a divulgar, por meio de sua matriz, na Alemanha, um vídeo curto de apresentação (teaser) do modelo. Nele, porém, é possível observar alguns detalhes importantes do lançamento, como a insígnia “R” vista na carroceria e nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros, sugerindo a configuração esportiva como uma possível opção para o topo da linha. Veja:

Além disso, é possível notar que Taigo traz dois itens recém-introduzidos no Brasil com a chegada do SUV médio VW Taos, em maio. O primeiro é o conjunto de iluminação 100% de LED (Diodo Emissor de Luz) com a nova assinatura visual da marca, na qual as luzes de rodagem diurna (DLR) incluem um filete luminoso que atravessa o centro da grade frontal. E o outro é o conjunto de faróis equipados com o sistema de iluminação inteligente IQ.Light (talvez, como item opcional), que se adaptam ao ambiente e acompanham a direção do carro.

O Taigo marcará a estreia da Volkswagen com este tipo de carroceria (cupê) no segmento SUV compacto (A0) da Europa. E com um detalhe peculiar: o design compartilhado entre Nivus e Taigo foi um trabalho conjunto dos gêmeos brasileiros José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen da América do Sul (SAM), e Marco Pavone, que ocupa um cargo equivalente no quartel-general da marca, em Wolfsburg.

Volkswagen Taigo

Da mesma forma que o Nivus, o novo Taigo é construído sobre a moderna plataforma modular MQB e mantém todas as dimensões externas do modelo brasileiro (4.266 mm de comprimento, 1.757 de largura e 1.494 de altura) e de distância entreeixos (2.566 mm), bem como a razoável capacidade do porta-malas, com volume de 415 litros.

Volkswagen Taigo

O conteúdo de equipamentos de conforto e segurança do Taigo também segue a linha do Nivus, oferecendo muitos itens de última geração, mas com algumas diferenças. Um dos exemplos está na central multimídia. O Nivus marcou a estreia do sistema de infoentretenimento VW Play, totalmente desenvolvido no Brasil, com tela tátil de 10,1 polegadas (25,6 cm).

Entre suas principais funções, destacam-se a conexão de internet por meio do celular; manual do proprietário cognitivo; app Meu VW pré-instalado (para o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a loja virtual VW Play Apps, de onde podem ser baixados diversos aplicativos, além da memória interna de 10 GB.

Taigo virá com a nova plataforma multimídia VW MIB3, já oferecida em outros modelos da marca

O sistema de infoentretenimento do Taigo será baseado na terceira geração da central multimídia MIB3, e incluirá conexão à internet por meio de um cartão eSIM (nome técnico do chip de telefonia celular) e, dependendo da configuração, também o App Connect Wireless, que permite ao motorista acessar diretamente na tela do painel os seus aplicativos preferidos, como os de música, notícias, mapas e audiolivros, por exemplo.

Também conforme a configuração do novo modelo, a plataforma MIB3 ainda disponibiliza funções como acesso aos serviços de arquivos de áudio (streaming), controle de voz e personalização baseada na nuvem (como é conhecido o conjunto global de servidores de armazenamento de dados, acessados por meio da internet), utilizando o Volkswagen ID.

Nova central multimídia permite acionar controles por meio de comandos de voz ou de gestos

A plataforma digital adotada no Taigo também possibilita o uso das funções do recém-lançado sistema multimídia MIB3.1, incluindo os comandos gestuais, que permite acionar os controles de várias funções apenas por meio de movimentos coordenados da mão e dos dedos na frente da tela.

Adaptive Cruise Control (ACC)

Em relação às tecnologias de assistência ao motorista, o conteúdo do VW Taigo é muito similar ao disponível para o Nivus e inclui o ACC (Adaptive Cruise Control), ou controle adaptativo de cruzeiro, que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente; o AEB (Autonomous Emergency Brake), sistema autônomo de frenagem de emergência que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro sem que seja necessário a intervenção do motorista; o Front Assist, tecnologia que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego à frente do veículo e emite alertas, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

Fora isso, o modelo também traz o Post-Collision Brake, que mantém os freios acionados após a colisão; controles de tração (ASR); XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial); e alerta de fadiga, entre outros.

Modelo europeu poderá ser conduzido de forma semi-autônoma acima de 200 km/h

No entanto, o modelo europeu conta com um item inédito e bastante avançado, que é a tecnologia IQ.Drive Travel Assist. Oferecida com equipamento opcional, ela permite que o veículo seja conduzido de forma semi-autônoma até a velocidade pré-determinada de 210 km/h – recurso ainda impensável no Brasil, em função da ausência de infraestrutura necessária para este nível de conectividade.

Brevemente, mais informações sobre o novo VW Taigo deverão ser divulgadas pela marca.

Fontes: VW do Brasil e Global I Tradução e edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação e Youtube