A fabricante inglesa Triumph Motorcycles elevou seu modelo clássico Bonneville Bobber a um nível ainda mais superior com a configuração Black – mais forte, mais arrojado e mais feroz. A nova opção começa a ser vendida no mercado brasileiro em maio, com preço de R$ 49.990.
Lançada mundialmente em 2016, a Bonneville Bobber é o modelo que vendeu mais rapidamente nos 115 anos de história da Triumph, segundo a marca. Inspirada pelo movimento da Bobber original pós-guerra, formado por motos despojadas do tipo hard tail (sem suspensão traseira), a nova Black conta com todas as clássicas características de uma Bobber, como o assento único e o visual rebaixado, combinadas com guidão plano e largo (para o manuseio mais intuitivo), carenagens mínimas, tanque com formato próprio, para-lama curto com ressalto central e rodas raiadas exclusivas.
Justificando o nome de forma integral, a Bobber Black se distingue pela aparência na cor Jet Black Fosco. A personalidade ainda mais peculiar e agressiva é complementada por uma série de detalhes também em preto, porém com acabamentos variados, como o guidão, aro do farol, suporte do assento, cubos das rodas, escapamento e o pedal do freio. Destacam-se, ainda, os manetes, braçadeiras, cavalete e descanso em preto anodizado, bem como as tampas do motor pretas texturizadas com pó.
Mantendo todos os belos detalhes da Bobber, a nova Black adiciona requintes de customização retrô, tais como a caixa de bateria com tampa clássica e tira de aço inoxidável; cubo traseiro com desenho inspirado nos freios a tambor; alça do para-lama traseiro; cilindro de ignição lateral; retrovisores na extremidade do guidão; e tampa de combustível com design e alto padrão. Fora isso, traz garfo da suspensão com desenho elegante e exclusivo, aparência externa do corpo da injeção eletrônica com estilo carburador e carcaças dos piscas em formato elíptico e pintadas em preto brilhante. ciclistica
A Bonneville Bobber Black é equipada com freios ABS como padrão, que contam com disco duplo de 310 mm na frente, com pinças de dois pistões da Brembo, e disco traseiro simples, na traseira, com pinça de pistão único.
A suspensão também foi atualizada em relação à Bobber, com garfo dianteiro de cartucho Showa, com de 47 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A nova e parruda roda dianteira de 16 polegadas, combina a clássica raiação de aço com aros pretos. Os pneus Avon Cobra foram especialmente desenvolvidos e dão à Bobber Black sua postura arrojada e potente.
Ao mesmo tempo, a configuração Black mantém as inovações de engenharia da Bobber, como o suporte de assento flutuante em alumínio, a posição de pilotagem ajustável e a suspensão traseira monochoque RSU (Rear Suspension Unit), com amortecedor embutido para não descaracterizar o estilo hard tail.
Acessível para pilotos de todos os tamanhos, a Bobber Black tem uma altura de apenas 688 mm, proporcionando excelente ergonomia e um baixo centro de gravidade, o que estimula a confiança do motociclista.
A Bobber Black possui toda a iluminação – dianteira, traseira, piscas e placa – em LED, e seu visual frontal foi transformado com o novo farol, que ganhou um padrão exclusivo para a luz de rodagem diurna (DRL).
O pacote de tecnologias de auxílio à pilotagem – também herdado da Bobber – inclui os modos de pilotagem Road (estrada) e Rain (chuva), ambos com potência total e controle de tração para máxima segurança e comando do piloto. A embreagem com auxílio de torque reduz o esforço ao acionar o manete, o que ameniza a fadiga do piloto em longas distâncias.
O controle de velocidade de cruzeiro para longas viagens foi simplificado, graças ao piloto automático de série, facilmente acessível por meio de um botão posicionado no lado esquerdo do guidão.
O relógio com estilo minimalista e ângulo ajustável da Bobber Black tem a face de mostrador usinada e visor multifuncional com controles de fácil manuseio.
O motor de 1200 cm³, com refrigeração líquida, fornece 77 cv de potência, a 6.100 rpm, e torque de 10,8 kgfm de torque, a 4.000 rpm. O propulsor ganhou uma afinação típica “Bobber”, o que significa doses maiores de torque e de potência em baixas rotações. O intervalo de manutenção foi estendido para 16.000 km.
Assim como todas as Bonnevilles da nova geração, a Bobber é equipada com o sofisticado sistema de aceleração ride-by-wire (sem cabo), para maior precisão e controle, com corpo de aceleração duplo.
A Bobber Black também tem um novo escapamento em linha reta, com silenciadores duplos peashooter serrados e catalisador embutido. Uma caixa de ar de duas câmaras com design de filtro duplo ajuda a fornecer o som típico dos hot rods, estilo de personalização nascido no pós-guerra, que transforma automóveis da época em máquinas superpotentes, tipicamente equipadas com motores V-8 e escapamentos livres.
Como toda Bonneville Bobber, a Black pode ser customizada com mais de 120 acessórios encontrados nas concessionárias Triumph. A compreende diferentes opções de guidão, assentos, retrovisores, piscas compactos de LED, para-lamas curtos e manoplas aquecidas, entre outros. Os acessórios originais da marca incluem, ainda, a suspensão traseira ajustável Fox e silenciadores de alumínio usinados Vance & Hines, com tampas ajustáveis.
Fora isso, há uma coleção exclusiva de roupas Bobber Black, com camisetas, jaquetas e acessórios pessoais.