O transporte de estudantes dos Estados Unidos já pode experimentar a tecnologia de emissão zero, com a introdução do sistema de tração totalmente elétrico Cummins PowerDrive 7000ev nos veículos da Blue Bird. A fabricante local de ônibus escolares está adotando a tecnologia nos modelos All American RE Electric e Vision Electric.
O sistema Cummins PowerDrive 7000ev oferece software de telemática e controle totalmente integrado e reduz os custos de manutenção e de combustível, enquanto atinge níveis zero de emissões. A transmissão direta garante aos motoristas a operação sem mudanças no comportamento do veículo e funciona como um trem de força convencional; a energia das baterias é fornecida para o motor de tração, que movimenta os eixos traseiros do veículo.
O PowerDrive 7000ev fornece 260 cavalos de potência contínua (200 kW) e até 295 cv de potência de pico (220 kW), equivalentes ao desempenho oferecido pelos motores diesel Cummins B6.7 e L9.
Com uma capacidade total de bateria de 155 kWh, o sistema fornece a autonomia de aproximadamente 200 km, suficientes para a maioria das condições de operação destes veículos. De acordo com a Cummins, o ônibus da Blue Bird pode atingir uma carga completa em menos de oito horas com um carregador padrão SAE nível 2; também é compatível com carregamento rápido automotivo.
Ainda de acordo com a Cummins, o motor elétrico PowerDrive não requer manutenção, eliminando o tempo de inatividade e os custos associados à manutenção. Outras vantagens em relação à redução de custos para operador são a eliminação das trocas de óleo, filtros, velas e bobinas do motor, bem como dos fluídos da transmissão; menos trocas de líquidos refrigerantes; menor degradação do sistema de admissão de ar/vácuo; dispensa da verificação de emissões de gases; e o intervalo muito mais longo de substituição das pastilhas do freio.
Por fim, a tecnologia Cummins PowerDrive 7000ev atende a todos os requisitos do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (UST) e da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), além dos padrões aplicáveis de certificação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e California Air Resources Board (CARB).