Principal destaque do BMW Group nas mais recentes edições dos salões do automóvel de Paris e de São Paulo, a sétima geração do BMW Série 3 já está disponível aos consumidores brasileiros, por meio da campanha de pré-venda no website exclusivo, ou diretamente nas concessionárias autorizadas da marca.
A ação envolve a versão topo de linha BMW 330i M Sport que estará nas lojas do país a partir de março, com preço de R$ 269.950. A opção de entrada BMW 330i Sport deve estrear por aqui em junho, por R$ 219.950.
O novo BMW Série 3 se distingue visualmente do anterior por uma inédita e fascinante linguagem de design, com predomínio de linhas acentuadas e superfícies esculpidas. Esta novíssima geração também se diferencia pelas dimensões ampliadas, com 76 milímetros a mais no comprimento do que o antecessor (4.709 metros), 16 mm maior na largura (1.827 m) e mais 6 mm na altura (1.435 m). Também a distância entre eixos (2.851 m) foi estendida em 41 mm. A adoção de bitolas alargadas em 43 mm no eixo dianteiro, e em 21 mm, no traseiro, tem influência diretamente positiva no comportamento dinâmico do sedã.
E apesar de maior, o novo Série 3 pode ser até 55 kg mais leve do que o anterior (dependendo da configuração e dos equipamentos incluídos), graças ao uso de novos materiais, mais leves e resistentes, em sua construção, beneficiando ainda mais o desempenho e a estabilidade.
Na parte dianteira, um dos destaques do novo design do BMW Série 3 fica por conta da emblemática grade dupla, que está mais larga e ganhou moldura única. Na configuração M Sport, as amplas entradas de ar nas extremidades do para-choque adicionam o aspecto agressivo que diferencia o esportivo logo de cara.
Também consagrados dentro da identidade visual do Série 3, os faróis mantém o desenho de dois aros luminosos de cada lado, mas passam a incorporar a tecnologia BMW Laserlight, com luzes a laser, que podem lançar um feixe de luz branca e concentrada a uma distância de até 530 m, variando de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo de esterço de volante.
O mesmo retoque cuidadoso foi dado em outra assinatura visual da marca bávara, os Hofmeister Kink – como são chamados particularmente pela BMW o vinco das colunas C (traseiras) de seus modelos -, que passam a exibir a aresta mais vigorosa e expressiva.
Atrás, além dos novos desenhos da tampa do porta-malas e do para-choque, mais envolventes, chamam a atenção as saídas de escapamento cromadas, uma de cada lado. As lanternas totalmente de LED ganharam contornos mais delgados e retilíneos, além do efeito tridimensional em ‘L’.
A configuração topo de linha do novo Série 3 se diferencia ainda pela presença de diversos itens M Sport, entre eles as rodas de liga leve M Double spoke, com aro de 19 polegadas e cinco raios duplos; freios e suspensão M Sport; e o pacote M Sport aerodinâmico, com os spoilers e saias laterais exclusivos, que destacam a aparência esportiva dos BMW M3.
Por dentro, a nova configuração dos mostradores do moderno painel de instrumentos, a posição mais elevada do console central e o conjunto formado pela iluminação, conjunto de mostradores e guarnições das portas proporcionam a sensação de maior espaço, além de contribuir para a aura mais esportiva e direcionada para o motorista, segundo a fabricante.
No centro do painel, o mostrador digital, as teclas do ar-condicionado e as saídas de ventilação formam um único quadro, enquanto o console central agrupa a nova alavanca de câmbio, o botão seletor giratório do sistema iDrive, e o botão de acionamento do motor.
Outra tecnologia em evidência no novo BMW 330i M Sport é o BMW Live Cockpit Professional que engloba duas telas digitais, uma de 12,3” e outra de 10,25”, do sistema iDrive; ambas com design personalizável e aptas aos comandos de voz.
Elas combinam informações como velocidade, rotações do motor, odômetro e nível de combustível, com dados gerais, como rotas, chamadas telefônicas e de entretenimento.
O interior do sedã oferece ainda revestimento de teto BMW Individual em Anthracite, acabamento em Alumínio Tetragon, cintos de segurança M Sport, head-up display colorido (para exibição de informações no para-brisa), volante M em couro, direção esportiva variável, sistema de som Surround Harman Kardon, bem como assistentes de estacionamento, de farol alto e de fechamento automático da tampa do porta-malas.
A nova geração do BMW Série 3 também inclui o novo Comfort Access 2.0, um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. A 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar a 2 m, ele efetua o travamento automático. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choque traseiro.
Sob o capô do novo BMW 330i encontra-se o motor BMW TwinPower Turbo, com quatro cilindros em linha e 1.998 cm³ de cilindrada, capaz de gerar 258 cv de potência (entre 5.000 e 6.500 rpm) e 40,7 kgfm de torque máximo (entre 1.550 e 4.400 rpm) – respectivamente, 13 cv e 5,1 kgfm a mais que a geração anterior.
Entre outros fatores, esses ganhos de desempenho resultam do aperfeiçoamento do sistema BMW TwinPower Turbo, que usa turbina do tipo twin-scroll – na qual o duto “quente”, por onde passam os gases do escapamento, é dividido ao meio, e cada um desses dutos menores é alimentado por duas câmaras de combustão, o que melhora as respostas ao acelerador -, além da injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável Valvetronic e comando de válvulas Duplo-Vanos.
A transmissão automática Steptronic conta com oito velocidades, opção de trocas manuais por meio de aletas no volante (shift paddles), e tração traseira; segundo a fabricante, as emgrenagens foram reescalonadas nesta versão mais recente do câmbio, a fim de garantir maior eficiência nas trocas e eliminação de vibrações. O conjunto é capaz de acelerar o sedã de zero a 100 km/h em 5,8 segundos, e levá-lo até à velocidade máxima de 250 km/h.
Outra característica marcante do novo Série 3 M Sport é a lista de tecnologias inéditas na gama de modelos BMW. Como, por exemplo, o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por comando de voz para acessar diversos recursos, ouvir explicações sobre os equipamentos ou programá-los conforme as preferências, como a temperatura do ar-condicionado.
Já o Driving Assistant Professional tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego. Há ainda o Parking Assistant Plus, que estaciona o veículo automaticamente, com a ajuda de câmeras e sensores externos.
A função Surround View exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Também é possível observar o carro pela tela do smartphone, por meio da função Remote 3D View do BMW Connected App e, assim, localizar o carro no estacionamento ou verificar, à distância, se há alguém próximo dele. A gama de recursos inclui ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo.
O novo Série 3 traz também o BMW ConnectedDrive, que por meio de um chip comum de telefonia celular (SIM Card) disponibiliza informações como situação do trânsito em tempo real, serviços de alerta de manutenção de componentes (Teleservices) e de concierge como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes, além de chamada de emergência inteligente. Outro recurso adicional é a preparação para Apple Car Play.
O pacote de recursos de segurança de última geração do novo M3 inclui o sistema de predicção de acidentes Active Protection, capaz de identificar situações de risco potencial e acionar automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes. A integridade a bordo também é priorizada pela presença de freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, seis airbags e pneus com tecnologia run flat, ainda mantendo o estepe.
O novo BMW 330i M Sport será disponível com cinco cores diferentes: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral e a exclusiva Azul Portimão, metálica. Internamente, o modelo tem forração de couro Vernasca, em combinações de bege ou preto, ou ainda em mocha ou cognac.
O Brasil é um dos primeiros mercados globais a oferecer o novo BMW Série 3, que inicialmente será abastecido com unidades produzidas na fábrica de Regensburg, na Alemanha. A partir do segundo semestre, o modelo também será fabricado na planta de Araquari, SC, com foco na demanda nacional.
No site, além da possibilidade de manifestar seu interesse pelo novo BMW Série 3, Sport ou M Sport, o cliente poderá obter informações específicas sobre o modelo e simular condições especiais de financiamento.
Lançado em 1975, o BMW Série 3 até hoje sintetiza os valores centrais da marca BMW, como o perfil executivo de apelo esportivo, arrojo tecnológico, motor potente, design sofisticado e o desempenho capaz de instigar o puro prazer de dirigir.
Ao longo de mais de 40 anos de história, as gerações anteriores do BMW Série 3, incluindo as versões perua e conversível, somam mais de 15 milhões de unidades vendidas no mundo todo.