A BMW está dando um passo adiante para tornar o carregamento da bateria de um veículo eletrificado ainda mais simples do que reabastecer o tanque de um carro atual. Isto porque ela é a primeira fabricante do mundo a lançar no mercado um carregador por indução para as baterias de veículos híbridos plug-in, o BMW Wireless Charging. Disponível, por enquanto, apenas para o BMW 530e iPerformance (por encomenda e na forma de leasing), o equipamento tem potência de 3,2 kW e permite que as baterias de alta tensão sejam carregadas, no caso do sedã híbrido, em cerca e três horas e meia — e com uma taxa de eficiência de 85%, segundo a montadora. Previsto para começar a ser produzido em julho, o BMW Wireless Charging será oferecido como item opcional para os demais modelos eletrificados da marca bávara.
Compacto e prático, o equipamento consiste de dois itens: a estação de carregamento indutivo (GroundPad), que é ligada à tomada do imóvel e pode ser posicionada em garagens ou ao ar livre, e um componente secundário (Carpad), fixado na parte inferior do veículo. A indução é realizada a uma distância de 8 cm. Enquanto o GroundPad gera o campo magnético, o CarPad induz a corrente elétrica que carregará a bateria.
O carregamento indutivo – realizado também por meio de outros sistemas já existentes de estações fixas, instaladas em residências, empresas ou estacionamentos -, representa um avanço aos atuais cabos elétricos, que necessitam ser conectados manualmente ao veículo. No caso do BMW Wireless Charging, basta pressionar o botão start/stop do aparelho para que o carregamento seja iniciado; o sistema é desligado automaticamente quando a bateria estiver com a carga completa. Impermeável e resistente, o carregador resiste a chuva ou neve, sendo desligado na presença de elementos estranhos a ele, como brinquedos (bola, skate etc.) e animais domésticos.
O BMW Wireless Charging faz parte da estratégia global do BMW Group chamada “Number One > Next” – na qual a companhia busca desenvolver tecnologias inovadoras que facilitem o uso cotidiano de veículos eletrificados – e será vendido inicialmente na Alemanha, e em seguida no Reino Unidos, Estados Unidos, Japão e China.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.