MERCEDES-AMG ONE BATE RECORDE EM NÜRBRUGRING. DE NOVO!

Pegue carona ao lado do alemão Maro Engel no cockpit do único carro de série com sistema híbrido de F1 e sinta a emoção de superar o Inferno Verde a mais de 350 km/h

Em outubro de 2022, o Mercedes-AMG One se impôs como o carro de produção mais rápido a completar uma volta no lendário circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife, percorrendo seus 20.832 km de extensão em 6min35s183.

Desde então, o supercarro com tecnologia de propulsão híbrida trazida da Fórmula 1 permanece imbatível naquela pista, uma das mais desafiadoras do mundo, especialmente pelo trecho conhecido como “Inferno Verde”, cercado por densa floresta e sujeito a mudanças climáticas repentinas, tornando a vida dos pilotos ainda mais imprevisível.

Mercedes-AMG One, o rei de Nürburgring

Porém, como não existe algo tão perfeito que não possa ser melhorado, há poucos dias o alemão Maro Engel, piloto oficial e embaixador da Mercedes-AMG (a divisão de modelos de alto desempenho e competições da marca da estrela de três pontas), retornou ao cockpit do cupê de dois lugares com a missão de tentar baixar o tempo de volta que ele mesmo estabelecera naquele circuito. E conseguiu, com ampla facilidade.

Em sua melhor volta nesta nova tentativa, cronometrada oficialmente, o Mercedes-AMG One pulverizou o próprio recorde, reduzindo a marca em mais de seis segundos!

Isso faz do hipercarro da Mercedes o primeiro modelo autorizado para rodar pelas ruas da Europa a superar o limite de 6min30s. Mas como isso foi possível?

 

Para alcançar o ambicioso objetivo, foi necessária uma preparação meticulosa por parte da equipe Mercedes-AMG e do piloto. Além disso, as condições da pista tinham que ser as ideais.


F1 DE RUA

Mercedes-AMG One

O Mercedes-AMG One é o único hipercarro no mercado que traz a tecnologia híbrida da Fórmula 1 diretamente das pistas para as ruas. Seu sistema de tração E Performance é composto por um motor combustão e quatro elétricos, que entrega o total de 1.063 cv de potência combinada.

Montado na posição central do chassi, junto ao eixo traseiro, o motor V-6 de 1,6 litro, a gasolina, com turbocompressor, atinge até 11.000 rpm. No entanto, para maior durabilidade e o uso de combustível comercial, ele é programado para trabalhar abaixo do limite de rotações praticado na F1.

Mercedes-AMG One

Em relação aos motores elétricos, um deles é integrado ao turbocompressor e outro diretamente no motor a combustão (impulsionando o virabrequim), formando o sistema de tração híbrido do eixo traseiro. Os dois outros motores alimentados a bateria acionam as rodas dianteiras, compondo o eixo dianteiro 100% elétrico e com controle de torque.

A transmissão automatizada de sete velocidades é combinada ao sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+, que atua nas quatro rodas, de forma independente e variável.

Mercedes-AMG One

O conjunto de baterias de íons de lítio do sistema híbrido também é um desenvolvimento patenteado pela Mercedes-AMG, a partir dos carros da F1. Seus módulos de alto rendimento aliam alta potência e baixo peso, combinação perfeita a favor do desempenho. Distribuídos pelo assoalho do chassi, eles ainda contribuem para “jogar no chão” o centro de gravidade do hipercarro – condição ideal para a máxima estabilidade em velocidades extremas.

Como resultado desta transferência de tecnologia, o Mercedes-AMG One segue muito de perto o desempenho dos F1 W15 E Performance de Lewis Hamilton e George Russell. O modelo de produção, com peso total de 1.695 kg, é capaz de disparar de zero a 100 km/h em 2,9 segundos e alcançar a máxima de 352 km/h – acredite, limitada eletronicamente.

Mercedes-AMG One

A adoção de recursos da F1 ainda inclui o uso integral de fibra de carbono para a construção do chassi monochoque (moldado numa única peça) e da carroceria, bem como a integração do conjunto de motor-transmissão como parte da estrutura do carro.

Da mesma forma, também são copiados dos monopostos a aerodinâmica ativa – com elementos móveis para priorizar a aderência ou a velocidade do carro, conforme o trecho da pista -, e a suspensão do tipo push-rod, cuja principal característica são os amortecedores horizontais.

Pneus e freios foram desenvolvidos só para o One

Já os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R MO, com dimensões de 285/35 ZR19 (D) e 335/30 ZR20 (T), foram desenvolvidos especialmente para o Mercedes-AMG One, em parceria com a fabricante francesa.

Também é feito sob medida o sistema de freios, com discos compostos de cerâmica de alta performance AMG, que asseguram a maior desaceleração e equilíbrio da carroceria em todas as situações, garante a preparadora alemã.


SUPERANDO A SI MESMO

Hipercarro alemão desafia o Inferno Verde

O novo recorde foi estabelecido ao cair da tarde do último dia 23 de setembro. No momento da volta,  a pista estava seca e oferecia a condição de aderência ideal, com 15° de temperatura ambiente e de 20° no asfalto.

Assim como Hamilton e Russel na F1, Maro Engel também precisou utilizar da melhor forma possível a energia elétrica do sistema híbrido. Isso é particularmente desafiador, segundo a AMG, especialmente em uma pista com mais de 20 km de extensão.

O trabalho envolve usar as seções corretas da pista para recuperar energia durante as frenagens, a fim de recarregar as baterias novamente.

Maro Engel, o duplo recordista

Para isso, o Engel utilizou o sistema de Controle de Fluxo de Energia (EFC) de quatro estágios do Mercedes-AMG One e, em alguns casos, deliberadamente tirou o pé do acelerador um pouco mais cedo do que faria normalmente, apenas para acumular energia em vez de gastá-la.

Testes preliminares no simulador em Affalterbach, na Alemanha – onde fica a fábrica da Mercedes-AMG -, e na própria sede da pista de Nordschleife forneceram as informações necessárias para que equipe e piloto pudessem encontrar os ajustes ideais do carro para baixar o tempo de volta.

Chassi foi ajustado na altura mínima

Assim, foram selecionados os valores máximos de cambagem (inclinação vertical das rodas) dentro da tolerância de entrega. Ao mesmo tempo, foi acionado o programa de condução Race Plus, resultando na aerodinâmica ativa, com ajuste de chassi o mais firme possível, redução da altura em 37 mm no eixo da frente e 30 mm atrás. E, claro, potência total em todos os motores.

O Sistema de Redução de Arrasto (DRS), semelhante ao utilizado na F1, é ativado pelo piloto por meio de uma tecla no volante, recolhendo as aletas das asas dianteiras e o elemento aerodinâmico superior da asa traseira de dois estágios.

Engel (sentado) comemora o recorde em equipe

Esse sistema minimiza o atrito do ar, o que garante velocidades mais altas nas seções rápidas da pista. Em trechos sinuosos, os elementos aerodinâmicos se estendem novamente forma instantânea, proporcionando mais downforce, como é chamada a pressão que atua de cima para baixo sobre o carro, gerada pelo fluxo de ar em alta velocidade.

Exatamente às 18h56, em sua terceira passagem cronometrada, Maro Engel calibrou o pé direito e todas as variáveis com a precisão da engenharia germânica, cravando o tempo de volta de 6min29s090 – cerca de 6s mais veloz que o seu recorde anterior. Uma nova façanha para o supercarro híbrido da Mercedes. Suba a bordo e veja como foi (aumente o volume!):

Até o momento, o Mercedes-AMG One também é o único hypercar de série a encarar a pista de Nordschleife, dominando de forma incontestável a classe dos superesportivos, seja qual for a motorização. Lá, por enquanto, ele só tem um rival: ele mesmo.

Saiba mais sobre o Mercedes-AMG One clicando aqui. ♦ 


UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fontes: Mercedes-AMG I Imagens: Divulgação

Conteúdo produzido com auxílio do Google

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