A nova Ford F-150 2024, versão atualizada da picape mais vendida do mundo, já pode ser adquirida no Brasil diretamente com a fabricante, com a abertura do programa de pré-venda.
Além de aprimoramentos no design, a nova linha da caminhonete média renovou a oferta de tecnologias e equipamentos, introduzindo mais itens de conforto, segurança, conectividade e praticidade para o trabalho.
Para agradar a gostos diferentes, a F-150 2024 é oferecida aqui em duas configurações, Lariat e Lariat Black, ambas topo de linha – ou seja, completas em equipamentos e com o motor V-8 5.0, de 400 cv -, diferentes apenas no estilo de acabamento.
A Lariat, de perfil mais clássico e elegante, vem com vários itens cromados. Já a Lariat Black, com pegada esportiva, traz peças finalizadas na cor preta, como sugere o nome, finalizadas com aparência brilhante.
As duas opções da nova Ford F-150 oferecidas aqui também são iguais também no preço de R$ 519.990 – o mesmo cobrado na configuração Platinum do modelo anterior, lembra a Ford.
Ainda de acordo com a marca do emblema oval azul – que, aliás, também traz novidades – os clientes que confirmarem a compra neste período de pré-lançamento no País vão receber o veículo entre os próximos meses de outubro e novembro.
ESCULPIDA EM ALUMÍNIO
A Ford F-150 é a única picape disponível no mercado nacional com carroceria produzida em aço e liga de alumínio de alta resistência, com nível militar, o que resulta na redução de 200 kg em seu peso total – que é de 2.356 kg – e maior rigidez torcional, segundo a Ford.
O modelo 2024 do utilitário mede 6.357 mm de um parachoque a outro; 2.029 mm de largura (sem os retrovisores); e 1.958 mm de altura. A distância entre os eixos é de 4.168 mm, enquanto o vão livre do solo tem 221 mm. Os ângulos sob o assoalho favorecem as atividades fora de estrada, com 24,9º no ataque, 25,6º na saída e de 18,2º no dorso (entreeixos).
A linha 2024 vem de série com o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos e suspensão com ajuste especial para terrenos acidentados. Os pneus de uso misto Hankook Dynapro AT2 têm medidas de 275/60 R20.
Fora isso, a picape premium da Ford traz engate de reboque com capacidade para tracionar até 3.492 kg e preparação elétrica já instalada, além de manter os sistemas de controle de freio (a disco nas quatro rodas) e de oscilação do veículo, que entra em ação, de maneira automática, ao detectar movimentações ou inclinações excessivas do reboque.
Também está incluído o exclusivo assistente Pro Trailer, que ativado por um botão no painel, se encarrega de conduzir o veículo engatado ao reboque, em manobras a ré.
De forma totalmente autônoma, o sistema assume os comandos da direção, acelerador e frenagem, com velocidade limitada a 8 km/h, enquanto exibe na tela multimídia as imagens captadas pela câmera traseira. A manobra pode ser interrompida a qualquer momento, bastando tocar o pedal do freio ou acionar o volante.
VISUAL RENOVADO
O design da F-150 ficou ainda mais moderno e robusto. A nova frente, vertical e imponente, traz faróis com luzes de assinatura em formato estilizado de “F”, inicial da marca.
A grade com duas barras horizontais tem acabamento cromado na configuração Lariat e em preto brilhante na Lariat Black, padrão que se repete nos retrovisores, maçanetas e nas novas rodas de 20”. Já os parachoques são cromados na Lariat e na cor da carroceria na Black.
A nova F-150 é disponível em seis cores: vermelho zadar, cinza torres, cinza avalanche, preto vesúvio, branco nur e azul mônaco. O escapamento com ponteiras duplas é outro detalhe esportivo da configuração Black.
As duas opções de acabamento podem ser personalizadas com a linha de acessórios originais, que inclui santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.
MARCA DA MODERNIDADE
A F-150 é o primeiro modelo a exibir a nova logomarca oval da Ford, com friso e letras brancas, no lugar do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.
A empresa justifica as reestilizações em seu símbolo – que pouco foi mudado ao longo de mais de cem anos – afirmando o branco aplicado no contorno e nas letras evita reflexos e aumenta a sua visibilidade. Pelo mesmo motivo, ele estreia, também, a superfície mais plana e o fundo de cor sólida.
CAÇAMBA MULTITAREFA
As novas lanternas traseiras da picape seguem o grafismo dos faróis e introduzem um recurso exclusivo: o sensor de carga com luzes de LED, que indicam o peso embarcado na caçamba.
Essas luzes – dispostas numa coluna gradual, como no indicador de bateria do celular – se acendem temporariamente, mas a informação fica disponível na tela da central multimídia. O sistema funciona por meio de sensor na suspensão e o peso é calculado por algoritmos, detalha a Ford.
Outra grande novidade é a tampa traseira multiacesso, chamada Pro Access, que pode ser aberta tanto da forma tradicional, basculante, quanto lateralmente, como uma porta. Junto com o novo degrau embutido no parachoque, ela torna o acesso ao compartimento de carga muito mais fácil, principalmente quando o veículo é usado com reboque.
Fora isso, a caçamba vem com protetor de alta durabilidade, compartimento para pequenos objetos com trava, iluminação de LED e tomada de 110 V, que pode ser usada para ligar ferramentas de trabalho ou tornar o camping mais confortável, servindo de fonte para a geladeira, TV e outros aparelhos eletrônicos.
SUPREMACIA EM FORÇA
Em relação ao poder da força, a nova Ford F-150 ocupa o topo da cadeia alimentar entre as picapes no Brasil – incluindo as do segmento superior -, graças ao motor Coyote V-8 de 5.038 cm³, a gasolina, capaz de despejar a potência bruta de 405 cv, a 6.000 rpm, e o torque máximo de 56,7 kgf.m, a 4.250 rpm.
Ele combinado ao avançado câmbio automático de dez velocidades, com opção de trocas manuais, que atua por sistema híbrido – ou seja, controle eletrônico e acionamento hidráulico -, resultando em mudanças suaves e inteligentes.
É mesmo conjunto usado no Mustang – o muscle car da Ford, que está completando 60 anos em 2024 -, porém com calibração para picapes. Com isso, apesar das suas mais 2,2 ton (vazia), a F-150 pode disparar como um esportivo, acelerando de zero a 100 km/h em 7,1 seg. O pulo do gato está na relação peso/potência de 5,89 kg/cv – “a melhor do mercado”, gaba-se a Ford.
A transmissão eletrônica é programada com sete modos de condução – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar –, que são selecionados pelo motorista, por meio de um simples comando rotativo no painel.
A tração 4×4 com as opções de relação high (alta), low (baixa) ou automática, combinada ao bloqueio do diferencial eletrônico, garante desenvoltura em variados tipos de terreno.
Em relação ao consumo de combustível, a Ford declara que a sua campeã de vendas também é a mais econômica do segmento, com médias de 6,3 km/l na cidade e de 8,6 km/l na estrada. O tanque estendido para 136 litros permite a autonomia de mais de 1.000 km, em condições ideais.
Contribuem para estes números a grade frontal aerodinamicamente ativa, que reduz o arrasto do ar conforme a velocidade, e o sistema stop-start, cuja função é desligar e ligar o motor automaticamente no para e anda das cidades.
CONFORTO CONECTADO
Conhecido pelo excepcional espaço e conforto, o interior da F-150 ganhou novas cores e materiais de acabamento. A extraordinária comodidade a bordo oferece ajuste elétrico com memória para os bancos dianteiros, volante e pedais; compartimento com chave sob o banco traseiro; e sistema de som premium com 14 alto-falantes, fornecido pela Bang & Olufsen.
Como itens diferenciais, a picape média da Ford inclui a tecnologia de head-up display, que projeta informações para o motorista diretamente no parabrisa, e a manopla do câmbio rebatível, permitindo transformar o console numa mesa de apoio.
O painel ganhou um novo formato que conecta o quadro de instrumentos e a central multimídia, ambos com tela de 12” (30,5 cm), criando a sensação de maior amplitude visual da cabine. A cor preta, predominante, é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na configuração Lariat, e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black.
A central multimídia Sync 4, de última geração, oferece conexão sem fio com os smartphones, por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay, e possibilita acessar vários recursos, como a iluminação 360 graus, os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital.
A conectividade embarcada na nova F-150 também permite que 75 módulos do veículo recebam atualizações pela internet, por meio da tecnologia over the air (sobre o ar).
O pacote de recursos baseados na internet ainda abrange o aplicativo FordPass Connect, que dá acesso a funções e informações do veículo à distância, por meio do celular, bem como ao agendamento de serviços de manutenção (incluindo o transporte de ida e volta do carro para a concessionária).
Também estão disponíveis o Guia 360, que informa, por meio de tutoriais, como utilizar os principais equipamentos a bordo; e o Ford Concierge, recurso o qual permite comparar preços de postos de combustível, estacionamentos, pesquisar pontos de interesse como restaurantes, entretenimento e saúde.
MAIS EQUIPAMENTOS
Bastante útil tanto para o trabalho quanto para o lazer, a iluminação externa 360 graus é um recurso exclusivo da Ford F-150, com luzes que podem ser acionadas por zona e oferecem grande versatilidade em diferentes situações.
Ao mesmo tempo, o conteúdo de segurança da picape mais vendida dos Estados Unidos é um dos mais completos do mercado e engloba oito airbags; piloto automático adaptativo com stop & go; monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque; câmeras 360º e traseira com detecção de objetos; e farol alto automático.
O motorista dispõe, ainda, de um pacote de auxílios semiautônomos à condução, incluindo os assistentes de manutenção e centralização da picape na faixa de rolamento; frenagem e detecção de pedestres; manobras evasivas; descida; e de cruzamentos.
Por fim, a F-150 passa a contar com cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem – única em seu segmento a oferecer este período de cobertura, segundo a Ford.
MEIO SÉCULO NA LIDERANÇA
Atualmente em sua 14ª geração, a F-150 tem sua produção dividida entre as plantas da Ford em Dearborn, no estado do Michigan – onde também fica a matriz mundial da montadora – e em Claycomo, subúrbio de Kansas City, no Missouri.
Lançada em 1948, a F-150 se enraizou na cultura popular dos Estados Unidos por conta de seu papel fundamental nos movimentos de migração dentro do país, logo após o término da 2ª Guerra Mundial.
Por conta disso, há 47 anos consecutivos ela é a campeã de vendas entre as picapes naquele mercado – o maior do mundo, vale lembrar – , e o veículo mais vendido por lá entre todas as categorias (utilitários, carros e motos) há mais de quatro décadas ininterruptas.
Desde o seu lançamento, na metade do século passado, mais de 41 milhões de unidades da F-150 foram vendidas em todo o planeta, fazendo dela uma referência global do segmento. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Ford Global I Imagens: Divulgação
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: @universomotor1
Faça um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.