A Volkswagen do Brasil anunciou nesta semana o início da produção da nova picape Amarok na fábrica de General Pacheco, na Argentina.
Junto com o comunicado, a alemã divulgou um vídeo curto com as primeiras imagens da terceira geração do modelo, onde são reveladas algumas mudanças externas e internas. Confira:
No entanto, a montadora não antecipou qualquer informação técnica ou de mercado a respeito da Amarok 2025 – exceto entregar, pelas imagens, que ela continuará sendo oferecida com o motor V-6.
Também se pode notar algumas mudanças no design externo, mas que não comprometeram o visual embrutecido da caminhonete, apenas adicionando maior dinamismo e modernidade.
Na dianteira, a sensação de robustez é reforçada pelos novos vincos no capô, bem como pelo parachoque redesenhado, com introdução de faróis auxiliares mais complexos nas extremidades da peça. A grade frontal também apresenta mudanças, trazendo novo padrão em colmeia e uma única barra transversal, onde se apoia o logo da VW, ao centro.
Outra mudança que salta aos olhos é o novo conjunto de faróis totalmente de LED, que agora são interligados por um filete de luz que atravessa toda a borda do capô, criando uma assinatura semelhante à do SUV Taos.
Nas laterais, a configuração de topo Extreme mostrada no vídeo apresenta uma nova faixa escura com grafismos e o nome da versão aplicada na parte baixa das portas; estribos com aparência de alumínio escovado (fosco); e rodas com novo desenho e acabamento esmaltado na cor preta.
O visual traseiro mantém as lanternas verticais – que, provavelmente, virão com nova assinatura de LEDs – e a fechadura a chave na tampa do compartimento de carga.
Mas, ainda na face externa da parede basculante da caçamba, é possível observar que a nomenclatura “Amarok” foi deslocada do canto inferior esquerdo para o centro da peça, logo abaixo do emblema da VW.
No interior, as imagens denotam a reestilização do revestimento dos bancos em napa sintética, apresentado na cor cinza com costuras contrastantes em tonalidade clara.
O encosto traz em sua parte superior a inscrição “Amarok” gravada em baixo relevo e, na área de apoio das costas, a textura com microperfurações.
No centro do painel, a tela sensível ao toque parece manter a dimensão de 6,3” (16 cm) e os acessos aos controles de diversas funções do veículo, assim como os do sistema multimídia.
Todas as informações da nova geração da Amarok devem ser divulgadas mais perto da data de lançamento – que, por enquanto, também não foi revelada pela montadora. Todavia, como também sugerem as imagens, parece estar bem próxima.
A MAIS POTENTE
Atualmente, a VW Amarok é oferecida em quatro configurações de acabamento – Comfortline, Highline e Extreme -, todas com motor V-6 turbodiesel de 258 cv, câmbio automático de oito velocidades com modo de trocas manuais no volante e transmissão integral (4×4) 4Motion. Os preços sugeridos variam de R$ 301.390, para a Comfortline básica, até R$ 342.440, para a versão de topo Extreme, incrementada com todos os itens opcionais.
A segunda geração da Amarok, que se despede da linha de montagem, foi apresentada em 2016, continuando o sucesso do modelo original, segundo a VW. A nova versão introduziu variantes atualizadas do motor 3.0 V-6 TDI (turbodiesel), com 225 cv – já naquela ocasião, o mais potente disponível no mercado brasileiro em picapes médias.
Contudo, quatro anos depois, frente ao desembarque de novos concorrentes no cenário nacional, a Volkswagen repotencializou a Amarok com uma versão evoluída e ainda mais vitaminada do V-6 turbodiesel, que fornece os atuais 258 cv.
Nascida em 2009, a primeira geração da Amarok descreveu uma trajetória de sucesso em seus 15 anos de presença no mercado. Segundo a Volkswagen, foram produzidas mais de 740 mil unidades, das quais 64% foram destinadas à exportação. •UM
CRÉDITOS
UNIVERSO MOTOR IRedação
Edição: Fábio Ometto I Fontes: Volkswagen Brasil I Imagens: Divulgação
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