Prestes a estrear no Salão do Automóvel de Xangai, que abre as portas em 18 de abril, na China, o novo Porsche Cayenne apresentará ao mundo um conceito inovador de display de instrumentos e de controle, o Porsche Driver Experience.
O SUV premium é um dos modelos mais esportivos do segmento – e seu interior reflete isso, na visão da fabricante. O cockpit com ambiente esportivo que envolve o motorista é combinado com funcionalidade dinâmica, conforto luxuoso e características de design típicas deste supercarro off-road.
A nova arquitetura interna Porsche Driver Experience se baseia no design limpo e que enfatiza a largura interna. O cockpit de luxo pega elementos do esportivo elétrico Taycan e os transfere, pela primeira vez, para um Porsche com motor a combustão. Sua arquitetura é composta por três elementos principais: o painel de instrumentos digital, com design curvo e autônomo, no qual são disponíveis opções de exibição das informações e comandos; o console central redesenhado; e o volante de última geração. Completam o novo conceito de interior da Porsche as funções de conectividade otimizadas.
Motorista e passageiros experimentam um cockpit totalmente novo no novo Porsche Cayenne. O foco no eixo de visão e no alcance do motorista orientou o desenho que agrupa os controles mais importantes ao redor do volante, criando uma experiência de direção nova e ainda mais intensa.
Os novos elementos interativos do lado direito do painel trazem uma maneira nova também para quem viaja ao lado do motorista.
Todo o painel, console central e parte superior do interior da porta foram inteiramente redesenhados. Também inéditas, as saídas de ar elegantemente projetadas, agora sem persianas, são alinhadas verticalmente no típico estilo Cayenne.
O display central de alta resolução de 12,3 polegadas (31,2 cm) é o centro de controle do Porsche Communication Management (PCM). Como antes, o motorista pode operar várias funções de condução e conforto através desta tela, além do navegador e funções multimídia.
Uma característica completamente nova no Porsche Cayenne é a tela do passageiro dianteiro, de 10,9” (27,6 cm), opcionalmente integrado. Sensível ao toque, a tela adicional permite que o acompanhante opere a navegação ou selecionando um serviço de mídia, reduzindo o trabalho para o motorista.
A película especial garante que a tela não possa ser vista por quem está ao volante, o que também contribui para evitar distrações.
O quadro de instrumentos toma a forma de um display curvo de 12,6” (32 cm), totalmente digital e independente, não necessita ficar embutido no painel, destacando sua aparência moderna e elegante.
Dependendo da configuração do Cayenne, o motorista pode escolher entre sete modos de visualização da tela. O conta-giros, sistema de navegação, o assistente de visão noturna ou o sistema de assistência à condução podem ser selecionados para estar em primeiro plano. Também estão disponíveis uma opção com visual simplificado e outra com modo clássico, esse último repetindo o design típico do painel de instrumentos de cinco mostradores em forma de tubos, marca registrada da Porsche, para a era digital.
Uma característica fundamental do novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos. Todos os controles importantes para a experiência de direção também estão agrupados diretamente ao redor do volante. O novo botão de partida do motor fica à esquerda da coluna de direção. A Porsche também colocou a alavanca de controle completamente redesenhada para os sistemas de assistência ao motorista diretamente no volante do novo Cayenne.
O seletor de marchas agora está à direita, entre o quadro de instrumentos e a tela principal. Isso abre espaço no console central para um novo e grande painel de controle de ar-condicionado, com controles analógicos e mais espaço de armazenamento.
O novo volante esportivo multifuncional tem origem no 911 e foi totalmente reformulado em relação ao modelo anterior, com um design de alta qualidade, moderno e esportivo. Agregado a ele, o seletor de modos de condução para selecionar os modos Normal, Off-road, Sport e Sport Plus agora é item de série.
A nova tecla para seleção de funções e modificação dos modos de exibição do painel de instrumentos também está localizado no volante, assim como os controles para a tecnologia head-up display (opcional), que projeta as principais informações de condução e do veículo diretamente no parabrisa, permitindo que o motorista se mantenha atento na condução.
O novo painel de controle do ar-condicionado no console central, com superfície de vidro com aparência em preto garante um acabamento de alta qualidade. As configurações do sistema de climatização interna podem ser feitas de forma rápida e intuitiva na superfície de controle, claramente disposta.
A combinação de reconhecimento tátil (digital) com teclas físicas para operação do ar-condicionado e, também, o controlador giratório para o volume, garante funcionalidade agradável ao toque e visualmente atraente.
Fonte: Porsche Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação