O Peugeot 3008 atinge uma nova dimensão com o a chegada da versão Hybrid4, dotada de uma potência nunca vista em um veículo da marca. O novo topo de linha do SUV no mercado europeu desenvolve 220 kW – equivalente a 300 cv -, com tração nas quatro rodas.
A versão Hybrid4 associa o motor PureTech de quatro cilindros e 1,6 litro, a gasolina, capaz de gerar 200 cv (ou 147 kW), e dois propulsores elétricos: um na dianteira, com 110 cv (ou 81 kW) – acoplado à caixa de câmbio automática e-EAT8, de oito marchas -, e o segundo posicionado no eixo traseiro, que adiciona 112 cv (ou 83 kW).
Aproveitando ao máximo todo torque instantâneo oferecido pelo conjunto elétrico, a aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em apenas 5,9 segundos, apenas com o condutor, conforme os dados divulgados pela marca francesa.
A tração no modo 4WD (nas quatro rodas) faz com que a potência seja repartida homogeneamente para as quatro rodas, elevando o nível de estabilidade e a aderência, especialmente em piso molhado ou terrenos difíceis.
A bateria tem capacidade de 13,2 kWh e autonomia 100% elétrica de 59 quilômetros, de acordo as normas do Wltp (World Harmonized Light-duty Vehicles), protocolo global que harmoniza os padrões de eficiência e de emissões de poluentes em veículos automotores leves. A recarga completa do veículo é efetuada em 1h45, no modo acelerado, por meio da estação doméstica Wallbox, disponibilizada pela Peuegeot.
Assim, também segundo a fabricante, o 3008 Hybrid4 oferece potência e tração nas quatro rodas com o melhor nível de emissões do mercado: 29g de C02 por quilômetro rodado, pelo mesmo padrão.
A carroceira do Peugeot 3008 emprega a eficiente plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform), dotada de suspensão com o eixo traseiro multibraços, o que proporciona maior conforto e aderência ao solo.
A integração dos motores elétricos não afetou o espaço interno e o volume do porta-malas.
A motorização Hybrid4 está disponível na versão GT, dotada de revestimento interno exclusivo em Alcantara (tipo de camurça), na cor cinza Gréval, complementado com detalhes decorativos em madeira de carvalho envelhecido “Grey Oak”.
Novos sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS) provenientes do novo Peugeot 508 estreiam no modelo: o regulador de velocidade adaptativo com função Stop&Go e alerta de manutenção do veículo na faixa de rodagem.
O Peugeot 3008 GT Hybrid4 não teve o preço divulgado, mas já está disponível para pré-vendas na França e, a partir de outubro, para todo o mercado europeu.
A marca planeja lançar no primeiro semestre de 2020 outras duas configurações de motorização híbrida para o 3008: a primeira, Hybrid, de 225 cv (165 kW), com duas rodas motrizes na dianteira, e a segunda com motorização PureTech de 180 cv (ou 132 kW), associada a um propulsor elétrico de 110 cv (ou 80kW), acoplado ao câmbio EAT8.
Fonte: Peugeot do Brasil