A escuderia Stake F1 Team Kick Sauber – que se tornará a equipe de fábrica da Audi F1 em 2026 -, confirmou nesta manhã (06) que o brasileiro Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos de idade, disputará a temporada de Fórmula 1 do ano que vem como piloto titular.
Com isso, o país que acumula oito títulos Mundiais de Pilotos, e que já teve uma equipe nacional disputando o Campeonato de Construtores, volta a contar com um representante na principal categoria do automobilismo, após sete anos de ausência verde e amarela no grid.
Nascido em São Paulo, Bortoleto causou forte impressão em 2023 ao dominar sua temporada de estreia e vencer o campeonato de Fórmula 3 da Federação Internacional do Automóvel. Atualmente, ele lidera a classificação do campeonato de F2, também chancelado pela FIA e último degrau antes da F1.
Sua carreira começou no kart, aos seis anos, e, aos doze, mudou-se para a Europa com a família para perseguir seu sonho de entrar na categoria de topo do automobilismo.
Agora, juntar-se à futura equipe de fábrica da Audi F1 dá a Bortoleto a oportunidade de mostrar seu talento no mais alto nível do esporte a motor.
Gabriel será companheiro de equipe do alemão Nico Hülkenberg, 17 anos mais velho do que ele, confirmado para a próxima temporada da Sauber desde abril. Os atuais titulares da escuderia, o finlandês Valteri Bottas e o chinês Guanyu Zhou, serão dispensados ao fim desta temporada.
Com uma mistura equilibrada de experiência e juventude, a equipe suíça está se preparando para a transição ao time da Audi F1 em 2026.
“Juntar-se a uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra”, comemorou o Bortoleto. “Sou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico.”
Para o ex-chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, que comandará a Sauber Motorsport AG a partir do ano que vem: “Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos que ele se tornará um membro da equipe Sauber e Audi. Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, nos posicionando fortemente para o futuro”, afirmou o italiano.
Outro que cerrou os punhos pela chegada do brasileiro ao time foi Gernot Döllner, CEO da AUDI AG e presidente do conselho de administração da Sauber Motorsport AG: “Estamos testemunhando atualmente uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Com Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e o comprometimento com a categoria.”
Bortoleto será o 32º piloto nascido no Brasil a galgar uma vaga no grid da F1. A exceção é Nelsinho Piquet, que apesar de ser natural de Haidelberg, na Alemanha, cresceu em Brasília e fez toda a sua carreira no automobilismo nacional, do kart à F2 sul-americana, até migrar para a F3 inglesa.
O último brasileiro nato a disputar um GP de Fórmula 1 foi Felipe Massa, nascido em Botucatu (SP), que se despediu da categoria ao final da temporada de 2017, pela equipe Williams.
Entre as temporadas de 1974 e 1982, a equipe Fittipaldi, dos irmãos Wilson e Emerson, disputou o título de Construtores na categoria máxima, obtendo como melhor resultado o 2º lugar no GP do Brasil de 1978, em Jacarepaguá, com o próprio Emerson ao volante, bicampeão mundial de Pilotos em 1972 e 1974. ♦
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Audi Brasil I Imagens: Divulgação
Conteúdo produzido com auxílio do Google
Gostou da matéria? Acesse muito mais conteúdos como este em UM.
E saiba antes seguindo nossas redes sociais:
Instagram: @universomotor.com.br
Facebook: /universomotor
Linkedin: /universomotor
Youtube: /@universomotor1
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.