Citroën apresenta a reestilização da sua marca

Novo logotipo reinterpreta desenho centenário, mas mantém a referência dos dois chevrons. Campanha também estreia a assinatura "Nothing Moves Us Like Citroën"

Citroën atualiza a identificação da marca

A Citroën revelou seu novo emblema, que traz uma interpretação atualizada para o primeiro logotipo adotado pela fabricante francesa em 1919, ano em que foi fundada pelo engenheiro parisiense André Gustave Citroën.

A peça central da nova identificação da marca é a evolução do símbolo conhecido em todo o mundo como Deux Chevrons (“Dois Chevrons”), que chega à sua décima reestilização significativa ao longo dos 103 anos. Segundo a Citroën, o novo emblema sinaliza a transição e evolução da empresa – o que fica evidenciado pelo grafismo futurista do nome da empresa.

Para economizar energia e facilitar a reciclagem, novo emblema da marca abandona o cromado

A nova identificação apresenta elementos mais largos e evidentes do que o emblema original, contrastados e cercados por uma moldura em formato oval verticalizado. Já em relação ao logotipo atual, ela será mais suave e promoverá economia de energia ao abrir mão do acabamento cromado, pois isso facilitará a reciclagem dos componentes do veículo onde estarão inscritos.

Esta reestilização da sua identidade visual introduzirá uma nova direção na linguagem de design, afirma a Citroën, na qual o emblema visualmente proeminente se tornará uma assinatura imediatamente reconhecível em todos os modelos da marca.

Ao mesmo tempo, a empresa faz uma repaginação de sua identidade corporativa e estreia a assinatura Nothing Moves Us Like Citroën – ou, “Nada nos move como a Citroën”, traduzido para o português.

Uma versão com elementos em vermelho vibrante será usado nos conceitos elétricos da marca

A partir de meados de 2023, versões do novo logotipo da Citroën serão aplicadas progressivamente em seus próximos modelos de produção e de estudo. Uma delas, dedicada aos veículos conceituais 100% elétricos, vai trazer um destacado e energético vermelho infra-red, combinado ao novo slogan.

A nova identidade visual que entra em cena também irá além do ambiente digital e será estampado em todos os elementos da atividade de mercado da Citroën, desde merchandising e documentação até as fachadas de concessionárias e edifícios corporativos.

Volta à origem: em sua décima atualização em 103 anos, novo logotipo se baseia na primeira versão

Para criar o primeiro emblema da fábrica de automóveis que leva o seu nome, André Citroën se inspirou no sucesso de sua empresa anterior, uma metalúrgica que produzia sistemas de engrenagens, com secções em forma de chevrons (semelhantes à letra V invertida). Desde então, a referência familiar e técnica dos Deux Chevrons” (“Dois Chevrons”) tem permanecido no centro da identidade da marca.

Desenvolvida, agora, pela equipe de design da Citroën, a nova identidade também contou com a experiência do Stellantis Design Studio, a agência de design interna do grupo Stellantis , formado em 2001 pela união da Citroën e de outras seis marcas: Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram.

Fonte: Citroën do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

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