Volkswagen Polo GTS 1.4 TSI: o retorno de um símbolo de esportividade

Mais de duas décadas após deixar órfãos os aficionados por estilo e desempenho, emblemática sigla de três letras está de volta. E acelerando a mais de 200 km/h

Volkswagen Polo GTS: o retorno do símbolo de esportividade

A Volkswagen do Brasil está trazendo de volta à vida a sigla GTS, com o lançamento do Polo configurado nessa versão especialmente esportiva. Referência de estilo e desempenho no mercado nacional durante as décadas de 1980 e 1990, com os modelos Passat e Gol, as configurações identificadas pelas iniciais de Grã Turismo Sport, em vermelho, havia deixado o portfólio da marca 26 anos atrás.

Apresentado no Salão do Automóvel de 2018, o Polo GTS traz, assim como os seus antepassados, acessórios e acabamentos distintos, caracterizados pelo filete vermelho e que contorna a carroceria e é repetido no interior da cabine.

Volkswagen Polo GTS

No entanto, muito além do visual esportivo, o Polo GTS também estreia um trem de força feito só para ele, que alia o motor turbo 1.4 250 TSI, de 150 cv, com o câmbio automático de seis marchas reescalonadas. Com isso, pela primeira vez, a Volkswagen entrega um GTS nacional capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de dez segundos e superar os 200 km/h de velocidade final.

O modelo chega este mês às mais de 500 concessionárias da marca no país, com preço sugerido a partir de R$ 99.470.

Volkswagen Polo GTS

O Polo GTS é produzido sobre a plataforma MQB – de “Modularer Querbaukasten”, ou Matriz Modular Transversal. Externamente, o novo hatch esportivo traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que contribuem para a identidade visual diferenciada, unidos pelo filete vermelho que destaca a esportividade do Polo GTS.

A grade do radiador tem tela com elementos em formato de “colmeia” e ostenta o logo GTS. Outra marca de personalidade é o parachoque dianteiro, com desenho mais imponente.

Volkswagen Polo GTS

Na lateral, chamam a atenção as rodas diamantadas de 17 polegadas, com pneus 205/50 R17, e as capas dos retrovisores pintadas na cor preto brilhante.

Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do parachoque traseiro, com a mesma textura da grade frontal, complementado pela saída de escapamento dupla. As lanternas são de LED, com assinatura noturna diferente da versão Highline.

Motor VW 1.4 TSI

À parte das outras configurações do Polo, o GTS traz sob o capô o motor 250 TSI, de 1,4 litro, flexível, dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável no cabeçote (além do circuito de arrefecimento também duplicado), que gera, tanto com gasolina quanto com etanol, a potência de 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm, e torque máximo de 25,5 kgfm, entre 1.500 e 4.000 rpm.

Vindo da família de propulsores EA211, produzida na planta de São Carlos, SP, o 250 TSI conta com outros recursos de alta tecnologia, entre eles o duplo, e já equipa os modelos Jetta e Tiguan. Acoplado a ele, o câmbio automático AQ250, de seis velocidades, é o mesmo do Jetta, mas com escalonamento das engrenagens reprogramado, para resultar em respostas ainda mais imediatas e esportivas.

Volkswagen Polo GTS

Embalando-se, então, todos essas valências em um veículo com total de 1.230 kg (com o tanque de 52 litros cheio) – que propicia a relação de peso/potência de 8,2 kg/cv -, o resultado é que o Polo GTS 1.4 TSI pode disparar desde a imobilidade até os 100 km/h em apenas 8,4 segundos e atingir a velocidade final de 207 km/h.

Com essas marcas, o novo esportivo da VW oferece um desempenho incomparavelmente superior ao do cultuado Gol GTS, que em sua melhor forma precisava de pouco mais de 10,5 segundos para acelerar até os 100 km/h, enquanto a final alcançada não chegava a 170 km/h.

Volkswagen Polo GTS

Outro recurso incorporado para amplificar o desempenho do Polo GTS é o seletor do modo de condução, que altera a personalidade do carro, inclusive o som do motor, entre quatro opções disponíveis ao motorista: “normal”, “ecológico”, “individual” e “esportivo”; selecionado esse último, entra em ação o atuador sonoro, oferecendo mais emoção e prazer ao dirigir.

Volkswagen Polo GTS

Ainda entre as novas tecnologias, o Polo GTS vem equipado com o XDS+ (bloqueio computadorizado do diferencial), integrado ao controle eletrônico de estabilidade (ESC), item de série no modelo. O XDS+ atua de forma seletiva nos freios das rodas internas à tangência e, ao mesmo tempo, transfere o torque do motor para as que ficam do lado externo; isso garante maior agilidade ao veículo e diminui a necessidade de movimentação do volante.

O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.

Volkswagen Polo GTS

O interior do Polo GTS é totalmente revestido na cor preta. Os bancos esportivos com apoios de cabeça integrados têm forração que combina tecido e couro, com linhas horizontais inspiradas nos modelos da década de 1980 e a sigla GTS gravada no encosto.

Volkswagen Polo GTS

O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também são vistos nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes.

Outro item oferecido apenas no Polo GTS é o painel digital (Active Info Display), que se diferencia pela iluminação vermelha.

A lista de equipamentos de série do Polo GTS inclui ainda o sistema Kessy de abertura de portas e partida do motor sem uso da chave; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré; sistema stop/start (que desliga e liga o motor nas paradas em semáforos, por exemplo); detector de fadiga; retrovisor interno eletrocrômico; sensores de chuva e crepuscular; e o piloto automático.

Também de série, a central de infoentretenimento “Discover Media” inclui tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, sistema de navegação, conexão com smartphone (App-Connect) e comando por voz.

Como opcionais, são oferecidos o pacote “Beats” (que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador), o recurso de variação do espaço no porta-malas, e a rede para acomodar pequenos objetos no compartimento.

A opções de cores para pintura são as sólidas Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado, e a metálicas Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum.

Fonte: Volkswagen Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação

ModeloVolkswagen Polo GTS 1.4 TSI
OrigemBrasil
PreçoR$ 99.470 (básico)
Garantia3 anos
Tipo Hatchback médio, quatro portas
Construção Estrutura monobloco de aço estampado
Nível de segurança contra impactos* (Padrão)N/D
Comprimento 4.068 mm
Largura (s/ espelhos) 1.750 mm
Altura 1.468 mm
Vão livre do solo 149 mm
Entreeixos 2.565 mm
Peso 1.230 kg
Ocupantes5
Porta-malas 300 litros
Tanque de combustível 52 litros
Tipo Combustão, flexível, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha,16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote, turbocompressor, injeção direta de combustível
Diâmetro x curso74,5 x 80 mm
Cilindrada1.395 cm³
Taxa de compressão10:1
Potência150 cv I 4.500 a 6.000 rpm
Potência específica107,5 cv/litro
Peso/potência8,2 kg/cv
Torque25,5 kgf.m I 1.500 a 4.000 rpm
Torque específico18,2 kgf.m/litro
Peso/torque48,2 kg/kgf.m
Tipo Automática (AQ250)
Marchas6
TraçãoDianteira
EquipamentosControle eletrônico de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), seletor de modo de condução
DianteiraIndependente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
TraseiraIndependente, eixo de torção, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
DianteiroDiscos de aço ventilados
TraseiroDiscos de aço maciços
Assistência Elétrica
Raio de giro N/D
RodasAlumínio, aro 17″
Pneus 205/50 R17
CombustívelGasolinaEtanol
Urbano (km/l)N/DN/D
Rodoviário (km/l)N/D N/D

Conforme testes do Inmetro

Classificação N/D
Selo Conpet (nível máximo no segmento) N/D

Conforme testes do Inmetro

Dióxido de carbono (CO2) N/D
Óxido de nitrogênio (NOx) N/D
Classificação N/D

Conforme testes do Inmetro

Aceleração (0 – 100 km/h)8,4 segundos
Velocidade máxima 207 km/h

Conforme dados de fábrica

Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo