A Volkswagen do Brasil está trazendo de volta à vida a sigla GTS, com o lançamento do Polo configurado nessa versão especialmente esportiva. Referência de estilo e desempenho no mercado nacional durante as décadas de 1980 e 1990, com os modelos Passat e Gol, as configurações identificadas pelas iniciais de Grã Turismo Sport, em vermelho, havia deixado o portfólio da marca 26 anos atrás.
Apresentado no Salão do Automóvel de 2018, o Polo GTS traz, assim como os seus antepassados, acessórios e acabamentos distintos, caracterizados pelo filete vermelho e que contorna a carroceria e é repetido no interior da cabine.
No entanto, muito além do visual esportivo, o Polo GTS também estreia um trem de força feito só para ele, que alia o motor turbo 1.4 250 TSI, de 150 cv, com o câmbio automático de seis marchas reescalonadas. Com isso, pela primeira vez, a Volkswagen entrega um GTS nacional capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de dez segundos e superar os 200 km/h de velocidade final.
O modelo chega este mês às mais de 500 concessionárias da marca no país, com preço sugerido a partir de R$ 99.470.
O Polo GTS é produzido sobre a plataforma MQB – de “Modularer Querbaukasten”, ou Matriz Modular Transversal. Externamente, o novo hatch esportivo traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que contribuem para a identidade visual diferenciada, unidos pelo filete vermelho que destaca a esportividade do Polo GTS.
A grade do radiador tem tela com elementos em formato de “colmeia” e ostenta o logo GTS. Outra marca de personalidade é o parachoque dianteiro, com desenho mais imponente.
Na lateral, chamam a atenção as rodas diamantadas de 17 polegadas, com pneus 205/50 R17, e as capas dos retrovisores pintadas na cor preto brilhante.
Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do parachoque traseiro, com a mesma textura da grade frontal, complementado pela saída de escapamento dupla. As lanternas são de LED, com assinatura noturna diferente da versão Highline.
À parte das outras configurações do Polo, o GTS traz sob o capô o motor 250 TSI, de 1,4 litro, flexível, dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável no cabeçote (além do circuito de arrefecimento também duplicado), que gera, tanto com gasolina quanto com etanol, a potência de 150 cv de 4.500 a 6.000 rpm, e torque máximo de 25,5 kgfm, entre 1.500 e 4.000 rpm.
Vindo da família de propulsores EA211, produzida na planta de São Carlos, SP, o 250 TSI conta com outros recursos de alta tecnologia, entre eles o duplo, e já equipa os modelos Jetta e Tiguan. Acoplado a ele, o câmbio automático AQ250, de seis velocidades, é o mesmo do Jetta, mas com escalonamento das engrenagens reprogramado, para resultar em respostas ainda mais imediatas e esportivas.
Embalando-se, então, todos essas valências em um veículo com total de 1.230 kg (com o tanque de 52 litros cheio) – que propicia a relação de peso/potência de 8,2 kg/cv -, o resultado é que o Polo GTS 1.4 TSI pode disparar desde a imobilidade até os 100 km/h em apenas 8,4 segundos e atingir a velocidade final de 207 km/h.
Com essas marcas, o novo esportivo da VW oferece um desempenho incomparavelmente superior ao do cultuado Gol GTS, que em sua melhor forma precisava de pouco mais de 10,5 segundos para acelerar até os 100 km/h, enquanto a final alcançada não chegava a 170 km/h.
Outro recurso incorporado para amplificar o desempenho do Polo GTS é o seletor do modo de condução, que altera a personalidade do carro, inclusive o som do motor, entre quatro opções disponíveis ao motorista: “normal”, “ecológico”, “individual” e “esportivo”; selecionado esse último, entra em ação o atuador sonoro, oferecendo mais emoção e prazer ao dirigir.
Ainda entre as novas tecnologias, o Polo GTS vem equipado com o XDS+ (bloqueio computadorizado do diferencial), integrado ao controle eletrônico de estabilidade (ESC), item de série no modelo. O XDS+ atua de forma seletiva nos freios das rodas internas à tangência e, ao mesmo tempo, transfere o torque do motor para as que ficam do lado externo; isso garante maior agilidade ao veículo e diminui a necessidade de movimentação do volante.
O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.
O interior do Polo GTS é totalmente revestido na cor preta. Os bancos esportivos com apoios de cabeça integrados têm forração que combina tecido e couro, com linhas horizontais inspiradas nos modelos da década de 1980 e a sigla GTS gravada no encosto.
O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também são vistos nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes.
Outro item oferecido apenas no Polo GTS é o painel digital (Active Info Display), que se diferencia pela iluminação vermelha.
A lista de equipamentos de série do Polo GTS inclui ainda o sistema Kessy de abertura de portas e partida do motor sem uso da chave; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré; sistema stop/start (que desliga e liga o motor nas paradas em semáforos, por exemplo); detector de fadiga; retrovisor interno eletrocrômico; sensores de chuva e crepuscular; e o piloto automático.
Também de série, a central de infoentretenimento “Discover Media” inclui tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, sistema de navegação, conexão com smartphone (App-Connect) e comando por voz.
Como opcionais, são oferecidos o pacote “Beats” (que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador), o recurso de variação do espaço no porta-malas, e a rede para acomodar pequenos objetos no compartimento.
A opções de cores para pintura são as sólidas Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado, e a metálicas Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum.
Fonte: Volkswagen Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Volkswagen Polo GTS 1.4 TSI |
Origem | Brasil |
Preço | R$ 99.470 (básico) |
Garantia | 3 anos |
Tipo | Hatchback médio, quatro portas |
Construção | Estrutura monobloco de aço estampado |
Nível de segurança contra impactos* (Padrão) | N/D |
Comprimento | 4.068 mm |
Largura (s/ espelhos) | 1.750 mm |
Altura | 1.468 mm |
Vão livre do solo | 149 mm |
Entreeixos | 2.565 mm |
Peso | 1.230 kg |
Ocupantes | 5 |
Porta-malas | 300 litros |
Tanque de combustível | 52 litros |
Tipo | Combustão, flexível, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha,16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote, turbocompressor, injeção direta de combustível |
Diâmetro x curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 |
Potência | 150 cv I 4.500 a 6.000 rpm |
Potência específica | 107,5 cv/litro |
Peso/potência | 8,2 kg/cv |
Torque | 25,5 kgf.m I 1.500 a 4.000 rpm |
Torque específico | 18,2 kgf.m/litro |
Peso/torque | 48,2 kg/kgf.m |
Tipo | Automática (AQ250) |
Marchas | 6 |
Tração | Dianteira |
Equipamentos | Controle eletrônico de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), seletor de modo de condução |
Dianteira | Independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Traseira | Independente, eixo de torção, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais |
Dianteiro | Discos de aço ventilados |
Traseiro | Discos de aço maciços |
Assistência | Elétrica |
Raio de giro | N/D |
Rodas | Alumínio, aro 17″ |
Pneus | 205/50 R17 |
Combustível | Gasolina | Etanol |
Urbano (km/l) | N/D | N/D |
Rodoviário (km/l) | N/D | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Classificação | N/D |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Dióxido de carbono (CO2) | N/D |
Óxido de nitrogênio (NOx) | N/D |
Classificação | N/D |
Conforme testes do Inmetro
Aceleração (0 – 100 km/h) | 8,4 segundos |
Velocidade máxima | 207 km/h |
Conforme dados de fábrica