Ícone do site UNIVERSO MOTOR

LINHA TRIUMPH TIGER 1200 GANHA SUSPENSÃO “ATÉ PARA BAIXINHOS”

Linha Triumph Tiger 1200 ganha suspensão “até para baixinhos”

Se você acha que não tem estatura suficiente para acelerar – ou pior, parar em pé – sobre uma bigtrail, seus problemas acabaram! E não se trata, neste caso, de algum produto mirabolante com o selo “tabajara”, como um par de botinas com latinhas de alumínio embaixo da sola ou uma versão reforçada das rodinhas das nossas primeiras bicicletas. Não, nada disso.

A novidade libertadora para aventureiros(as) de todas as dimensões da morfologia humana – mas, especialmente, para os que se enquadram no segmento mais “compacto” da espécie, digamos – vem de Hinkley, na Inglaterra, onde fica a matriz da Triumph Motorcycles.

Triumph Tiger 1200

Lá, a fabricante britânica acaba de revelar uma inovação na tecnologia da suspensão traseira da Tiger 1200 que baixa, automaticamente, a altura do assento até o chão, à medida em que a moto vai perdendo velocidade antes das paradas, por meio da redução da pré-carga ativa do sistema pressurizado.

 

Com isso, ao estancar completamente, o piloto ou a pilota, de qualquer tamanho, terá condição de plantar os dois pés no chão, sem precisar se equilibrar na pontinha dos dedões – situação nada confortável e/ou publicável no instagram.

Atualmente, os modelos GT, GT Pro e GT Explorer oferecem duas configurações de altura do assento – 850 e 870 mm -, enquanto para a Rally Pro e Rally Explorer são 875 e 895 mm.

Caso for necessário, é possível instalar um assento ainda mais baixo, oferecido como acessório opcional, permitindo rebaixar outros 20 mm, chegando à altura de 830 mm na família GT, e 855 mm na Rally.

 

Agora, com o novo recurso desenvolvido pela fabricante japonesa de suspensões Showa, é possível que essas medidas sejam diminuídas ainda mais, por meio da redução da pré-carga ativa da avançada suspensão semiativa.

Dependendo do peso combinado do(s) ocupante(s) e bagagem, a distância do banco até o chão pode baixar mais 20 mm quando a motocicleta estiver parada, oferecendo maior facilidade de apoio e confiança para quem está no guidão.

Triumph Tiger 1200

Para isso, basta pressionar, por um segundo, o botão “Início” no punho direito. O novo recurso pode ser ativado também durante velocidades mais baixas, rebaixando o centro de gravidade da moto, o que resulta em maior controle da imponente Tiger 1200 em manobras ou trilhas, entre outras situações. O acessório estará disponível a partir da linha 2024 para toda a gama da bigtrail premium produzida no Reino Unido.

E agora, já dá pra perder aquele medo (inclusive de passar vergonha) numa bigtrail, não dá? Veja a liberdade que isso pode significar em sua vida neste filme inspirador produzido pela Triumph para o lançamento da atual linha Tiger 1200:

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Triumph Motorcycles Brasil I Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile