Quem quer estar pronto para qualquer situação deve sempre levar um canivete suíço no bolso. Agora, se você tem um SUV moderno da Jeep e quer apenas ir e voltar com total segurança e comodidade em suas aventuras diárias – seja na cidade ou nas escapadas de fim de semana por estradas e trilhas -, a marca sinônimo de off-road tem uma novidade.
É a plataforma Adventure Intelligence by Jeep Connect, um kit de sobrevivência para exploradores da vida real tão útil quanto um canivete suíço – porém conectado -, que reúne diversas funções on-line, facilmente acessíveis pelo smartphone, smartwatch (celulares de pulso) ou do painel do próprio automóvel. Há, ainda, a possibilidade de efetuar várias tarefas à distância utilizando a assistente virtual Alexa, da Amazon. Veja:
Entre as facilidades disponíveis, o conjunto de tecnologias permite que o cliente se conecte ao seu veículo mesmo distante dele, utilizando o aplicativo My Uconnect (disponível na Apple Store e Play Store) e pela página do próprio app.
A plataforma “Adventure Intelligence” by Jeep Connect está disponível para toda a gama Jeep produzida no Brasil – Renegade, Compass e Commander -, ainda que opcionalmente para alguns modelos, bem como para o primeiro modelo eletrificado da Jeep no Brasil, o Compass 4xe, com comodidades especificas, como programação de recarga e climatização via app.
As atualizações dos softwares e mapas, assim como a localização do veículo, são executadas de forma conectada e automática over the air (pelo ar). Por meio do aplicativo, também é possível realizar agendamentos on-line de serviços na sua concessionária de preferência.
Na plataforma, seja pelo celular ou smartwatch, é possível executar funções remotas no seu Jeep (como dar partida ou acionar o ar-condicionado), além de acessar informações do veículo como nível de combustível, quilometragem total, autonomia etc.
A conectividade também permite acessar o mapa inteligente no sistema de infoentretenimento do veículo (on-board), com sistema de navegação em imagens 3D; entre outras funções, ele calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, sem interrupção de serviço na falta do sinal de internet.
Em caso de acidente leve ou de problema de saúde com o motorista, a Adventure Intelligence oferece o assistente para Chamada de Emergência; já em caso de acidentes graves, em que o motorista ou os demais ocupantes não consigam acionar o socorro, entrará em ação a Chamada Automática de Emergência.
E, no caso de uma pane no carro, há também a Assistência Mecânica. A plataforma pode atuar até como “dedo-duro” quando o carro estiver com outra pessoa, por exemplo, indicando quando ela ultrapassou o limite de velocidade local ou até mesmo um perímetro ou horário definido, por meio do Alertas de Condução.
Outra funcionalidade incluída à plataforma “Adventure Intelligence” é direcionada à proteção patrimonial. No caso de desconexão de bateria ou movimentação do veículo sem autorização, o Alerta Preventivo de Furto acionará o alarme sonoro.
Outro destaque é a Assistência de Recuperação para Roubo e Furto, que permite localizar o veículo através do GPS (sigla, em inglês, para Sistema de Posicionamento Global), facilitando a recuperação do veículo por empresas parceiras e/ou autoridades. Por conta da redução de risco, este recurso permite até uma condição especial na contratação do seguro, mediante ativação do serviço e negociação com a corretora.
Já em relação ao entretenimento, a nova plataforma de serviços conectados da Jeep possibilita o acesso à conexão 4G Wi-fi Hotspot, que pode distribuir o sinal para até oito aparelhos ao mesmo tempo dentro do carro. Além disso, os ocupantes poderão se manter conectados ao mundo utilizando aplicativos de streaming, podcasts e audio books.
O motorista tem acesso a todas estas funcionalidades sem precisar tocar em seu telefone enquanto dirige – algo que, do contrário, iria frontalmente de encontro à própria razão de existir da plataforma, a segurança. Na configuração completa da plataforma, chamada de “Plus”, são oferecidos ainda mais recursos, tais como a assistente virtual embarcada Alexa, da Amazon, e a possibilidade de enviar o endereço de destino da próxima viagem do smartphone para o navegador do carro e vice-versa, entre outros.
Os clientes Jeep podem usufruir de todos os serviços conectados da “Adventure Intelligence” pelo período de um ano (12 meses), contados a partir da ativação da garantia do veículo. Após esse prazo, o cliente tem a possibilidade de assinar os serviços, com um pagamento mensal ou anual.
É possível escolher entre tipos de planos – individuais, combos (não configuráveis) ou o premium com todos os serviços inclusos -, e pacotes de dados de 5GB, 10GB ou 40GB, que custam R$ 30, R$ 50 e R$ 100 mensais, na ordem.
Mais informações podem ser conseguidas no portal da plataforma na internet, pelo telefone 0800 007 7128 ou, ainda, pelo whatsapp da Jeep (+55 31 2123-4000, opção 8).
Fonte: Jeep Brasil