A liberdade de seguir por qualquer caminho ganha mais uma opção de escolha no Brasil com a chegada da Yamaha Tracer 900 GT. A segunda geração da bigtrail está mais equipada, tecnológica e confortável.
Além da sigla GT – de Grã Turismo – adicionada ao nome, ela traz design atualizado, iluminação de LED e novo painel. O conjunto mecânico mantém o motor de três cilindros e 900 cm³, com 115 cv, mas introduz recursos que impulsionam a condução e a segurança, como o sistema Quick Shift para trocas rápidas de marcha e a recalibração das suspensões.
O visual arrojado e esportivo da Tracer 900 GT combina o perfil nacked (pelado) – herança da MT-09, da qual a primeira geração foi criada como opção mais estradeira – com o estilo streetfighter (guerreiro urbano). As cores disponíveis são a azul com detalhes em prata, ou azul acetinada e preto.
As atualizações são vistas no novo desenho da carenagem dianteira e dos painéis laterais junto ao tanque de combustível com capacidade para 18 litros (3,4 L de reserva), que melhoraram a eficiência aerodinâmica; com isso, foi reduzida a turbulência causada pelo vento, proporcionando maior conforto, especialmente na estrada.
O parabrisa da Tracer 900 GT ficou maior – elevando a proteção contra o vento, chuva e até pequenos detritos e insetos – e pode ser facilmente ajustado em três níveis de altura.
Sem abrir mão do visual impactante, o novo conjunto óptico dianteiro traz faróis e luzes de rodagem diurna (DLR) totalmente de LED. Na traseira, a inédita lanterna tridimensional também de LED garante ótima visualização e design atraente.
No entanto, diferentemente do mesmo modelo oferecido no mercado europeu, a Tracer 900 GT vendida no Brasil não vem equipada com os bagageiros laterais.
Mantido sem qualquer alteração em relação à versão anterior da Tracer, o motor de 3 cilindros e 847 cm³ de deslocamento, 4 tempos, com 12 válvulas e duplo comando no cabeçote (Dohc), injeção direta e arrefecimento a líquido, é capaz de gerar o torque brutal de 8,92 kgfm a 8.500 rpm. A potência máxima de 115 cv a 10.000 rpm, associada ao peso total da moto de apenas 215 kg, resulta na ótima relação de peso em que cada cavalo do motor tem de deslocar somente 1,86 kg/cv; e quanto menor o esforço exigido deles, mais rápidas serão as acelerações e as retomadas de velocidade.
A entrega de força do engenho é dosada pelo exclusivo sistema de controle de aceleração Yamaha Chip Controlled Throttle, o YCC-T, totalmente sem cabos (ride-by-wire). Adaptado da tecnologia desenvolvida para a MotoGP, o principal campeonato mundial de motovelocidade, o YCC-T trabalha para dar ao piloto maior suavidade e precisão nas acelerações, além de acionar vários assistentes eletrônicos à condução.
Entre eles, o sistema D-Mode, que oferece três configurações distintas de respostas ao acelerador: A, para reações imediatas e mais esportivas; B, progressivo, para pisos com pouca aderência; e STD, intermediário. Dessa forma, justifica a Yamaha, fica mais fácil e seguro explorar o que o poderoso motor da Tracer tem a oferecer. A Tracer 900 GT traz ainda o piloto automático, que mantém a velocidade selecionada mesmo em trechos de aclives ou declives, recurso fundamental para reduzir a fadiga em longas viagens.
O câmbio de 6 velocidades com transmissão final por corrente mantém as relações anteriores, porém estreia o sistema Quick Shift (troca rápida), também trazido das competições. Ele permite subir as marchas sem a necessidade de acionar a embreagem a cada engate, sem perda de rotações do motor, bastando pressionar o pedal para cima.
Já as trocas para baixo passam a contar com a nova embreagem deslizante, que impede o travamento da roda traseira durante as reduções de marcha mais bruscas em altas rotações, além da função de assistência, que deixa o acionamento do manete 20% mais leve.
A Tracer 900 GT tem dimensões totais de 2.160 / 850 / 1.375 mm (C/L/A), com distância entreeixos de 1.500 mm e vão livre do solo de 135 mm. O chassi tubular de aço tem nova balança traseira de alumínio, mais longa, o que traz melhorias no conforto, estabilidade e controle em altas velocidades, de acordo com a fabricante japonesa.
As rodas de alumínio com aro de 17” são montadas com pneu 120/70ZR, na frente, e 180/55ZR, na roda traseira.
A suspensão dianteira foi totalmente retrabalhada e vem com garfo invertido de 137 mm de curso, que oferece ajustes de pré-carga, retorno e compressão. O conjunto de freios dianteiro usa dois discos ventilados e flutuantes de 298 mm, com duas pinças de 4 pistões cada e sistema antibloqueio (ABS).
Na traseira, o novo amortecedor tem curso de 130 mm, compressão ajustável por meio de roldana giratória e ainda passa a contar com regulagem do retorno hidráulico, adequando ainda mais a moto ao tipo de piso, à forma de condução e peso transportado. O disco de freio simples tem 245 mm, com pinças de um pistão cada.
A ergonomia revisada inclui o guidão mais estreito, o que resulta na posição de pilotagem mais natural e confortável; fora isso, facilita as manobras no trânsito e contribui na aerodinâmica, mantendo os braços do motociclista fora do fluxo de ar em altas velocidades.
Os assentos em dois níveis oferecem maior conforto, tanto pelo desenho mais ergonômico, quanto pela densidade da espuma. O banco do piloto passa a oferecer dois ajustes de altura, com 850 ou 865 mm em relação ao solo.
As pedaleiras da garupa foram reposicionadas, permitindo maior conforto para as pernas, e as novas alças de apoio, fabricadas em alumínio, garantem dão mais apoio e segurança, além de seguirem as linhas da carenagem, integrando-se ao design da moto.
O painel de instrumentos inspirado nas superesportivas da marca dos três diapasões tem tela TFT (com alta definição) colorida, e que permite a customização do modo como são exibidas as ;informações, que incluem conta-giros; hodômetros total e parcial, temperaturas do motor e ambiente; nível de combustível; consumo instantâneo e médio; autonomia; indicador de marcha; e posição do D-mode.
Além disso, o quadro de instrumento inclui luzes de funcionamento de vários sistemas como o Quick Shift, controle de tração e do piloto automático. O novo painel é equipado, ainda, com o sensor de luminosidade, que detecta as condições de luz ambiente e adequa automaticamente o brilho do visor.
A nova Tracer 900 GT traz também aquecedores de manopla com três opções de temperatura, e protetores de mão mais leves e aerodinâmicos, que evitam o contato com o vento e pequenos detritos.
O novo protetor de tanque também garante maior conforto, já que é confeccionado em material macio, com densidade similar à dos assentos.
A nova Yamaha Tracer 900 GT já está à venda nas concessionárias, com preço sugerido de R$ 49.390 (mais frete) e garantia de um ano.