A equipe oficial Monster Energy Yamaha MotoGP Team revelou sua nova pintura e estrutura hoje, em Jacarta, na Indonésia. O evento de lançamento teve o tema Beast Mode On (“besta modo ligado”, em inglês), que remete ao novo contrato de longo prazo do patrocínio principal entre a Yamaha e a fabricante de bebidas energéticas Monster Energy.
Além da nova pintura, a equipe oficial da Yamaha do mundial de motovelocidade, rebatizada como Factory Racing MotoGP, apresentou os planos para os dois dias de testes pré-temporada esta semana, circuito de Sepang, na Malásia.
Para a temporada de 2019 – que terá início no dia 10 de Março, no Catar -, a YZR-M1 carregará novamente a “lenda” Valentino Rossi – maior campeão da categoria, com nove títulos – e o veloz novato espanhol Maverick Viñales.
Esta será a 14ª temporada de Rossi com a Yamaha, desde que entrou na equipe oficial pela primeira vez, em 2004. Este ano, o eneacampeão fará a sétima temporada consecutiva pela fábrica dos três diapasões, após o seu retorno em 2013.
O italiano teve participação vital no desenvolvimento da YZR-M1 ao longo desses anos. “O Doutor”, como é conhecido, testou a moto pela primeira vez em 2004 e experimentou vários protótipos de motores, antes de escolher aquele que lhe pareceu mais “dócil”.
Naquela mesma temporada, ele venceu sua corrida de estreia pela Yamaha, em Welkom, na África do Sul, marcando o início do ciclo vitorioso que o levaria a conquistar quatro campeonatos nas nove primeiras temporadas que correu com a M1.
Maverick estreou na Factory Yamaha em 2017, após dois anos de experiência na categoria principal, e terminou sua primeira temporada na equipe de fábrica na terceira posição. Ao longo de 2018, o novato manteve a motivação e venceu a corrida em Phillip Island, terminando a temporada na quarta posição, a apenas cinco pontos do companheiro de equipe multicampeão.
Veja como foi a apresentação da equipe Factory Racing MotoGP, em Jacarta:
Especificações
Modelo: Yamaha YZR-M1 2019
Motor: 1.000 cm³, quatro cilindros em linha, comando de válvulas do tipo crossplane, arrefecido a água
Potência: 239 cv
Transmissão: caixa de câmbio do tipo cassette, com seis velocidade, mais as relações de marchas alternativas disponiveis
Chassi: de alumínio, tubular, dupla caixa delta, com geometria de direção multiajustável, balança traseira de alumínio
Suspensão: garfo dianteiro Öhlins com sistema antimergulho (upside down) e amortecedor traseiro Öhlins totalmente ajustável para pré-carga e compressão, amortecimento de efeito rebote (rebound)
Freios: Brembo, discos dianteiros de fibra de carbono com 320 ou 340 mm, duas pinças de quatro pistões. Disco traseiro simples de aço, com pinça de dois pistões
Rodas: Magnésio forjado, de 17”
Pneus: Michelin, disponível nas versões slick (liso) e para chuva (sulcado)
Peso: 157 kg, (regulamento FIM)